Ricardo Dourado fecha primeiro dia da 40ª edição da ModaLisboa

0
42

O primeiro dia de ModaLisboa teve lugar nos Paços do Concelho onde 3 designers desfilaram as tendências para o próximo outono/inverno 2014.

Ricardo Dourado encerrou o primeiro dia ao som de uma banda sonora com batidas fortes que foram ao encontro das modelagens largas apresentadas com diferentes padrões, em tons de verdes, amarelos, brancos, pretos e azuis. Em termos de tecidos foi possível ver muitos feltros, pêlo e patchwork de tecidos invernosos em peças oversized. Alguns dos padrões utilizados faziam lembrar os típicos panos africanos e a música que acompanhou o desfile confirmou a inspiração.

Valentim Quaresma foi nesta edição o designer a abrir a sala de desfiles dos Paços do Concelho com a sua colecção DayDream. Valentim procurou encontrar um ponto de ligação entre dois polos: industrialização e criatividade. A sua inspiração passou por concretizar a materialização da imaginação, onde a ideia de sonhar acordado passa pelo contacto com uma realidade transfigurada. Assim o designer interpretou uma fantasia visionária através de um espírito retro-futurista, característica principal do seu universo criativo. As suas criações foram concebidas com recurso a couro, cobre, pelos falsos e pilhas.

Às 19h30 seguiu-se Monica Ptaszek, a designer convidada no âmbito do intercâmbio com a semana de moda polaca. Warship foi o nome encontrado para a coleção inspirada pelo silêncio ubíquo e perturbador dos mares nórdicos. O seu objectivo foi misturar marinheiros prestes a partir com sobreviventes deuma viagem aterrorizante e o resultado foram casacos e fatos de corte reto misturados com peças gastas e rasgadas. As lãs e os feltros predominaram e a paleta de cores foi toda em tons escuros e sóbrios, lembrando o sentimento de tragédia.

Sábado, dia 9 de março, os desfiles começam às 12h com Luís Buchinho a fazer uma apresentação nas Arcadas Poente. Às 14h30 é a vez de Ricardo Andrez mostrar a sua coleção no Pátio da Galé, seguindo-se Saymyname, Aleksander Protic e os Burgueses. Às 18h30 será possível ver a inspiração de Pedro Pedro para a próxima estação. Alexandra Moura e Nuno Baltazar desfilam a seguir no 2º dia de ModaLisboa, que conta com a coleção de Ricardo Preto para o encerramento.

A temática desta edição é Trust porque é de confiança que se trata no mundo de hoje. Há um sentimento de agir e é nisso que se baseia a moda. Durante três dias intensos vamos assistir às apresentações das coleções para o outono/inverno 13/14 dos principais criadores portugueses.

8 de março de 2013

artigo do parceiro:

Compartilhar
Artigo anterior“Resistam”. A mensagem da Greenpeace numa grua em Washington
Próximo artigoRinoplastia no masculino | SAPO Lifestyle

Deixe uma resposta