Sangue na Urina: o que pode ser?

    0
    29

    Sangue na urina

    A verificação de sangue na urina pode assustar muita gente. Logo começamos a pensar o que poderia estar acontecendo para haver a presença do sangue. Esta condição possui um nome em específico é chamada de hematúria porém não é considerada uma doença mas sim um sintoma um sinal de que algo vai errado.

    A hematúria costuma ser dividida em dois tipos: macroscópica e microscópica. O primeiro tipo é quando é bastante visível e a urina fica com uma aparência vermelha. Já o segundo tipo não é tão perceptível e a urina continua com uma coloração normal pois o sangue somente é visto com o uso de microscópio.

    A presença de sangue na urina pode ir e vir sem o uso de medicamentos. No entanto diante de qualquer sinal um médico deve ser consultado mesmo que o sangue desapareça depois de alguns dias. São diversas as causas que podem levar ao surgimento da condição e todas elas precisam ser devidamente avaliadas. Dependendo do motivo o tratamento pode ser mais ou menos intenso. É necessário fazer exames detalhados para que se tenha certeza do caso e evite complicações futuras.

    O que pode ser?

    O que pode estar levando à presença de sangue urina? As causas são diversas e bastante variadas por isto um profissional deve sempre ser consultado. Dentre as possibilidades podemos destacar por exemplo a existência de algum cálculo urinário de cistites de canceres no trato urinário e de HPB ou hiperplasia prostática benigna que é o aumento considerável da próstata.

    Outros podem ser os motivos que estejam ocasionando o sangue na urina. Vale a pena destacar a possibilidade de ferimentos de contusões de pancadas ou de transtornos devido ao uso de medicamentos como sangue na urinaanti-inflamatórios e anticoagulantes. Realizar exercícios físicos com muita frequência e intensidade também é um fator que pode acabar levando à presença de sangue na urina assim como a ingestão de certos alimentos como a beterraba que possui pigmentos avermelhados. Além disto problemas básicos de saúde podem levar à condição sendo que um médico deve ser consultado diante dos primeiros sinais.

    Diagnóstico e tratamento

    Quando o sangue na urina pode ser constatado geralmente o médico pede a realização de alguns exames para que se possa estabelecer o correto diagnóstico. Diversas perguntas são feitas ao paciente sobre os hábitos de vida além de um detalhado exame físico. Saber quando e como ocorre o sangue na urina é fundamental para tanto. Por exemplo é importante verificar se o sangue surge apenas na última gota ou se é recorrente durante o ato.

    Coágulos grandes e densos de urina costumam gerar preocupações e outros exames têm de ser realizados. Normalmente o exame de urina a citoscopia e a urografia intravenosa são suficientes para determinar a causa do problema.

    O tratamento da condição vai variar de acordo com o que vem provocando o sangue na urina. Como a hematúria não é uma doença somente através da determinação da causa e do tratamento da mesma é que a condição terá uma solução.

    Deixe uma resposta