Quando fazer o exame de próstata?

    0
    64

    Um pouco sobre

    O exame de próstata é cercado de preconceito na sociedade e muitos homens não encaram a situação como o recomendado. Isso gera um diagnóstico tardio do câncer de próstata e muitas vezes em estágios já avançados que comprometem outros órgãos do corpo. A melhor prevenção do câncer de próstata são os exames que devem ser feitos ano a ano. Escolha um médico urologista para acompanhar periodicamente o seu estado clínico para que ao menor sinal da doença já seja feito o tratamento e aumente em 90% as chances de cura.

    O câncer de próstata se manifesta quando esta pequena glândula que tem forma de noz envolve a uretra masculina logo abaixo da bexiga urinária aumenta de tamanho elevando também os níveis da proteína PSA no sangue.

    Quando fazer

    É um tipo de câncer que desenvolve os sintomas agressivamente nem rapidamente. Por isso a importância do exame de próstata. A Sociedade quanto fazer o exame de prostataBrasileira de Urologia (SBU) alterou em 2013 a idade mínima recomendada para fazer o exame de próstata de 45 para 50 anos. Porém quem tem histórico na família precisa estar atento e começar os exames o quanto antes.

    Antigamente o diagnóstico só era feito quanto o homem sentia dificuldade de urinar obstrução urinária sangramento ou dores na região. A partir dos anos 90 com o exame do toque renal e exame de PSA como teste de triagem levou diagnósticos e identificação de tumores iniciais em homens que nunca apresentaram nenhum destes sintomas. O que despertou um novo alerta no mundo da medicina e na população.

    Tipos de exames

    O Exame PSA é um exame de sangue extremamente eficiente usado como ferramenta para o diagnóstico do câncer de próstata. As células cancerígenas tendem a formar e escoar mais PSA na circulação sanguínea por esta razão são medidos os níveis de PSA. Se o nível do PSA estiver alto o médico também pode solicitar uma biópsia da próstata. Outros médicos levam em consideração os resultados de novos tipos de exames do PSA para decidir se deve ou não solicitar uma biópsia da próstata.

    • Toque retal

    O toque retal é outro tipo de exame que deve ser feito todos os anos. Com o toque o médico consegue verificar se a próstata está aumentada de tamanho ou não o que implica solicitar uma série de outros exames como ultrassonografia e biópsia da glândula além do exame de PSA.

    Prevenção ajuda?

    Existem divergências quanto à prevenção do câncer de próstata mas acredite. É possível reduzir os fatores de risco veja alguns exemplos:

    • Dieta: uma dieta com foco em redução da quantidade de gordura e rica em frutas e vegetais. Os nutrientes que ali se encontram podem reduzir o risco de câncer de próstata.
    • Exercícios: praticar atividades físicas podem reduzir o risco de câncer de próstata. Consultar o médico para começar uma rotina de exercícios é um bom ponto de partida. Caminhe mais.
    • Peso: controle o seu peso! A obesidade está ligada a diversos tipos de cânceres inclusive a de próstata. Não deixe de consultar um especialista na área.
    • Diagnóstico: faça um diagnóstico regularmente para poder descobrir um possível tumor ainda em estágio inicia. Quanto antes descobrir essa doença melhor será. Homens acima de 50 anos de idade não devem ignorar os exames necessários.

    Deixe uma resposta