Sangramento no nariz o que pode ser?

    0
    43

    Hemorragia nasal

    As hemorragias nasais podem assustar quando ocorrem no entanto geralmente não representam um grave problema. O sangramento no nariz também chamado de epistaxe é considerado frequente quando ocorre mais de uma vez por semana.

    Hemorragias nasais que duram mais de 30 minutos podem interferir consideravelmente na respiração por isso não hesite em procurar por ajuda médica quando do início de um sangramento no nariz. Os sangramentos no nariz podem ser do tipo anterior ou posterior dependendo basicamente do local de onde vem o sangramento.

    A hemorragia nasal do tipo anterior representa grande parte dos sangramentos no nariz. Normalmente vem de um vasinho da parte dianteira que é o pedaço mais maleável. As hemorragias anteriores são relativamente fáceis de serem controladas. Já as hemorragias nasais posteriores tendem a acontecer com mais frequência em pessoas de idade avançada. Geralmente o sangramento vem de alguma artéria fixa e dura. As hemorragias nasais posteriores são mais difíceis de serem controladas e normalmente precisam de hospitalização para o devido tratamento.

    O que pode ser?

    O nariz é repleto de pequenos vasinhos que se encontram na superfície e podem rapidamente ser danificados. Na grande maioria das vezes o nariz sangramento no narizsangra como consequência do ar muito seco que deixa a mucosa seca e mais suscetível a machucados e a infecções. Cutucar o nariz com o dedo é também algo que pode levar a uma hemorragia.

    Outras causas de sangramento no nariz são por exemplo alergias uso de certos medicamentos sinusite uso de cocaína exposição a irritantes químicos traumas rinite corpo estranho no nariz sprays nasais e uso de coagulantes. Causas menos frequentes são tumor nasal pólipos leucemia hemofilia ingestão de álcool cirurgias nasais e sarcoidose.

    O que fazer?

    Quando o nariz sangrar por mais de 10 minutos mesmo que tampado é importante consultar um médico de forma a verificar o que realmente causou o problema. Na grande maioria das vezes não é algo com o que se preocupar mas é sempre bom excluir todas as possibilidades de complicações.

    Pessoas que sofrem de sangramentos frequentes devem ter ainda mais atenção especialmente se estiver ocorrendo sangue na urina. Diante de um sangramento a primeira coisa a se fazer é sentar ereto com a cabeça levemente inclinada para frente. Ao ficar sentado reto a pressão nas veias do nariz diminui o que desestimula o sangramento. Também é importante apertar nariz usando o polegar e o dedo indicador. Respire pela boca e caso o sangramento não pare em até 10 minutos procure um hospital.

    De forma a evitar que o sangramento não volte a ocorrer depois de estancado o sangue evite assoar o nariz por um tempo assim como mantenha a cabeça acima do nível do coração. Caso volte a ocorrer nova hemorragia assoe o nariz com o intuito de limpar todos os coágulos e aperte-o novamente como mencionado acima.

    Tratamento

    Para sangramentos que logo são controlados não há necessidade de tratamento. Normalmente o corpo forma um coágulo no local em que havia sido machucado e impede a saída de mais sangue.

    Caso a fonte da hemorragia seja um vasinho facilmente localizável o médico pode escolher fazer ou não uma cauterização local. Para tanto uma substância química é utilizada no entanto esta abordagem é eficaz somente quando o lugar acometido é bastante exposto.

    Hemorragias mais complicadas e recorrentes podem ser tratadas com o uso de um tamponamento nasal. Este funciona exercendo pressão dentro do nariz e interrompendo a saída de sangue. Além do uso do tamponamento antibióticos podem ser receitados.

    Prevenção

    Evitar qualquer espécie de irritação no nariz é fundamental para pessoas que sofrem com a condição. É indicado inclusive não assoar o nariz com frequência e evitar ao máximo espirrar ou tossir. Atividades extenuantes também não são indicadas assim como levantar peso ou fazer muito exercício.

    Medicamentos que interfiram na coagulação normal sanguínea devem ser administrados com cuidado quando não evitados. Ambientes secos podem contribuir muito para o desencadear de uma hemorragia nasal portanto principalmente durante o inverno não deixe de usar umidificadores na residência. Sprays nasais também podem ser usados para evitar o ressecamento das mucosas no entanto sempre com bastante cuidado de forma a evitar cortes.

    Cutucar o nariz especialmente com força não é uma boa ideia. Para de fumar é também imprescindível para pessoas que sofrem com hemorragia nasal visto que o cigarro contribui para o ressecamento e para a irritação local.

    Caso o sangramento tenha relação com algum outro problema de saúde como doenças no seio nasal ou no fígado siga as orientações de seu médico para que o tratamento e a prevenção sejam o mais efetivo possível. Apesar de ser algo relativamente normal é sempre muito indicado consultar um médico quando do sangramento especialmente se ele não parar após 10 minutos de aperto no nariz e de posição ereta do corpo.

    Compartilhar
    Artigo anteriorFAMEMA | Faculdade de Medicina de Marília
    Próximo artigoSíndrome de Fournier

    Deixe uma resposta