Rolinhos de acelga recheados com carne picada e arroz

0
46

Comece por preparar o molho de tomate. Num tacho, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho, até ficarem translúcidos. Junte o vinho branco e deixe evaporar. Adicione o tomate pelado, incluindo o sumo, o louro e o tomilho e tempere com sal e pimenta preta moída na hora. Tape e deixe cozinhar durante 20 minutos em lume brando.

Enquanto o molho de tomate está ao lume, prepare os rolinhos de acelga. Coloque uma panela com água ao lume e deixe começar a ferver. Lave bem as folhas de acelga em água corrente, corte os talos (não os deite fora) e apare o veio central da folha, com cuidado para não rasgar. Mergulhe as folhas, uma de cada vez, na água a ferver durante cinco a dez segundos. Retire e coloque sobre papel de cozinha para escorrer o excesso de água.

Pique finamente os talos das acelgas. Numa frigideira, aqueça o azeite e salteie a cebola e os alhos, até a cebola ficar translúcida e sem deixar queimar o alho. Junte a carne picada, os talos picados das acelgas e a salsa; tempere com sal marinho e pimenta preta moída na hora e deixe cozinhar até a carne perder a cor rosada, cerca de dez minutos, mexendo ocasionalmente. Junte o arroz e a polpa de tomate e misture bem.

Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Distribua o molho de tomate pelo fundo de uma assadeira. Pegue cuidadosamente numa folha de acelga e coloque-a aberta à sua frente. Disponha uma colher de sopa do recheio de carne no meio da extremidade mais larga da folha, deixando uma margem livre (cerca de 5 cm) em baixo. Dobre cada um dos lados sobre o recheio, depois faça o mesmo com a margem que deixou livre e siga enrolando sobre a folha restante. Coloque este rolinho na assadeira, com a parte livre da folha virada para baixo. Repita com as restantes folhas de acelga.

Cubra a assadeira com folha de alumínio e leve ao forno pré-aquecido durante 30 minutos. Sirva os rolinhos de acelga de imediato.

Dicas

As folhas das acelgas são mais delicadas do que as da couve-lombarda, por exemplo, que usamos para fazer as salsichas enroladas. Por isso, tenha cuidado ao passá-las por água a ferver (serve para as deixar mais maleáveis e fáceis de enrolar), bastam apenas uns breves segundos, de outro modo vão ficar muito cozidas e vão-se rasgar facilmente.

Deixe uma resposta