Sintomas da Depressão

0
32
 O que é a depressão

A depressão é um mal que vem atingindo cada vez mais pessoas. A condição é diagnosticada há um tempo na sociedade sendo comum entre homens e mulheres. A doença aparece de repente e pode levar o indivíduo ao fundo do poço. Em alguns casos é muito difícil sair de uma situação como esta.

A enfermidade possui evolução gradativa e lenta. Os quadros variam de acordo com o organismo do paciente podendo demorar mais ou menos e possuir diferentes intensidades. Em situações de depressão simples o indivíduo consegue se curar em poucas semanas no entanto podem haver recaídas. Em casos mais complicados o tratamento costuma ser longo e muito trabalhoso demorando um bom tempo para surgirem os resultados.

O diagnóstico precoce da depressão auxilia no tratamento. Diante dos sintomas um médico deve ser logo consultado. São inúmeros os fatores que levam uma pessoa a desenvolver a condição. Podemos destacar por exemplo o uso de álcool de drogas o isolamento social a perda de entes queridos o término de namoros a demissão em empregos e o divórcio. Algumas enfermidades como o hipotireoidismo e certos tipos de câncer também são capazes de provocar uma depressão.

Sintomas da depressão

Pessoas deprimidas tendem a demonstrar algumas condutas um tanto quanto parecidas. Durante o diagnóstico estas são avaliadas para um bom desempenho no tratamento. Podemos destacar como sintomas da depressão a fadiga a falta de sono ou o excesso do mesmo a perda ou o ganho de peso a falta de interesse em atividades diversas a culpa constante um sentimento de inutilidade e pensamentos relacionados à morte por exemplo.

Não são todos os deprimidos que apresentam a totalidade dos sintomas no entanto a maioria deles costuma estar presente. Sentir-se deprimido grande parte do tempo é talvez o indício mais forte de uma depressão. Caso note que algum parente ou amigo esteja desanimado e com sintomas da doença entre imediatamente em contato com um profissional. A detecção precoce da depressão ajuda no tratamento. Quanto antes este começar maior será a chance de cura.

Diagnóstico e tratamento

Geralmente o diagnóstico é definido quando o paciente possui 2 ou mais dos sintomas mencionados acima. Além dos sinais é preciso haver o estado deprimido por mais de 2 semanas sem que tenha existido melhoras.

A depressão pode ser classificada em 3 grupos diferentes sendo que esta divisão favorece para um melhor tratamento. A idade do paciente a intensidade da enfermidade e a duração dos sintomas são também fatores levados em conta para tanto.

A depressão é uma doença que possui cura portanto não hesite em contatar um profissional. Indivíduos deprimidos podem tentar suicídio ou ter atitudes perigosas desta forma procurar por um médico é a melhor solução. Dependendo do fator que vem provocando a depressão certos medicamentos costumam ser receitados. Além disto o acompanhamento psicoterápico é uma medida obrigatória.

Sofrer de depressão é algo terrível. A vida parece não ter sentido e perde-se a vontade de continuar vivendo. Não deixe que este mal acometa as pessoas que você ama. Diante dos sintomas consulte imediatamente um profissional.

Deixe uma resposta