Sintomas da Dengue

    0
    57

    O que é a dengue?

    É uma doença da qual muito temos escutado falar nos dias de hoje. A enfermidade é uma infecção aguda causada por um vírus da família Flaviridae. O mosquito Aedes aegypti também infectado com vírus é o agente transmissor.

    A dengue é atualmente um dos maiores problemas enfrentados pela saúde pública. Ela é encontrada em praticamente todos os países do globo terrestre e pode acometer pessoas de todos os sexos e de todas as idades.

    Estudiosos afirmam que existem 4 tipos de dengue pois o vírus causador possui 4 sorotipos diferentes. Desde os tempos de Brasil colônia a doença provoca danos. Provavelmente o mosquito tenha chegado ao nosso país junto dos navios negreiros já que sua origem é africana.

    A dengue é transmitida ao homem através da picada de um mosquito contaminado com o vírus. Este mesmo mosquito também é o vetor de outras enfermidades como a febre amarela. A principal forma de combate à dengue é com o controle dos ovos e da reprodução dos mosquitos. Medidas preventivas devem ser adotadas para tanto de forma a impedir que eles se multipliquem e venham a contaminar outras pessoas. Quando uma pessoa infectada é picada pelo mosquito ela deixa este com o vírus. Logo outra pessoa será picada e o ciclo terá continuidade.

    Sintomas Dengue

    Sintomas da Dengue

    Sintomas da dengue

    Estudiosos afirmam que existem 4 sorotipos do vírus da dengue. Com isto os sintomas podem ser bastante variados. As suspeitas de dengue têm início quando a pessoa começa a sentir uma febre considerada aguda e com duração de mais de 7 dias. Esta pode ou não vir acompanhada de dores de cabeça dores musculares e de dores nas juntas assim como dores nos olhos e vermelhidão no corpo.

    Certos indivíduos podem ficar infectados com o vírus sem no entanto manifestarem qualquer sintoma se quer. A dengue clássica é a que deixa a pessoa indisposta e com dores por todo o corpo. Ela também provoca vontade constante de vomitar enjoos febre cansaço dores de cabeça e manchas.

    Já forma mais preocupante da doença é a dengue hemorrágica. Nesta situação além dos sintomas mencionados acima o indivíduo ainda sofre com hemorragias em vários órgãos e vasos. Caso não seja tratada a dengue pode facilmente levar à morte.

    Tratamento

    Este envolve basicamente a ingestão de muito líquido e a prática de repouso. Geralmente alguns medicamentos são utilizados como os antitérmicos no entanto todos eles devem ser indicados pelo médico responsável.

    Após cerca de 4 dias já é possível ver uma melhora. A cura por completo costuma vir depois do 10º dia de tratamento. Em casos graves da doença medidas mais urgentes podem ser requeridas portanto diante dos primeiros sintomas é imprescindível buscar por ajuda. A dengue é uma doença que pode levar à morte além do mais uma pessoa que já foi infectada não fica imune de outra infecção. Quadros de dores pelo corpo dores de cabeça cansaço e febre necessitam urgentemente de uma avaliação. Você pode estar colocando a sua saúde e a de outras pessoas em risco. Pense nisso.

    Deixe uma resposta