Riscos ao comer alimentos Crus

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 Cuidados com a alimentação

É muito importante hoje em dia termos cuidado com o que comemos. Uma série de alimentos quando não bem preparados pode fazer mal para o organismo como um todo. Portanto ter atenção ao que se ingere é fundamental.

São muitas as complicações decorrentes de uma má alimentação. E não é só isso. Quando comemos algo cru ou estragado os danos podem ser imensos. É necessário ter cautela. Certos alimentos são mais nutritivos quando ingeridos crus sem dúvidas no entanto os perigos de se contrair alguma infecção ou virose são muito maiores.

As carnes são os itens que merecem destaque quando este assunto é posto em voga. Consumir carne de boi ou de porco mal passada é extremamente perigoso visto o enorme número de doenças que as pessoas ficam vulneráveis. Por outro lado consumir vegetais ou legumes crus pode ser uma ótima opção quando o indivíduo sabe da procedência do alimento e como lavar adequadamente antes do consumo.

Comer bem é fundamental por isto é tão importante ter atenção à alimentação. Os cuidados são muitos e vão desde o quesito estética ao quesito saúde em geral. Em casos de dúvidas vale a pena conversar com alguém que entende do assunto.

Por que cozinhamos os alimentos?

Ao colocarmos um alimento em altas temperaturas estamos contribuindo com a não proliferação de microrganismos no local. Sabe-se por exemplo que muitas bactérias se desenvolvem mais rapidamente em temperatura ambiente portanto cozinhar um item ajuda a eliminar estes possíveis invasores do nosso corpo.

É importante também não somente cozinhar mas verificar se o alimento ficou realmente bem passado. Carnes de porco merecem um super destaque assim como ovos e carnes de frango e de boi. Apesar de este processo destruir alguns nutrientes fundamentais ele ajuda na prevenção de uma variedade de enfermidades.

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Por que comer algo cru?

Existe uma crença de que alimentos crus são mais saudáveis do que os não crus. Isto devido ao fato de que o ato de cozinhar acaba modificando enzimas naturais prejudicando na absorção e no aproveitamento dos nutrientes.

Com isto o corpo é obrigado a produzir mais enzimas o que leva a um maior desgaste do organismo. A falta destas enzimas presentes em alimentos provoca problemas digestivos acelera o envelhecimento e promove um maior ganho de peso. Estudiosos afirmam que o ato de cozinhar diminui o valor nutricional de uma comida e compostos importantes como os de combate ao câncer são eliminados.

Apesar dos benefícios trazidos é preciso ter muito cuidado com este hábito. Isto por que são variadas as doenças provenientes de alimentos crus. Além disto existem itens e itens que podem ser cozidos ou não. A lista é grande e precisa ser de conhecimento de todos.

Quais os benefícios?

Comer alimentos crus reduz o risco de diferentes doenças devido ao fato da manutenção dos nutrientes. Este hábito também promove perda de peso assim como deixa a pele mais clara e saudável. A pessoa que não cozinha alimentos possui mais energia visto que o corpo não trabalha tanto para dar o mesmo resultado.

Uma dieta sem cozimento é baixa em sódio e em açúcar e é rica em fibras em vitaminas e em antioxidantes. Estas substâncias estão ligadas à prevenção de uma série de doenças cardíacas e de cânceres. Outro benefício é que há um equilíbrio ácido-alcalino sendo que se acredita que o excesso de acidez resulta em uma variedade de enfermidades.

Além dos benefícios imediatos a dieta rica em alimentos crus reduz inflamações e retarda o envelhecimento já que é composta de elementos menos prejudiciais ao corpo e é baixa em glicação.

Quais os riscos?

Os riscos são grandes na ingestão de alimentos crus. Para passar longe de preocupações é necessário entender quais itens podem ou não ser cozidos. Por exemplo verduras e legumes são realmente mais nutritivos quando crus no entanto quando não são bem lavados ou limpos os perigos são grandes.

Estes itens precisam ser imersos em água com produtos específicos para que todos os microrganismos e agrotóxicos sejam eliminados. As frutas também precisam ser muito bem limpas mas o consumo fresco é o mais indicado. Em algumas situações o cozimento auxilia no absorver das substâncias portanto não se deve tomar medidas extremas. Feijões ervilhas e lentilhas por exemplo são alimentos melhores aproveitados cozidos.

A maior preocupação com relação ao não cozimento é quando falamos em carnes. Apesar de ser grande o hábito de consumir kibes crus ou peixes em sushis por exemplo o risco de uma contaminação é muito grande. O aquecimento ajuda a destruir microrganismos que poderiam estar nestas comidas cruas. Desta forma comê-las cruas é algo perigoso. Uma variedade de doenças que poderiam estar no peixe no boi ou no porco pode ser passada para os homens é preciso cuidado. Este hábito somente pode ser adotado quando se tem ideia de todo o processo de manipulação da carne desde a retirada ao congelamento e distribuição.

Quais alimentos comer crus?

De uma forma geral é bom manter esta medida somente com relação a frutas e a vegetais pois ambos realmente só trazem benefícios quando ingeridos crus. No entanto carnes e leguminosas são itens mais perigosos de serem ingeridos sem um cozimento.

Raramente temos uma ideia total do processo desde a retirada do alimento da terra à distribuição por exemplo. Neste meio tempo muita coisa pode acontecer o que coloca a nossa saúde em risco. Para evitar problemas mantenha o hábito de ingerir alimentos crus restrito a vegetais e a frutas.

Diante de dúvidas converse com alguém que entende do assunto. Nutricionistas podem dar muitas dicas legais sobre o que podemos ou não comer desta ou daquela forma. É importante entrar de cabeça no tema para que se tenha uma noção do todo evitando com isto futuras complicações.

Muitos alimentos são mais ricos quando consumidos crus entretanto a nossa sociedade atual não entende de onde vem as coisas já não se sabe mais a procedência dos alimentos. Para ficar longe de doenças e de transtornos mantenha-se dentro das normalidades caso contrário procure orientações de um profissional.

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