Quando se deve cortar o cabelo do bebé pela primeira vez?

0
36

Alguns bebés nascem com muito cabelo e outros nascem com muito pouca quantidade. A cor e quantidade de fios que o bebé tem ao nascer não são definitivas já que o primeiro cabelo irá caindo a pouco e pouco para dar lugar a um mais forte e grosso, pelo que é raro que necessite de cortá-lo muito antes dos 10 ou 12 meses. Mas acontece, por isso a decisão de cortar o cabelo do bebé dependerá da vontade dos pais. No entanto muitos pais de primeira viagem perguntam-se qual o momento ideal em que devem cortar o cabelo do bebé.

O cabelo, como ocorre com a pele do bebé, é muito delicado nos primeiros meses, mas é possível cortá-lo sem problemas quando achar conveniente. Muitos bebés vão perdendo o primeiro cabelo apenas em algumas zonas da cabeça, ficando zonas mais peladas que outras. Desta forma, não haverá problema nenhum se acertar o cabelo do seu bebé todo por igual pouco tempo depois de este nascer. No entanto, antes de cortá-lo os pais devem levar em conta algumas medidas de segurança e também esquecer certos mitos que circulam em torno a esse primeiro corte do cabelo do bebé.

Muitas pessoas ainda acreditam na lenda de que não se deve cortar o cabelo do bebé até que ele cumpra um ano, porque senão, ou perderá força ou demorará mais a dizer as suas primeiras palavras, ou demorará mais tempo para começar a gatinhar. Mitos que na verdade não têm qualquer comprovação científica, mas que no entanto devem ser respeitados se essa é a crença dos pais.

De qualquer das formas pode-se cortar o cabelo do bebé em qualquer momento porque nem a sua saúde sem o seu desenvolvimento serão afetados de nenhuma maneira. Assim sendo, o momento do primeiro corte de cabelo dependerá das características de cada bebé. Alguns bebés nascem com cabelo e em poucas semanas este vai caindo de forma desigual, deixando ‘pequenas calvícies’, sobretudo na área onde se apoia na almofada. É o momento em que alguns pais desejam fazer o primeiro corte de cabelo ao seu bebé para igualar todo o cabelo. Outros pais consideram que o seu bebé tem um cabelo abundante e se for época de calor, eles preferem cortar ou até mesmo rapar para que se sintam mais cómodos. E neste assunto de rapar o cabelo do bebé circula o mito de que ao fazê-lo, o cabelo crescerá com mais força.

Leia também: A importância dos picos de crescimento

Ver artigo completo

Compartilhar
Artigo anteriorQuando procurar ajuda | SAPO Lifestyle
Próximo artigoQuanto custa uma mudança radical?

Deixe uma resposta