Repelentes Naturais e Caseiros

0
62
Mais que necessário

Em tempos de epidemia de Dengue e o novo Zika Vírus a principal recomendação é o uso de repelentes o maior tempo possível junto à prevenção como não deixar água parada sob nenhuma hipótese para que a larva do mosquito Aedes Aegypti não se prolifere.

Tipos de repelentes

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde alertam para o uso de repelentes que contenham substâncias como DEET ou Icaridina acima de 20% para adultos e 10% para crianças com mais de 2 meses de vida. No entanto o uso de repelentes caseiros também são indicados pois liberam um aroma desagradável para o mosquito e não contém substâncias tóxicas podendo prejudicar o organismo ou causar alergias em algumas pessoas. São também ótimas opções para gestantes e crianças.

repelentes-naturais-2

Cravo da índia

O cravo da índia é fácil de ser encontrado em supermercados feiras e hortifrutis e é rico em uma substância chamada eugenol e também em óleo essencial. Um inseticida natural que afasta além dos mosquitos moscas e formigas.

Receita

  • 500 ml de álcool de cereais
  • 10 gramas de cravo da índia
  • 100 ml de óleo de amêndoas ou qualquer óleo mineral

Coloque o álcool e o cravo da índia em um frasco escuro com tampa e ao abrigo da luz por 4 dias. Mexa essa mistura 2 vezes por dia de manhã e à noite. Coe e junte a mistura ao óleo corporal agitando ligeiramente. Pronto. É só colocar a mistura em um recipiente com spray vaporizador e aplique na pele quantas vezes for necessário.

Alfazema

A alfazema é uma planta medicinal conhecida também como Lavanda ou Nardo. É indicada para combater problemas de estômago e também tratar alergias a picadas de insetos assim como repelente natural. Pode ser encontrado em farmácias lojas de manipulação e feiras.

Receita

  • 1 embalagem de 150 ml do hidratante Proderm
  • 1 colher do óleo essencial de alfazema.
  • 20 gotas de complexo B

Em um frasco de vidro misture bem os ingredientes e guarde novamente no frasco de Proderm. Aplique em todas as áreas do corpo até 8 vezes por dia.

Repelente Eletrônico com Limão ou Laranja

Ao invés de usar aqueles repelentes eletrônicos com pastilhas ou líquidos que são bastante tóxicos em longo prazo você pode colocar uma fatia retangular da casca de limão ou laranja no local reservado para o refil e trocar a casca diariamente. É um excelente repelente natural.

Repelentes para moscas

Corte uma laranja ou um limão na metade. Espete cerca de 20 cravos da índia na parte interna da fruta. Se quiser pode espremer um pouco a fruta para que o suco faça efeito junto ao cravo que potencializa seu efeito junto às frutas cítricas.

 

Citronela

A citronela está entre os repelentes mais eficazes no combate à Dengue Zika e Chikungunia as três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Além de ser usada na aromaterapia tem propriedades insetífugas que mantém todos os tipos de mosquitos afastados.

Receita

  • 150 ml de glicerina líquida
  • 150 ml de tintura de citronela
  • 350 ml de álcool
  • 350 ml de água

Misture todos os ingredientes acima e guarde em um recipiente escuro. Passe quantas vezes for necessário ao longo do dia ou a cada 3 horas nas áreas do corpo expostas.

Também pode-se fazer o chá com folhas da planta e limpar as calçadas e as janelas. A substância fica impregnada nas superfícies e ajuda a repelir o mosquito. Use também velas de citronela para repelir os mosquitos.

Vitamina B1 (Tiamina)

Consumir alimentos ricos em vitamina B1 também ajuda a deixar os mosquitos longe de você. A vitamina libera um cheiro ruim pelos poros da pele que os mosquitos não gostam. Não se preocupe pois o cheiro ruim é só para os mosquitos. O nosso organismo não produz sozinho quantidades suficientes da Tiamina. Confira alimentos que ajudam a liberar a vitamina B1.

  • arroz integral
  • farinha integral ao invés da farinha branca
  • levedura de cerveja (pode ser usada misturada em sucos vitaminas ou em cápsulas)
  • aveia

Óleo de andiroba copaíba alecrim eucalipto capim-limão e manjericão são excelentes repelentes de insetos também. Você pode ter uma horta em casa que vai ajudar a combater naturalmente a área no entorno. Só cuide para que os vasos não acumulem água!

Deixe uma resposta