Tenesmo

0
170
O que é tenesmo?

É uma condição caracterizada pela vontade constante de defecar apesar de não haver necessidade. Indivíduos com tenesmo ficam com vontade de defecar mesmo quando o reto está vazio sendo uma condição que geralmente vem acompanhada de ansiedade. O tenesmo pode também levar à sensação de evacuação incompleta com ou sem presença de dor.

Dentre as causas mais frequentes podemos destacar por exemplo síndrome do intestino irritável infecções renais doenças sexualmente transmissíveis tumores no reto e doença inflamatória intestinal. Diante dos sintomas um médico deve ser procurado para que se avalie devidamente o que pode estar provocando a condição.

O diagnóstico costuma ser simples e efetivo sendo que na grande maioria das vezes o tenesmo pode ser devidamente tratado. Nunca realize automedicação e diante de sintomas procure por um médico visto que a prática pode ser perigosa e ainda mascarar outras condições mais preocupantes.

Como se adquire?

Geralmente as pessoas com tenesmo sofrem de condições que levam a tanto por exemplo alguma infecção retal ou doença sexualmente transmissível. Tanto os homens quanto as mulheres estão vulneráveis à doença sendo que outras possíveis causas são doença inflamatória intestinal síndrome do intestino irritável e até mesmo câncer de reto.

Outras causas não tão comuns do tenesmo são doença diverticular prolapso hemorroidário estomatizados e disfunção do assoalho pélvico. O tenesmo é uma condição que pode e deve ser tratada por isso não hesite em procurar pela ajuda de um profissional diante dos sintomas.

Sintomas

A pessoa com tenesmo tem a constante sensação de que precisa defecar ainda que não exista nada no reto. O tenesmo é portanto caracterizado por esse incômodo na região fecal que pode ou não vir acompanhado de sensação de evacuação incompleta com ou sem dor.

A condição afeta igualmente homens e mulheres e normalmente vem acompanhada de sintomas característicos da ansiedade. São várias as doenças que podem levar a tanto por isso um médico deve ser consultado diante dos primeiros sintomas de forma a identificar o que realmente vem provocando os sinais.

O tenesmo pode ser um sintoma de câncer de reto por exemplo ou ainda de alguma doença sexualmente transmissível ou infecção perigosa portanto não deixe de procurar por um profissional quando dos sintomas de forma a estabelecer um diagnóstico e de começar o tratamento mais adequado.

Diagnóstico

São várias as causas que podem levar ao tenesmo por isso um profissional de qualidade deve ser consultado diante dos sintomas acima mencionados especialmente em caso de sangramento ou de perda de peso.

Durante a consulta é preciso manter a calma e responder atentamente as perguntas do médico. A anamnese e o exame físico são as principais alternativas para diagnóstico incluindo o toque retal. Podem ser necessários exames mais específicos como a colonoscopia e a retossigmoidoscopia assim como dependendo do resultado desses exames outros ainda podem ser solicitados pelo médico.

Depois de determinado o que vem provocando a constante sensação de necessidade de evacuar é preciso dar início ao tratamento mais adequado para tanto. Esse pode envolver várias modalidades visto que são muitas condições que podem levar a um quadro de tenesmo.

Tratamento

O tratamento do tenesmo vai variar dependendo do que vem provocando a condição sendo que ele pode ser mais ou menos invasivo assim como mais ou menos efetivo. Um tenesmo provocado por alguma infecção por exemplo deve ser tratado com o uso de antibióticos. Já um tenesmo provocado por alguma doença sexualmente transmissível requer outras medidas de tratamento sendo necessário tratar também o parceiro sexual em alguns casos.

Um tenesmo provocado por ansiedade deve ser tratado com sessões de terapia já um tenesmo provocado por um câncer de reto necessita de outros cuidados ou seja dependendo do que vem provocando a condição o tratamento pode variar bastante. O fundamental é procurar por ajuda diante dos primeiros sintomas para manter a saúde monitorada. Além disso na grande maioria das vezes quanto antes a condição é diagnosticada melhores são as chances de tratamento por isso não hesite em procurar pela ajuda de um profissional.

Prevenção

O tenesmo pode ser prevenido com cuidados básicos de higiene por exemplo. Além disso relações sexuais devem ser feitas sempre com o uso de proteção o que também ajuda na prevenção de tenesmo.

Procure realizar exames de rotina de forma a manter o corpo monitorado e protegido dessa e de outras condições. Tenesmos podem também ser provocados por ansiedade por isso uma forma de prevenir o surgimento da condição é mantendo a calma e não se expondo a situações estressantes ou que provoquem ansiedade.

Lembre-se de procurar por ajuda diante dos primeiros sintomas e de nunca realizar automedicação pois a prática pode ser perigosa e ainda mascarar uma condição mais preocupante. Um tenesmo pode ser sintoma de câncer de reto por exemplo portanto sempre procure por um profissional para ver o que realmente vem provocando os sintomas em questão.

LEAVE A REPLY