Recupere a pele depois das férias

Enquanto o bronzeado dá boa cara e disfarça as imperfeições, passamos bem sem os nossos cremes e máscaras de beleza. Mas, agora, a ponta do nariz a pelar e os caracóis rebeldes a cair para a cara, que pareciam tão sexy na praia, não combinam com o estilo mais cuidado próprio do dia a dia de trabalho. Há que recuperar a compostura e a rotina dos cuidados básicos da pele, antes que as rugas se instalem definitivamente. A boa notícia é que a maioria dos estragos são reversíveis, se atuarmos sem demora.

Nesta altura do ano, é normal que a pele apresente alguns sinais de secura e falta de vitalidade. A exposição prolongada ao sol destrói os lípidos da camada superficial, cuja função é preservar o teor de humidade das camadas mais profundas. Sem esta barreira de proteção natural, a pele entra numa espiral de desidratação que se vê e sente. Torna-se áspera ao toque e aparecem rugas finas no rosto, principalmente junto ao contorno dos olhos.

Prioridade aos cuidados primários

As células desidratadas morrem prematuramente e ao desprenderem-se formam manchas porque a pele nova, que aparece por baixo, é mais clara. Não há como evitar isto, pelo que mais vale apressar o processo com produtos esfoliantes, que ajudam as células mortas a soltarem-se, deixando a pele mais lisa e uniforme. Caso opte por um esfoliante tradicional, com grânulos, deverá utilizá-lo na pele molhada, uma ou duas vezes por semana. Há fórmulas próprias para o rosto e para o corpo.

Os do tipo máscara peeling aplicam-se na pele seca e previamente limpa. Depois desta limpeza em profundidade, aplique sempre um bom creme hidratante, de preferência reforçado com ingredientes fortificantes e regenerantes, para devolver à pele o brilho, a maciez e a elasticidade perdidas durante as férias. Um dos truques a que pode recorrer para revitalizar a pele é continuar a usar os seus produtos pós-solares no corpo e no rosto durante algumas semanas, mesmo que já tenha deixado de ir à praia.

Fórmulas enriquecidas para resultados potenciados

São fórmulas enriquecidas com antioxidantes, tais como a vitamina E, que absorvem os radicais livres, ajudando assim a preservar a elasticidade, a reduzir a desidratação e a estimular a regeneração celular. Assim que abandonar definitivamente a exposição ao sol, pode começar a usar cremes para o rosto com efeito iluminador ou um aclarador, se notar o aparecimento ou a intensificação de manchas castanhas. Estes produtos contêm, geralmente, vitaminas A e C, duas substâncias poderosas para dar energia à pele, melhorar a firmeza e uniformizar a pigmentação.

Se quiser prolongar a cor do bronzeado mesmo sem ir à praia, pode recorrer aos autobronzeadores. Para obter um tom credível, uniforme e sem manchas, faça o seu ritual de esfoliação e hidratação na véspera, mas não aplique nenhum creme imediatamente antes do autobronzeador. No rosto, a chamada maquilhagem bronzeadora é a sua melhor amiga para dar o acabamento perfeito ao tom moreno simulado pelo autobronzeador.

Veja na página seguinte: Mantenha o tom dourado com autobronzeador

Ver artigo completo

Deixe uma resposta