SP recebe congresso mundial de corridas de rua

    0
    29

    Apontado atualmente como o segundo esporte mais popular do Brasil com cerca de 4 milhões de praticantes a corrida de rua ganhará mais um destaque esta semana em São Paulo. Entre os dias 2 e 5 de abril a capital paulista será sede do 17º Congresso Mundial da AIMS (Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Longa Distância) o primeiro a ser realizado na América Latina.

    O encontro da AIMS irá discutir os diversos temas que envolvem a organização das provas de rua. O encontro contará com a participação dos principais organizadores de Maratonas do Mundo: Nova York Berlim Mumbai Praga México Costa Rica e África do Sul entre outras. O Brasil será representado por José Inácio Werneck (pioneiro no jornalismo esportivo ligado as corridas) e David Cytrynowicz (presidente da Corpore).

    O cuidado com a saúde de quem pratica o esporte também estarão na pauta das discussões. O tema será encabeçado pelo especialista William Roberts Professor do Departamento de Medicina Familiar e Saúde Comunitária da Escola de Medicina de Minnesota diretor médico da Maratona de Twin Cities (USA) e que é ligado a diversos órgãos de medicina esportiva internacional.

    Nos últimos anos as corridas de rua vêm se tornando um importante fator econômico para as cidades apresentando um crescimento anual de 20 a 30%. Este esporte movimenta em torno de R$3 bilhões/ano influenciando também uma série de outros mercados agregados como o de material esportivo e bebidas isotônicas. Por causa disso muitas empresas passaram a associar seu nome às corridas de rua apostando em uma atividade que agrega saúde aos participantes.

    Raios-X das corridas em São Paulo:

    – O ano dispõe de 52 semanas. Segundo o CET em 47 delas acontecem mais de 130 provas (há finais de semana já reservados para eventos especiais como Carnaval Fórmula 1 e Finados). Há finais de semanas em que se chega a realizar até três provas na cidade de São Paulo em áreas separadas para que um evento não comprometa o outro (fonte: Eduardo Macabelli – Superintendente de Operações do CET)

    – Com o crescimento do esporte no dia 16/03/09 foi publicado uma normativa no Diário Oficial do Estado criando novas regras e aumentando o rigor para o surgimento de novas provas na cidade que busca primar pela qualidade das que já existem.

    – Nas provas tem se observado um grande crescimento da participação feminina que apresentou entre os anos de 2003 e 2008 uma evolução de 189% em eventos Corpore (saltando de 13710 inscritas em 2003 para 39666 em 2008). No mesmo período a participação masculina evoluiu 107% (de 45268 para 93524).

     

    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

    Compartilhar
    Artigo anteriorMarca lança linha de roupas fitness no clima da Copa
    Próximo artigoUse a Lei da Atração para ter mais saúde e equilíbrio

    Deixe uma resposta