Rotinas de maquilhagem que são uma verdadeira camuflagem antirrugas

0
32

A idade, por muitos cuidados que tenha, não perdoa. Se as rugas já começam a marcar o seu rosto, nada como as disfarçar com os produtos de cosmética e com os gestos de maquilhagem certos. Aqui, o objetivo é a camuflagem e o alisamento da pele. Se optar por se maquilhar em casa, Ricardo Pedro, maquilhador profissional, aconselha a «não esconder demasiado as rugas porque pode ficar um trabalho artificial». Veja, de seguida, a melhor forma das disfarçar.

«Começa-se por aplicar uma pré-base HD da mesma forma que um creme de rosto para hidratar a pele de modo a que não rejeite a base», refere Ricardo Pedro. Depois, aplica-se um elixir que «funciona como um instant beauty, que alisa e estica a pele», explica. Este produto aplica-se apenas por cima das rugas. «De seguida, recorre-se a uma base HD «com micro-esferas que refletem a luz e atenuam as imperfeições», prossegue.

«Tenha atenção pois a base vai alisar a pele e, em simultâneo, tirar um pouco a expressão natural da pessoa, «o que exige, posteriormente, um bom trabalho de maquilhagem para trazer as formas do rosto à superfície», salienta o profissional. Nos olhos, evite cores demasiado intensas, como o preto ou cinzentos muito escuros. «Com uma maquilhagem de tons naturais, o rosto fica mais leve, jovial e luminoso», afirma Ricardo Pedro.

O problema dos brancos e dos brilhos

No que se refere às cores a privilegiar, o especialista também dá conselhos, sugerindo tons quentes como «os castanhos do tipo achocolatado, rosados ou alaranjados. Nunca branco puro ou rosas demasiado transparentes», avisa. «Porque mal aplicados transmitem um ar doente», justifica. Tenha também em atenção os brilhos, que podem ser traiçoeiros pois apesar de darem mais naturalidade à pele, muitas vezes intensificam a ruga.

«A luz no rosto terá de ser dada por gradação tonal, entre claro e escuro», aconselha. O profissional sugere, no entanto, o uso de uma sombra mais brilhante no canto interno do olho para abrir o olhar. Nas maçãs do rosto, não deve usar cores densas. Opte por tons ligeiramente rosados. «Pode também usar uma mistura de rosa e laranja para ter um aspeto mais natural», sugere o maquilhador.

Nos lábios, nunca deve usar batons ou glosses demasiado cremosos, porque «vão entrar nas fendas e desmanchar o aspeto do lábio», sublinha. Para um efeito natural, recorra a um simples batom hidratante. «Se quiser intensificar os lábios, deve delineá-los com um lápis e, depois, usar um batom que não seja demasiado fluido», aconselha o maquilhador profissional.

Texto: Cláudia Vale da Silva

artigo do parceiro:

Compartilhar
Artigo anteriorRosto com zero imperfeições | SAPO Lifestyle
Próximo artigoSabe a que cheira Londres ou Paris? Embarque na viagem olfativa de Sissel Tolaas

Deixe uma resposta