Rosácea

    0
    98

    O que é Rosácea?

    A doença (inflamação na pele) é caracterizada na face das pessoas que acontece por meio de manchas tornando a pele do paciente mais oleosa além das manchinhas.

    A doença pode também ser chamada de acne rosácea.Em alguns casos o quadro clínico pode se relacionar com o estado psicológico do paciente. Durante o tratamento é essencial que o paciente não faça ingestão de álcool que pode agravar o quadro junto com bebidas quentes e ventania no rosto.

    A infecção no rosto geralmente se manifesta na região central da face mas pode sim atingir as bochechas nariz testa e também o queixo do paciente.

    Pessoas adultas de 30 a 50 anos são os pacientes mais afetados com a doença. Pode atingir homens e mulheres mas quando tem com paciente os homens o problema pode ser mais grave.

    A doença raramente afeta pessoas da cor negra e não há estudos que indiquem o motivo desses pacientes estarem mais protegidos da doença.

    Mesmo tendo algumas características da acne não é o mesmo problema. É sim uma doença dermatológica mas as causas e tratamentos são diferenciados de uma acne.

    rosacea-inflamacao-da-pele

    Como se adquire

    Ainda não há comprovações da motivação para o desenvolvimento da doença. O que se pode adiantar é que alguns fatores podem agravar os sintomas são eles:

    • Deixar a pele muito exposta ao sol;
    • Consumo excessivo de álcool;
    • Dia a dia estressante;
    • Alimentos com exagero de pimenta;
    • Refeições e bebidas muito quentes;
    • Pacientes que sofram de doenças gastrointestinais;
    • Pessoas hipertensas;

    Os pacientes mais afetados com a doença são os que tem a pele em tom mais claro e com isso a genética pode ajudar até para identificar o problema.

    A doença causa prejuízos na estética do paciente mas depois do tratamento a pele volta à aparência normal.

    Sintomas

    O principal sintoma da doença é a aparência avermelhada que fica na região facial do paciente.

    Em paralelo ao principal sintoma pode relacionar-se a sensibilidade com produtos para a pele o nariz pode ficar vermelho e também inchar além de vasos sanguíneos espalhados pela pele.rosacea-sintomas

    Quando o paciente está exposto aos fatores de risco os sintomas podem aparecer simultaneamente como a aparência de pele avermelhada.

    Os sintomas também podem variar de acordo com a gravidade da doença. A coceira pode surgir quando o problema já estiver se expandido pela pele do paciente.

    Metade dos pacientes apresentam a lesão nos olhos que é chamada de rosácea ocular por apresentar os mesmos sintomas e deixar o paciente com aparência de conjuntivite.

    Quando o caso é grave a pele do paciente fica áspera e podem aparecer nódulos inflamados que deixam o nariz com a aparência de inchado.

    Esses sintomas mais graves afetam principalmente os homens.

    Diagnóstico

    Para confirmar o diagnostico da doença é necessário que o dermatologista solicite ao paciente exames clínicos. Alguns casos pedem a necessidade de uma biopsia que tem como base diagnosticar e diferenciar de outras enfermidades parecidas.

    Além disso os sintomas são importantes para que o médico possa avaliar juntos aos resultados dos exames solicitados.

    O exame clinico e laboratorial consiste em exame de sangue para diagnosticar a doença. Todo o processo de investigação da doença geralmente é realizado por um dermatologista.

    Depois da analise dos sintomas e exames é hora de passar para a fase do tratamento.

    Como é feito o tratamento

    O tratamento vai depender de acordo com cada caso e grau da doença. A intenção é impedir o desenvolvimento dos sintomas e reverter o quadro devolvendo a boa aparência facial ao paciente.

    Geralmente o processo de tratamento é feito com base nos medicamentos. Pode ser que em casos mais avançados do problema o uso de laser possa ser solicitado.

    Para o bom andamento do tratamento é essencial que os fatores de risco sejam evitados pelo paciente pois assim contém a manifestação e expansão da doença.

    Durante o tratamento é importante que o paciente passe a lavar o rosto com sabonetes indicados pelo médico pois algumas substancias podem atrasar ou atrapalhar o andamento do tratamento.

    Ao sair ao sol é importante se proteger com filtro solar. Este também deve ser receitado pelo médico por conta de cada tipo de pele.

    A aparência pode voltar ao normal no prazo de até dois meses. É um pouco lento o tratamento mas se seguir as orientações pode ajudar a acelerar o andamento de cura da pele.

    Pode ser que o médico também indique o uso de pomadas dermatológicas junto com o tratamento de medicamentos.

    acne-rosacea

    Como prevenir

    A prevenção da doença consiste em evitar os fatores de risco da doença.

    Hidratar a pele com frequência é importante. Para isso use cremes indicados por um dermatologista que pode indicar o melhor para cada tipo de pele.

    Para as mulheres que estiverem em tratamento e desejarem engravidar é necessário consultar o médico pois alguns medicamentos não podem ser usados em gestantes.

    Deixe uma resposta