Rituais de beleza para o cabelo

Com um ritmo de vida agitado, em que os dias se esgotam sem termos tempo para cuidarmos de nós próprios, pense em si e no seu bem-estar e siga 2 rituais que acalmam e relaxam o couro cabeludo. Fáceis de recriar em casa, estes programa têm ainda a capacidade de a transportar para bem longe. Imagine que está num qualquer destino paradisíaco e siga os conselhos dos especialistas. O paraíso vai deixar de ser só uma miragem…

Um couro cabeludo desequilibrado pode manifestar sinais tão indesejados quanto a comichão, a irritação, a desidratação e o aparecimento da caspa, todos eles com um impacto visível na saúde e na beleza dos cabelos, mas também na nossa autoestima. Por isso, de acordo com a dermatologista Marta Rendon “o primeiro passo é a utilização de produtos suaves, com fórmulas especificamente desenvolvidas para cuidarem do couro cabeludo”.

Atualmente existem fórmulas de champôs que acalmam o couro cabeludo e atenuam a irritação, devolvendo-lhe o equilíbrio. Identificado o seu aliado, escolha um dos 2 rituais propostos e relaxe por completo…

RITUAL 1 – Cuidado ReparadorEste é o ritual ideal para quem sofre de comichão no couro cabeludo e deve ser executado com a ajuda de um champô específico para Couro Cabeludo com Comichão, que contêm, normalmente, ingredientes como o mentol que acalma e refresca o couro cabeludo eliminando eficazmente a caspa e reduzindo a comichão e a irritação.

1º Passo – Crie o ambiente…

Escolha a sua música preferida, algo alegre e energético para a manhã, ou algo mais calmo e suave para a noite. Procure um local tranquilo para ouvir a música e sente-se com as costas bem apoiadas e pés firmes no chão; feche os olhos e imagine uma praia tranquila, o seu destino paradisíaco com o sol que aquece o ar e uma suave brisa que lhe acaricia o rosto. Agora respire fundo. Inspire através do nariz e expire pela boca num ritmo brando.

Repita este procedimento pelo menos três vezes. Tenha pensamentos positivos e calmos em cada respiração, libertando todo o stress e tensão. Quando expirar liberte também todas as suas preocupações e sentimentos negativos…

2º Passo – No duche…

Certifique-se de que a temperatura da água não está demasiado quente. Deverá escolher uma temperatura que lhe seja agradável e não deixe a sua pele tornar-se rosada.

Quando o cabelo estiver bem molhado coloque um pouco de champô e espalhe suavemente por toda a cabeça. Com a ponta dos dedos, (evitando as unhas) massaje o couro cabeludo com movimentos circulares durante cerca de 2 minutos.

Saiba mais na próxima página

Concentre-se nas zonas que ajudam a relaxar: o centro da linha do cabelo, acima das orelhas e têmporas. Depois passe para a nuca, volte ao topo da cabeça e desça novamente até à nuca. Demore-se nos movimentos e inspire a agradável fragrância do óleo de amêndoas.

Esta massagem irá aumentar a circulação necessária para levar oxigénio ao cérebro e músculos. Em seguida enxague bem o cabelo para se assegurar de que todo o produto é removido do couro cabeludo e cabelo. Repita se necessário. Coloque condicionador e remova com enxaguamento.

De acordo com o especialista em massagens indianas Kush Kumar “Há a crença comum de que uma massagem para a cabeça pode acentuar a comichão, mas na verdade ela relaxa e aumenta a flexibilidade do couro cabeludo, ajudando a fortalecer as raízes do cabelo e a nutrir cada fio”.

3º Passo – Secar e pentear…

Retire gentilmente o excesso de água com a ajuda de uma toalha, evitando friccionar o couro cabeludo. Em seguida escolha um pente de dentes largos para pentear o cabelo húmido e resista à vontade de coçar o couro cabeludo, desfrutando, em alternativa, da pressão do pente. Evite ainda usar demasiados produtos no cabelo. Pelo menos uma vez por semana deve deixar o cabelo livre de produtos para pentear, de forma a garantir que o couro cabeludo “respire”.

“Se quer livrar-se da comichão no couro cabeludo, este é o ritual que deve seguir todos os dias”, aconselha o hairstylist Ben Skervin. “Deve também procurar estar calma e descontraída, pois o couro cabeludo também se ressente em situações de stress. Opte por usar produtos suaves, que acalmam o couro cabeludo e ajudam a equilibrá-lo e evite usar água muito quente durante lavagem, pois potencia a irritação!”.

RITUAL 2 – Equilíbrio Natural

Devolver ao couro cabeludo o equilíbrio necessário para se manter saudável e tornar o cabelo ainda mais bonito é fundamental! De acordo com a dermatologista Marta Rendon “É essencial que os champôs sejam suaves para o couro cabeludo e para o cabelo”.

1º Passo – Encha-se de energia!

Em vez de carregar no “silêncio” do despertador, salte da cama, coloque a sua música preferida e vá para duche! Já que tem que se levantar, faça-o com alguma energia para estimular a sua boa-disposição e não ficar sonolenta toda a manhã.

2º Passo – No duche…

Certifique-se de que a temperatura da água não está demasiado quente! Este é um fator fundamental todos os dias, uma vez que a água muito quente irrita ainda mais o couro cabeludo. Quando o cabelo estiver bem molhado coloque um pouco de champô no cabelo. Massaje suavemente com movimentos largos em toda a zona do topo da cabeça.

Pressione ligeiramente o couro cabeludo com a ponta dos dedos e para o revitalizar concentre-se na coroa e nas têmporas. Para ajudar a aliviar a fadiga no pescoço e ombros massaje o osso occipital – a zona central na parte de trás da cabeça, junto ao pescoço. Respire calmamente e desfrute da fragrância do seu champô. Aplique condicionador e remova com enxaguamento.

Saiba mais na próxima página

3º Passo – Secar e pentear…

A menos que o seu couro cabeludo esteja muito melindrado ou com demasiada comichão, seque o cabelo com uma toalha. Use o secador de cabelo e ferros para alisar quando o cabelo estiver completamente seco, caso contrário irá danificá-lo, ao expô-lo molhado ao calor.

O essencial das massagens ao couro cabeludo!As massagens servem para ajudar a aliviar o stress psicológico, reduzir a dor e melhorar a circulação. A eficiência da massagem de cabeça indiana é conhecida como Champissage (champi significa cabeça na língua hindu) e é a aliada perfeita para quem sofre de um couro cabeludo com problemas. Aqui ficam algumas dicas necessárias para tornar a sua cabeça mais feliz!

“A massagem do couro cabeludo, incorporada nos seus rituais diários de cuidado com o cabelo, irá ajudar na recuperação dos cabelos secos e danificados. Previne também uma fragilidade extrema e as pontas espigadas. É um benefício adicional pois ajuda a relaxar os músculos na área do pescoço, tendo como resultado um sono profundo à noite.”, revela Kush Kumar, especialista em massagens.

Kumar dá-lhe a conhecer quais os pontos a ter em atenção para que possa ser também um especialista nesta prática:

Pontos de pressão que ajudam a relaxar:

• Polegares na zona do osso occipital;

• Pontos por cima das orelhas;

• Têmporas;

• Centro da linha do cabelo, na zona da testa;

Pontos de pressão que ajudam a revitalizar o cabelo:

• Pontos por cima das orelhas;

• Toda a área do couro cabeludo;

• À volta da coroa da cabeça;

• Têmporas;

• Centro da nuca, cerca de 2 cm acima da linha de cabelo;

• O ponto central da linha que liga os topos da orelha esquerda e direita;

Pontos de pressão que ajudam a reduzir a fadiga na nuca e nos ombros:

• Zona occipital;

• No centro do fim do pescoço;

• Pressionar firmemente ao longo da clavícula.

Fotografia: h&s
Agradecimentos: h&s

artigo do parceiro:

Deixe uma resposta