Sabia que os domingos são importantes?

Existem várias pesquisas que revelam, que em alguns países o domingo é considerado o dia mais infeliz da semana. O sentimento de tristeza, preguiça, desânimo e até mesmo melancolia é bastante comum nas noites de domingo: o fim de semana chegou ao fim. Quando chega este dia da semana em que sabemos que a segunda-feira está mesmo ali à porta até parece que deixamos de aproveitar o último dia de descanso que temos antes de iniciar a semana de trabalho. Porém, fazer a segunda-feira esperar, pelo menos no nosso pensamento, pode ajudar a que tenhamos uma semana mais produtiva e relaxante.

Comece por, na sexta-feira, quando chega a casa e se sente entusiasmado por finalmente ter chegado o fim de semana, despachar as tarefas chatas como a limpeza da casa e possíveis arrumações que tenha de fazer. Se tiver tempo organize a sua caixa de e-mail, só o facto de saber que irá acordar na segunda-feira com o correio eletrónico vazio será muito mais motivador. Deste modo ficará com mais tempo livre no fim de semana para aproveitar para descansar.

A ansiedade é um dos principais motivos que causam a melancolia e a perda de sono das noites de domingo, por isso, se se organizar e planear a semana sentir-se-á muito mais preparado para enfrentar a semana. Esta prática possibilitará que visualize tudo o que tem de fazer na semana, tendo uma maior noção de conjunto. Principalmente, nunca comece a semana atrasado e a correr contra o fator tempo. Tal como referido, primeiro que tudo planeie e organize-se para que isto não aconteça. Escolha a roupa no dia anterior e descanse, durma a quantidade de horas necessárias para que seja mais fácil levantar-se da cama de manhã.

Se planear atividades divertidas para o domingo será mais fácil esquecer-se que dia o prossegue e, pode sempre fazer plano para segunda-feira depois do trabalho. Ter um compromisso provoca a sensação de antecipação e ajuda a que o dia não custe tanto a passar.

E, por fim, reserve cerca de 15 minutos da noite de domingo para relaxar, meditar, esvaziar a mente; isto significa desligar qualquer parelho eletrónico. Fique em silêncio e relaxe. Pode aproveitar para pensar naquilo que conseguiu alcançar de bom nesse semana; pensamentos positivos ajudam a manter uma atitude positiva.

Estas são apenas algumas dicas que pode seguir para se sentir melhor quanto ao domingo mas no fundo temos de aceitar que o dia seguinte é segunda-feira e tirar o melhor partido da semana. Se planearmos atividades de lazer como ir a um clube de livros, praticar yoga ou até mesmo ir ao cinema ou ao teatro fará com que a semana passe mais rápido e que o fim de semana chegue mais cedo.

artigo do parceiro:

Deixe uma resposta