Sinais do Estresse

0
53
O estresse

Esta condição é muitas vezes negligenciada. No entanto ela é uma das principais causas de morte em todo o mundo. O que ocorre é que o estresse é um agente que potencializa uma série de doenças além de levar o indivíduo ao desenvolvimento das mesmas.

O mal afeta as mais variadas pessoas desde esportistas a trabalhadores em escritório. É algo que pode ser provocado por diferentes causas como problemas no relacionamento problemas financeiros no trabalho na família entre outras.

Quem escolhe ignorar o estresse não imagina o perigo que está correndo. Não é normal viver sempre tenso e preocupado. O trabalho não deve vir em primeiro lugar e sim o nosso corpo pois sem este aquele não existe.

O nosso organismo possui limites. Precisamos relaxar e descansar a mente e o corpo. Pessoas estressadas rendem menos e tomam atitudes erradas. É hora de dar mais valor ao próprio bem estar e ao bem estar da família. Na luta contra o estresse vale basicamente tudo e existe uma série de medidas que podem ser tomadas. Buscar por ajuda de um médico é a primeira delas. Através de uma conversa e de alguns exames é possível chegar à causa do problema e começar a trabalhar no sentido contrário.

Causas do estresse

São muitas as situações que podem deixar uma pessoa estressada. Problemas no casamento com a família desemprego problemas no trabalho e lesões por exemplo são algumas delas. O importante é descobrir a causa real para que o tratamento seja o mais efetivo possível.

O estilo de vida da pessoa influi muito neste sentido. Assim como as obrigações do trabalho as preocupações com a carreira com a saúde e a depressão. Diante de qualquer sinal de estresse entre imediatamente em contato com ajuda médica. O seu problema pode ter uma solução e não há necessidade de sofrimento.

Sinais do estresse

Indivíduos estressados tendem a manifestar alguns sinais em comum. É muito importante ficar atento às atitudes de familiares e amigos de forma a detectar estes indícios.

Caso você venha sentindo muita dor de cabeça não venha dormindo direito ou esteja muito irritado considere consultar um médico. Outros sintomas a se notar é insatisfação no trabalho baixa moral e estômago irritado por exemplo.

Homens e mulheres tendem a perder o cabelo quando estão estressados. É comum também ocorrer alterações na menstruação como falta ou excesso de sangue. Ganho ou perda de peso ansiedade corrimentos manchas na pele dores pelo corpo cansaço gripes herpes problemas na digestão na memória e nas unhas são outros possíveis sinais do estresse.

Diante destes sintomas consulte um especialista. Não hesite em pedir ajuda pois o estresse é apenas o começo de uma série de complicações. Quando esta condição recebe tratamento vários outros problemas são evitados. O acidente vascular cerebral é uma consequência do estresse assim como diferentes outras doenças. Fique atento a esta condição já que as consequências são grandes e perigosas.

stress

As consequências

Podemos destacar como consequência do estresse uma redução na atenção e no rendimento. Portanto de nada adianta trabalhar estressado. A tensão muscular é outra realidade assim como dores nas costas e nos ombros.

Indivíduos estressados podem ter doenças degenerativas do disco doenças cardiovasculares contraturas crônicas disfunções no sistema imunológico e desordens psicológicas por exemplo.

Além destes problemas de saúde a vida social também fica afetada. Ninguém quer ficar por perto de pessoas estressadas. O mau humor o pessimismo e a grosseria podem se tornar uma constante e nenhuma pessoa está disposta a aguentar isto gratuitamente.

O estresse pode acabar com um relacionamento com uma família com uma carreira e com uma vida. Portanto é preciso dar uma brecada e parar para se tratar. É fundamental buscar por ajuda. O alívio do estresse pode ser mais simples do que você pensa. Basta dar o primeiro passo neste sentido.

Tratamento

O tratamento para o estresse envolve uma série de abordagens. Nesta luta médicos podem indicar o uso de certos medicamentos assim como apenas auxiliar para um melhor estilo de vida.

As dores musculares são resolvidas com analgésicos. A insônia pode ser tratada com o uso de chás e de calmantes naturais por exemplo. Atividades de lazer ajudam a livrar a cabeça de preocupações portanto devem ser estimuladas.

Comer bem é uma ótima medida. Evite ingerir frituras e doces e dê preferência a frutas legumes e verduras ricos em ingredientes que beneficiam corpo e mente. Conversar com um psicólogo é muito importante. Este profissional está apto a lhe escutar e a ajudar a entender o que lhe aflige. É fundamental recorrer a um especialista de forma a descobrir a causa do problema.

Além disto exames devem ser feitos para que o organismo fique bem monitorado. O coração por exemplo é um órgão que sofre muito quando a pessoa está estressada. É importante ficar de olho para ver se está tudo ok com o corpo em geral.

Dicas para reduzir o estresse

Simples medidas podem ajudar a reduzir a sensação de estresse. Talvez a principal seja encontrar uma atividade que lhe dê prazer. Caminhar junto de amigos por exemplo pode ser uma atitude muito proveitosa. Além de reduzir o estresse esta prática emagrece e diverte.

Fazer yoga e outros exercícios de relaxamento também é uma excelente opção. Encontrar tempo para cuidar de si mesmo é uma obrigação. Não tem desculpas e não adianta falar que não tem tempo. Ninguém funciona sem um corpo portanto é hora de cuidar dele.

Procure administrar melhor o seu tempo e mantenha um equilíbrio. Existe hora para trabalhar e hora para descansar. Escute música veja filmes passeie com a família e saia com os amigos. Isto é muito importante e não é perda de tempo pelo contrário é algo que vai fazer você render muito mais no trabalho já que gente estressada sofre com falta de concentração e cansaço.

O estresse é uma condição extremamente preocupante. Ele pode acabar servindo como agente causador de uma série de doenças. Procure por ajuda e comece a cuidar mais de você. Não há nada mais importante no mundo do que a sua saúde.

Deixe uma resposta