Seja mais feliz no trabalho

Elaborar um plano de ação, com objetivos bem definidos, é o primeiro passo para mudar (para melhor) a sua situação profissional e financeira. Acreditar que se vai concretizar também faz parte do processo. Avance nesse sentido! Estas são algumas das mudanças que deve fazer:

– Vou ser mais organizada e pontual

«O cérebro precisa de harmonia e organização para nos transmitir segurança». A pontualidade, explica Teresa Marta, coach para a coragem, «faz parte dessa organização mental de que o nosso cérebro necessita para sentir que tudo está no ritmo certo e que somos donos da nossa própria existência». Passe à prática, fazendo uma reflexão que se poderá revelar vantajosa.

«Verifique se está a atribuir aos outros a razão da sua desorganização e elimine essa desculpa. Elabore um plano semanal ao domingo e comece por definir tarefas simples de concretizar, para evitar deixar alguns pontos por cumprir». Diariamente, antes de se deitar, faça a agenda de véspera. Isto, diz Teresa Marta, «permite ao nosso subconsciente memorizá-las» e, assim, entrar no ritmo.

– Vou ganhar mais dinheiro

Acreditar, logo à partida, que tudo se vai resolver pelo melhor, independentemente da dimensão do desafio, «ajuda a aumentar a confiança em si própria e nas suas capacidades, e está a programar a sua mente para que tal aconteça», analisa Sandra Pereira, lifecoach. Comece por escrever exactamente o montante que deseja amealhar e estabeleça um prazo para consegui-lo.

«Detalhe as várias etapas a percorrer (por exemplo, arranjar uma atividade extra que gere retorno financeiro e negociar horários com as suas chefias) e visualize-se com o objetivo já cumprido, antecipando o que irá ganhar quando alcançar o seu desejo. Esta será a sua motivação ao longo da jornada», indica Sandra Pereira.

– Vou negociar a minha situação profissional

Pedir um aumento ou reclamar as folgas que acumulou no último ano podem parecer batalhas difíceis de ganhar, mas já falou com o seu chefe? «Definir concretamente o que quer para a sua vida e verbalizá-lo é o primeiro passo para alcançar as suas metas», afirma Sandra Pereira.

Defina objetivos reais e alcançáveis, tendo em conta a sua situação actual e marque, finalmente, uma reunião com o seu chefe. Sandra Pereira diz-lhe o que fazer para que a sua proposta seja tida em consideração. «Num discurso bem articulado, enumere as suas qualidades profissionais (horas que trabalha, empenho e dedicação) e indique as mais-valias de que a empresa irá beneficiar se atender ao seu pedido, traçando compromissos para o futuro», recomenda a especialista.

Texto: Nelma Viana com Sandra Pereira (trainer e lifecoach) e Teresa Marta (coach para a coragem)

artigo do parceiro:

Deixe uma resposta