Sintomas da Tuberculose

    0
    62

    O que é tuberculose?

    Esta é uma doença da qual muito já escutamos falar. A condição acomete principalmente os pulmões e pode ser fatal. Ela é altamente contagiosa e é provocada por uma bactéria que costuma ter mais ação em idosos ou em indivíduos com problemas no sistema imunológico.

    Causada por um microrganismo que recebe o nome de Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch a tuberculose foi identificada por um médico alemão que possuía este sobrenome. Outras espécies de bactéria também podem levar ao problema como a Mycobacterium bovis no entanto geralmente ela é provocada pela de Koch.

    A tuberculose é muito contagiosa o que aumenta as preocupações com a enfermidade. Ela pode afetar diferentes órgãos como os rins a pele e o cérebro. A mais conhecida forma de tuberculose é a pulmonar que gera um enorme número de mortes até hoje em dia.

    A transmissão se dá de forma direta ou seja de pessoa para pessoa. Um indivíduo contaminado com o bacilo pode passar para outro através da tosse da fala ou de um espirro por exemplo. Algumas pessoas estão infectadas e não demonstram sinais pois o organismo está em condição de se defender devidamente. No entanto em outros indivíduos a condição pode ser rapidamente fatal.

    Sintomas da tuberculose

    Certas pessoas passam um bom tempo sem manifestarem qualquer espécie de sintoma. Além disto é comum que estes quando presentes sejam confundidos com o da gripe. A manifestação ou não dos sintomas depende bastante do organismo do paciente e do estado do seu sistema imunológico o que explica sua maior incidência na população idosa.sintomas da tuberculose

    Pessoas que estão com baixa imunidade permitem que a bactéria se multiplique levando ao terrível quadro. A complicação é mais frequente em indivíduos que se alimentem mal ou que vivam em locais com más condições de higiene. Podemos dizer que de uma forma geral os sintomas da tuberculose são:

    • Tosse frequente;
    • Febre;
    • Dores;
    • Produção de catarro excessiva;
    • Sudorese;
    • Falta de apetite;
    • Perda de peso.

    Casos mais graves de tuberculose podem ainda vir acompanhados de tosse com sague. Diante dos primeiros sinais um médico deve ser procurado. A condição piora rapidamente e além disto o doente é potencial agente transmissor da doença.

    Tratamento

    O tratamento consiste basicamente no uso de antibióticos por um período determinado. No Brasil os medicamentos são distribuídos gratuitamente nos postos de saúde. Geralmente depois de 15 dias de medicação os pacientes já deixam de transmitir a doença a outras pessoas. Para que o problema seja devidamente controlado o tratamento tem de ser levado a sério do começo ao fim.

    A pessoa que contraiu tuberculose necessita ficar sob monitoramento médico. O bacilo precisa ser eliminado para que complicações decorrentes da doença não surjam. Atualmente existe uma vacina que apesar de não evitar a enfermidade por completo pode ajudar bastante. Manter bons hábitos de higiene e de alimentação são medidas imprescindíveis para se proteger da tuberculose. Portadores do vírus da AIDS e diabéticos estão mais vulneráveis a condição devendo ter um cuidado redobrado.

    NO COMMENTS

    LEAVE A REPLY