Porque é que algumas pessoas desmaiam ao ver sangue?

0
68

Já no chão o coração terá muito mais facilidade em bombear o sangue para o cérebro e a tensão arterial voltará ao normal rapidamente.

Sem querer corta-se começa a sangrar e cai para o lado inconsciente? Ou conhece alguém que desmaia quando vê sangue? Saiba porque é que isto acontece.

Desmaiar ao ver o próprio sangue é um condição chamada síncope neurocardiovascular ou síncope vasovagal. Em alguns casos este fenômeno está ligado à fobia de ter um ferimento que faça sangrar. No vídeo acima do canal de YouTube BrainStuff – HowStuffWorks Josh Clark explica que 3 a 4% das pessoas têm fobia de ter um ferimento que as faça sangrar mas 15% das pessoas desmaiam ao ver sangue.

Os investigadores acreditam que as pessoas que desmaiam ao ver sangue mesmo sem terem qualquer fobia de se ferirem desmaiam devido à ansiedade. Quando se desmaia devido à ansiedade a tensão arterial aumenta bastante e rapidamente mas logo a seguir diminui abruptamente o que faz com que se perca a consciência.

Geralmente a ansiedade só faz com que a tensão arterial aumente mas neste caso uma má comunicação com o cérebro uma confusão no sistema nervoso ou até o medo e o nojo que o sangue lhe possa provocar podem explicar a queda repentina da tensão arterial que faz com que o cérebro deixe momentaneamente de receber sangue e desmaie.

Compartilhar
Artigo anteriorPorque é que as cebolas nos fazem chorar?
Próximo artigoIMAX: aula de spinning dentro do cinema

Deixe uma resposta