Quem tem tatuagem pode doar sangue?

    0
    74

    Por que doar sangue?

    A doação de sangue salva muitas vidas. Constantemente há necessidade de sangue nos hospitais e muitas vezes eles não conseguem suprir esta necessidade por isto faz-se medida fundamental que todas as pessoas dentro dos pré-requisitos para tanto doem.

    Existem dois tipos de doação de sangue: total e de plaquetas. A doação de sangue total é a mais comum e dura como um todo aproximadamente cerca de 50 minutos. Após a doação o sangue é processado e então separado em até 4 componentes. São eles: plasma concentrado de hemácias crioprecipitado e concentrado de plaquetas. Indivíduos do sexo masculino podem doar sangue a cada 2 meses até no máximo 4 vezes em 1 ano. Já as mulheres podem doar a cada 3 meses sem ultrapassar o limite de 3 vezes por ano.

    A doação de plaquetas é um processo no qual as plaquetas são separadas do sangue retirado da veia do doador através de máquinas com o uso de um kit descartável. São as pessoas com câncer ou em tratamento de quimioterapia que mais necessitam deste tipo de doação assim como pessoas com doenças hematológicas. O processo de doação como um todo pode durar até 90 minutos. O intervalo de doação deve obedecer pelo menos 48 horas e pode-se doar no máximo 4 vezes por mês não ultrapassando 24 vezes no ano.

    Quem pode doar?

    Para doar sangue é preciso ter idade entre 16 e 69 anos sendo que a primeira doação deve ter sido feita até no máximo os 60 anos. É necessário quem tem tatuagem pode doar sanguepesar mais de 50 quilos e estar com boas condições de saúde assim como é indicado estar alimentado antes da doação. Deve-se evitar comer alimentos gordurosos antes do processo e os doadores com menos de 18 anos devem estar acompanhados por algum responsável. Além disto é preciso comparecer com algum documento original com foto.

    Pessoas com risco de terem doenças transmissíveis pelo sangue não devem doar tais como usuários de drogas injetáveis e inalatórias ou indivíduos que praticam sexo não seguro. Homens podem doar em média a cada 2 meses e até no máximo 4 vezes por ano. Mulheres podem doar em média a cada 3 meses e até no máximo 3 vezes por ano.

    Quem tem tatuagem pode doar sangue?

    De acordo com o Ministério da Saúde pessoas que fizeram tatuagens necessitam esperar pelo menos 1 ano para realizar uma doação. Isto porque durante o processo da tatuagem ela pode ter contraído algum vírus por exemplo e este pode ser transmitido ao paciente na hora da transfusão do sangue o que seria perigoso para a sua saúde. Passado o período de 1 ano após a realização da tatuagem a pessoa já pode voltar a doar sangue.

    Pessoas que colocaram piercing também têm que esperar 1 ano para poder doar sangue. No caso de piercings em mucosas sejam elas genitais ou não fica proibida a doação de sangue indefinidamente. Somente após a retirada do piercing é que se pode voltar a doar no entanto há a necessidade de se esperar 1 ano para a primeira doação após a remoção do piercing na mucosa.

    Quais são os preparativos?

    Antes da doação de sangue é preciso apresentar um documento original com foto e estar bem alimentado. Entretanto recomenda-se evitar alimentos gordurosos antes do procedimento. Ler o folheto com as informações para o doador é também importante assim como apresentar a receita médica informando os medicamentos que toma no cotidiano.

    Uma triagem será feita através da verificação da pressão arterial do pulso do peso da temperatura e do hematócito de forma a verificar se a pessoa é ou não anêmica. Em seguida uma triagem clínica tem início sendo de extrema importância responder corretamente as perguntas do médico. Dois copos de água serão dados ao doador e então o procedimento pode ter início.

    O que ocorre depois?

    A coleta de sangue é feita por técnicos de enfermagem e o material utilizado é descartável. O sangue é coletado em uma bolsa plástica que seguirá posteriormente para um laboratório para o processamento. Uma pequena amostra é analisada em laboratório e o sangue será liberado somente após o resultado dos exames.

    A quantidade de sangue coletado não pode ultrapassar 500 ml sendo que 45 ml irá para análise e 450 ml processado para a doação. Depois de doado o sangue um pequeno lanche é oferecido. Recomenda-se não ingerir muito líquido ao longo do dia e fazer todas as refeições. Também é indicado não fazer esforços demasiados durante o dia assim como fica recomendado não carregar peso.

    A sensação após a doação de sangue é de dever cumprido. Não se sente nenhum efeito colateral e o processo é extremamente seguro. Com certeza alguém será bastante beneficiado por esta boa ação. Passado o tempo necessário não deixe de realizar nova doação de sangue.

    LEAVE A REPLY