RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

    0
    66

    Ressonância magnética

    Este é um poderoso exame diagnóstico realizado em um aparelho de última geração. Imagens do corpo humano são produzidas em ótima resolução para análise de complicações. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito da ressonância magnética considerando os seguintes tópicos:

    • O que é ressonância magnética;
    • Quando é indicado;
    • Como é o procedimento;
    • Quais são os preparativos;
    • O que ocorre após o exame.

    O que é ressonância magnética?

    Ressonância magnética é um exame diagnóstico no qual são geradas imagens de alta resolução do corpo humano. Estas imagens são captadas nos mais diversos ângulos e demonstram qualquer alteração no organismo com muita precisão.

    Não é um exame prejudicial à saúde e muito menos causa qualquer tipo de dor. Durante uma ressonância magnética o paciente entra em um tubo e permanece imóvel até que todas as imagens necessárias sejam geradas. Apesar de costumar ter um preço um pouco elevado este exame é muito eficiente. Através das imagens geradas pelo aparelho o médico consegue analisar perfeitamente o corpo por inteiro. As imagens são de alta qualidade e produzidas nos ângulos que forem precisos. O paciente é examinado precisamente sem que haja necessidade de intervenção cirúrgica ou algo mais invasivo.

    Além disto durante o exame o indivíduo não precisa se movimentar ao contrário de um exame de raio-x. Basta se deitar e permanecer imóvel dentro do tubo. Por não utilizar radiação ionizante e por se valer de contrastes que geram poucos efeitos colaterais a ressonância magnética é um exame que deixa o paciente bastante seguro.

    ressonancia magnetica

    Quando é indicado?

    Por promover imagens em alta resolução do corpo humano como um todo este exame pode ser solicitado em diversas situações. É perfeito para o diagnóstico de escleroses derrames tumores tendinites e infecções como no cérebro ou na medula espinhal.

    A ressonância magnética também é muito utilizada para análise de complicações como ligamentos rompidos ou lesões e para avaliação de massas em tecidos macios e de tumores ósseos.

    Como é o procedimento?

    O exame costuma durar cerca de trinta minutos. O paciente é devidamente posicionado dentro de um tubo que possui as duas extremidades abertas. Este tubo começará a emitir sinais que serão interpretados e gerarão imagens em um computador. É de extrema importância que o indivíduo permaneça imóvel dentro do aparelho. Qualquer espécie de movimento dificulta a geração das imagens. Este é um dos motivos pelos quais a ressonância magnética não é muito realizada em crianças e em pessoas que sofrem de doenças que promovam espasmos musculares.

    Durante o exame a máquina faz bastante barulho. Pessoas claustrofóbicas podem sofrer um pouco devido ao tamanho do tubo. A maioria dos centros de exames dão fones de ouvido para o paciente para que o barulho não incomode muito. O tecnólogo responsável pelo exame irá acompanhar o seu estado por todo o processo. Caso haja algum desconforto a pessoa pode apertar uma campainha dentro do tubo e o procedimento é interrompido. Para melhores resultados recomenda-se ao paciente fechar os olhos e relaxar.

    Quais são os preparativos?

    imagens ressonancia magneticaEste exame não é recomendado para pessoas que possuam algo de metal no corpo como marca-passos ou próteses por exemplo. Em alguns casos é indicado uma dieta leve ou jejum antes do exame porém somente seu médico saberá dizer se será necessário. Antes de começar a ressonância magnética certifique-se de que todos os materiais de metal que estavam com você foram retirados como pulseiras relógios e prendedores de cabelo por exemplo. O tecnólogo dará ao paciente um roupão e passará orientações mais especificas.

    No dia do exame é indicado não utilizar gel no cabelo cremes ou cosméticos diversos. Peça para alguém o acompanhar até o centro de exames pois pode ser que não haja como dirigir um carro após o procedimento.

    O que ocorre após o exame?

    Algumas vezes é necessário que se realize o exame mais de uma vez pois o médico pode precisar de mais imagens para a devida análise. A ressonância magnética não costuma gerar dores nem provocar efeitos colaterais. Em alguns casos pode ser preciso dar ao paciente um sedativo para a realização do exame. Nestas pessoas é comum haver sonolência após o procedimento um dos motivos que torna altamente indicado comparecer acompanhado ao centro de exames.

    LEAVE A REPLY