Qual óleo é mais saudável para o dia a dia?

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Os óleos vegetais

Extraído geralmente das sementes das plantas o óleo vegetal é muito utilizado no preparo de uma série de alimentos. Ele é uma gordura formada por triglicerídeo que na realidade pode ser extraída de qualquer parte da planta apesar das sementes serem mais utilizadas.

Além do uso na cozinha o óleo vegetal também pode ser usado como lubrificante e combustível por exemplo. Nas indústrias e na área de cosméticos ele é também é bastante utilizado. Alguns tipos de óleo são impróprios para os seres humanos como o óleo de rícino de algodão e de colza sendo necessário um preparo prévio.

Os óleos vegetais como todas as gorduras são insolúveis na água. O descarte inadequado do óleo utilizado na cozinha tem causado muitos danos ambientais pois as pessoas os jogam na pia e ao chegarem nos rios e nos mares provocam sérios problemas à fauna e à flora local. Também para os seres humanos o consumo do óleo de vegetal pode ser perigoso. Isto porque eles são uma mistura de ácidos gordos e ésteres de glicemia que quando em excesso causam danos ao corpo.

Como são produzidos

Os óleos vegetais podem ser extraídos das sementes através de um processo químico com o uso de solventes sendo que o mais utilizado é o hexano um solvente derivado do petróleo. Com este processo químico de extração é possível produzir mais óleo do que com o processo físico. Esta é a forma mais rápida e barata de produzir óleo.

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O processo físico de extração não usa solventes. Neste caso é um processo mecânico que gera o óleo de cozinha sendo muito utilizado na Europa de uma forma geral. As sementes mais comumente utilizadas em ambos os casos são as nativas como a de babaçu a de mamona e a de buriti por exemplo e as de ciclo longo como o dendê.

Os tipos de óleo

Os óleos podem influenciar consideravelmente no sabor de um prato por isso é preciso ter atenção na escolha. Além disto é fundamental escolher o mais saudável possível de forma a não provocar tantos danos ao organismo.

O óleo de canola de linhaça de coco de soja de girassol de milho e o azeite são os mais utilizados no Brasil. O azeite por exemplo não é indicado para o preparo de frituras pois as suas propriedades são modificadas em altas temperaturas. Por outro lado o óleo de canola aguenta até 180 graus sem modificações na composição portanto é mais indicado para o preparo de frituras.

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O óleo de coco dá um leve sabor de coco aos alimentos podendo não agradar a todos os paladares no entanto ele é imediatamente metabolizado e sua gordura não fica armazenada no corpo humano. O óleo de girassol é também muito indicado para frituras já que aguenta até os 200 graus sem sofrer modificação. Entretanto assim como o óleo de coco pode deixar um leve sabor nos alimentos.

Por que fazem mal à saúde?

Todos necessitam ingerir um pouco de óleo no entanto algumas pessoas os consomem em excesso. A gordura é essencial ao corpo humano sendo um tipo de lipídio fundamental para a função energética hormonal e estrutural. Ela é importante para o bom funcionamento do intestino para a proteção das células para a fabricação de hormônios absorção de vitaminas e para o controle da temperatura por exemplo.

O indicado é haver um consumo de em média 25% a 35% de gordura com relação ao cardápio diário. Muitas vezes ingerimos alimentos e nem notamos que eles são repletos de gordura. Com isto acabamos consumindo mais do que o indicado e neste caso os óleos podem sim fazer mal à saúde. O excesso de gordura no corpo leva a um aumento do colesterol ruim e a uma diminuição do colesterol bom. Além disto eles favorecem o entupimento das artérias o que pode resultar em algum problema cardíaco.

Qual óleo é mais saudável para o dia a dia?

O óleo mais natural possível é o mais saudável. No entanto como eles variam na composição e o organismo precisa de todos os tipos de gordura é interessante alternar o consumo. É preciso também saber escolher o melhor para cada tipo de alimento por exemplo o azeite não é indicado para o preparo de frituras.

O óleo de canola é um dos mais saudáveis pois ajuda no controle da pressão arterial e é um poderoso antioxidante. Além disto ele tem o menor teor de gordura entre os óleos vegetais. Outro óleo também bastante saudável é o azeite rico em vitaminas A D K e E. Ele é fonte de ômega 9 protege contra o câncer problemas no coração reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom. O azeite também acelera o metabolismo e ajuda na digestão além de melhorar a absorção de minerais e de cálcio.

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