Sintomas da Pancreatite

    0
    104

    O que é pancreatite?

    Esta enfermidade acomete o pâncreas e possui um caráter crônico ou agudo. Tanto homens quanto mulheres de todas as idades estão vulneráveis sendo que certas medidas podem ser tomadas por precaução.

    A pancreatite possui ligação direta com o consumo de álcool. Além disto outros são os fatores que podem levar um indivíduo a desenvolver a doença. Geralmente a pancreatite aguda é provocada pela migração de cálculos biliares que passam a ocupar o terminal do colédoco dificultando a passagem das secreções do pâncreas.

    Já no caso da pancreatite crônica as causas possuem mais relação com a ingestão em grande quantidade e por tempo prolongado de bebidas alcóolicas. Isto porque estas substâncias acabam provocando mudanças no parênquima pancreático como devido a endurecimentos e fibroses levando a um atrofiar do órgão em questão. Além disto o acúmulo de cálcio no duto pancreático é outro forte motivo sendo que a grande maioria das pessoas que tem a forma crônica pode acabar tendo surtos da forma aguda da doença.

    A pancreatite possui cura e é preciso procurar um médico diante dos primeiros sinais. É recomendado não exagerar nas bebidas alcóolicas pois o álcool é extremamente prejudicial ao pâncreas. Portadores da enfermidade necessitam eliminar de vez este hábito.

    sintomas da pancreatite

    Sintomas da pancreatite

    Pode-se dizer de uma forma geral que os sintomas da pancreatite aguda são:

    • Forte dor abdominal com início quase sempre abrupto;
    • Dor que irradia para as costas;
    • Náuseas;
    • Vômitos;
    • Icterícia.

    Já com relação á pancreatite crônica os sintomas que podemos destacar são:

    • Dor forte no abdômen que irradia para as costas;
    • Diarreia;
    • Desenvolvimento de diabetes pois o pâncreas vai paulatinamente perdendo suas funções tanto endócrinas quanto exócrinas.

    Estes são apenas alguns dos indícios de que a pessoa pode estar sofrendo de pancreatite. É muito importante procurar por ajuda logo que os primeiros incômodos derem sinal de forma a evitar transtornos maiores. A pancreatite possui cura e necessita de tratamento o quanto antes. A grande maioria das doenças possui melhor prognóstico quando precocemente detectada e tratada.

    Diagnóstico e tratamento

    Para o devido diagnóstico o médico irá fazer um completo exame clínico do paciente assim como algumas perguntas referentes aos seus hábitos de vida principalmente com relação ao consumo de drogas e de álcool.

    A confirmação do diagnóstico costuma estar pautada nos resultados de exames de sangue de ultrassom abdominal e de raios-x. Após a certeza do caso o tratamento necessita ter um início.

    O tratamento da pancreatite aguda consiste basicamente em repouso até que a inflamação do pâncreas regrida. No entanto para que ele tenha sucesso é necessária uma internação hospitalar e a administração de soro pela veia do paciente. Não há um medicamento que atualmente consiga desinflamar o órgão por isto tais medidas são importantes. Em casos mais graves pode ser preciso uma intervenção cirúrgica para remoção do material já necrosado. Para a pancreatite crônica o tratamento também visa o repouso do pâncreas. É preciso evitar alimentos gordurosos e analgésicos são prescritos para o controle da dor.

    LEAVE A REPLY