Supositório de glicerina para bebês

0
496
 Supositórios de glicerina

Os supositórios de glicerina são formas farmacêuticas que devem ser inseridas no ânus na vagina ou na uretra variando de acordo com a finalidade. Quando já dentro do corpo eles se dissolvem e exercem função local ou sistêmica.

Eles podem agir como laxantes antissépticos anestésicos anti-inflamatórios ou adstringentes por exemplo. Na grande maioria das vezes ele é usado em pessoas que sofrem de prisão de ventre.

Os supositórios de glicerina para adultos são diferentes dos para crianças e bebês. Estes são mais finos e compridos enquanto que os de adultos são geralmente menores e mais largos. Além de ser muito útil no combate à prisão de ventre e de levar à evacuação quase que imediata o supositório de glicerina ainda lubrifica o caminho do reto fazendo com que as fezes passem com mais facilidade e evitando irritações e machucados.

Supositório de glicerina para bebês

Conforme mencionamos os supositórios pediátricos são diferentes anatomicamente falando dos de uso adulto. Eles são mais finos e compridos e devem ser inseridos por via retal pela parte mais achatada.

Eles são indicados especialmente em casos de bebês com prisão de ventre. Isto porque é bastante comum quando se toma apenas leite materno acabar desenvolvendo certa dificuldade para evacuar. A prisão de ventre é um dos mais frequentes problemas em recém-nascidos e em crianças com menos de 3 anos de idade.

Apesar do uso de supositórios ser indicado nestes casos é muito importante consultar um pediatra antes de tomar qualquer decisão. Somente um profissional pode avaliar corretamente cada situação e decidir o que é melhor em cada caso.

Como funcionam?

Os supositórios de glicerina atuam especialmente no combate à prisão de ventre. Eles promovem a evacuação quase que imediata e também lubrificam o caminho. Com isto eles impedem irritações e machucados que posteriormente poderiam levar ao desenvolvimento de hemorróidas. Além disto os supositórios de glicerina amaciam o bolo fecal tornando a evacuação o mais suave e natural possível.

Muitas vezes as fezes não conseguem sair porque estão endurecidas e presas na parte inferior do cólon provocando sensação de constipação. Desta forma o supositório de glicerina atua também no sentido de promover hidratação ao puxar a água do corpo em direção a esta massa fecal endurecida. Um bolo fecal macio pode transitar com maior facilidade pelo intestino até chegar ao ânus dando fim à prisão de ventre.

Além do que já foi dito os supositórios de glicerina ainda estimulam os movimentos dos músculos intestinais. Com isto as fezes são encaminhadas com mais facilidade para o ânus evitando mais uma vez a prisão de ventre e o possível surgimento de hemorróidas no futuro.

Como inserir?

Apesar de dar um pouco de pena muitas vezes não há outra saída a não ser utilizar os supositórios de glicerina em bebês. Caso o médico recomende esta alternativa não se esqueça de perguntar em detalhes como fazer.

Os supositórios já foram produzidos pelas indústrias farmacêuticas com o intuito de facilitar a tarefa ou seja eles são cilíndricos com pontas arredondadas e finas e possuem consistência de manteiga. Assim que ele entrar pelo ânus do bebê já começará a fazer efeito dando fim ao desconforto da prisão de ventre.

Antes de tudo é importante lavar bem as mãos. Em seguida retire a fralda do bebê e com a cartelinha do supositório ainda fechada esquente-o entre as duas mãos. Abra o pacote pegue o supositório e levante ambas as pernas do bebê. Certifique-se de que o supositório está com a pontinha bem amolecida e segurando-o entre o polegar e o dedo indicador introduza-o devagarzinho. Empurre-o pela parte mais arredondada até ficar totalmente dentro do ânus.

Para certificar-se de que ele não irá sair segure as nádegas do bebê juntinhas uma da outra por alguns minutos. Antes de soltar coloque a fralda e em seguida dê a ele algo para se distrair já que a princípio sentirá um certo incômodo no bumbum.

Expulsão

Depois de alguns minutos o supositório já irá fazer efeito. As fezes podem apresentar aspecto aquoso ou sólido no entanto em ambos os casos elas terão saído com facilidade devido ao efeito do supositório.

Com a ajuda do supositório de glicerina tanto adultos como crianças podem resolver o problema de prisão de ventre. Não é incomum ocorrer até mais de uma evacuação por dia depois do uso do fármaco. No caso de adultos é importante certificar de que o intestino foi totalmente esvaziado antes de sair de casa de forma a evitar constrangimentos.

Antes de tomar a decisão pelo uso de qualquer medicamento é fundamental conversar com um médico especialmente com relação a bebês e a crianças pequenas. Somente um profissional está apto a avaliar uma condição e a dizer qual é a melhor alternativa para cada caso. Nunca realize auto-medição pois pode piorar ainda mais uma condição.

Deixe uma resposta