Sara de Ó Menezes e Castro

0
35

Sara de Ó Menezes e Castro, CEO do Grupo Your, tem 32 anos. Depois de se ter licenciado em contabilidade e em controlo financeiro no ISCAL, começou a sua carreira na KPMG, uma das maiores empresas mundiais de auditoria.

Aos 24 anos, decidiu abrir o seu próprio negócio, uma empresa de serviços de contabilidade e fiscalidade que, em quatro anos, passou de quatro clientes para 150.

Em entrevista à Saber Viver, a empreendedora recorda o seu percuso, descreve as dificuldades que sentiu ao entrar num mundo que continua a ser maioritariamente dominado por homens, explica como consegue conciliar a vida familiar com a profissional e aponta ainda as regras essenciais para que qualquer trabalhadora que se empenhe possa chegar ao topo.

Porque resolveu abrir a sua própria empresa?

Porque me apercebi que no meio financeiro havia um nicho de mercado interessante a explorar, isto é, não ser o dito gabinete de contabilidade by the book meramente para cumprir obrigações fiscais.

E hoje já abrangem sete valências…

Aproveitámos a umbrella da contabilidade e fomos criando outras áreas de negócio. o nosso objetivo é prestar um serviço que reúna áreas como os seguros, o design, a contabilidade, entre outros. Deste modo, o cliente tem um único fornecedor em todas as áreas críticas da gestão.

São três sócias, sentiram alguma dificuldade por estarem num mundo masculino?

No início sim, não só por sermos mulheres mas também por sermos novas. Mas ao longo do tempo fomos conquistando confiança e a maior parte dos nossos clientes são recomendados por outros clientes.

O que diria a alguém que quisesse abrir uma empresa?

É preciso não ter medo e arriscar. É ótimo chegar ao final do mês e termos o ordenado na conta, aconteça o que acontecer, mas não há nada melhor do que sermos nós a pagar o nosso ordenado. o sentimento de criar alguma coisa é fantástico.

Qual é o passo seguinte na sua carreira?

Neste momento [julho de 2013], estou a tirar um curso de ROC (revisor oficial de contas), o topo da carreira de um financeiro.

Qual foi o melhor momento da sua carreira?

Termos sido nomeadas pela revista Exame como empresa gazela (empresas que mais cresceram nos últimos cinco anos) em 2011. Foi uma grande alegria.

E o pior?

Sempre que as coisas não correm bem e temos de tomar uma decisão que possa levar a despedimentos.

É fácil conciliar a vida familiar e profissional?

Não é muito fácil mas quando uma pessoa faz o que gosta, chega a casa feliz e isso acaba por se refletir na parte pessoal.

3 regras essenciais para o êxito

As recomendações de Sara de Ó Menezes e Castro para mulheres que pretendam ser bem sucedidas:

– Acreditar, porque o poder da mente é o maior poder do mundo. Se acreditarmos que vamos conseguir é inevitável que acabe por acontecer.

– Não fazer aos outros o que não gostaríamos que nos fizessem a nós.

– Criar proximidade com o cliente e ter uma política de retenção. Angariar novos clientes acaba por ser fácil, mantê-los é que não.

Texto: Rita Caetano

artigo do parceiro:

Compartilhar
Artigo anteriorSapatos portugueses brilharam na Moda Lisboa
Próximo artigoSara Sampaio desfila para Diogo Miranda na passerelle do Portugal Fashion

Deixe uma resposta