Teste de Gravidez de Farmácia

    0
    133

    O que é o teste de gravidez de farmácia?

    É um método utilizado quando há a suspeita de gravidez. Também chamado de teste caseiro de gravidez ele existe no mercado desde os anos de 1970 e vem se tornando cada vez mais utilizado e confiável. Apesar disto o meio mais certo para se confirmar uma gravidez é ainda através de uma dosagem sanguínea do hCG o hormônio gonadotrofina coriônica humana.

    Este hormônio somente é produzido pela mulher quando é implantado no útero o óvulo fertilizado pelo espermatozoide sendo rara uma situação em que haja hCG circulante sem que uma gravidez esteja em curso. A implantação no útero acontece de uma forma geral cerca de 6 dias depois que o óvulo e o espermatozoide se encontraram. Quanto mais a gravidez avança mais gonadotrofina coriônica humana é produzida pelo feto. Os níveis de hormônio dobram em média a cada 2 ou 3 dias durante as primeiras semanas da gestação.

    O teste de gravidez de farmácia é uma forma eficaz de detectar a gravidez quando utilizado da maneira correta. Assim como qualquer outro hormônio humano o hCG é filtrado pelos rins e é em partes eliminado na urina. Este teste de gravidez utiliza a identificação de hCG na urina para definir se a mulher está ou não grávida. Caso tenha hormônio na urina ela está grávida.

    teste de gravidez de farmacia

    Quando escolher este método?

    Este método não costuma ser muito eficaz quando a gravidez está em fase precoce. Neste período pode ainda não haver quantidade suficiente de hCG na urina o que acaba levando a resultados duvidosos. O ideal é realizar o teste de farmácia após uma semana de atraso na menstruação.

    Como o nível do hormônio aumenta bastante nas primeiras semanas caso o teste tenha dado negativo mas a pessoa tenha quase certeza da gravidez aconselha-se repeti-lo após uma semana. Não é indicado realizar este teste logo depois do primeiro dia de atraso menstrual. É importante também ficar de olho nas diferentes marcas de teste de gravidez que existem no mercado. Alguns são mais eficientes e outros menos um profissional da farmácia pode ajudar na escolha.

    Como utilizar?

    São muitas as marcas de teste de gravidez de farmácia que existem no mercado. A grande maioria dos testes funciona da seguinte forma:

    • Abra o produto na hora em que for utilizá-lo e depois de ter lido todas as instruções. Não é necessário que se use a primeira urina do dia no teste. Ele pode ser realizado a qualquer momento;
    • Após aberto o produto retire a tampa de forma a deixar descoberta a tira absorvente;
    • Urine sobre a pontinha da tira absorvente por um período de 10 segundos ou até que ela fique bem molhada. Outra opção é urinar em um potinho e depois mergulhar a fita por em média 5 segundos;
    • Tampe a fita novamente e deixe o teste em repouso sobre uma mesa por no mínimo 1 minuto. Após este tempo o resultado começa a surgir.

    Apesar de todos funcionarem mais ou menos igual é imprescindível ler a bula do produto antes de utilizá-lo. Desta forma riscos são testes-de-gravidezevitados e o resultado será melhor interpretado.

    Como interpretar?

    Os testes de gravidez de farmácia possuem duas janelinhas. Uma delas é chamada de janela de controle a outra de janela de resultado. Cada produto deixa muito bem claro qual janela é qual.

    A janela de controle ajuda a saber quando a quantidade de urina na fita adesiva já é o suficiente para o teste. Caso não apareça um risco na janela de controle o exame não será válido já que a quantidade de urina foi insuficiente. Após cerca de 1 minuto a janela de resultado já começa a mostrar algo. Caso haja hCG na urina ou seja caso a mulher esteja grávida a janelinha de resultado apresentará um risco igual ao da janela de controle. Quanto maior for o nível do hormônio no sangue mais forte será a marcação.

    Muitas vezes o risco na janela de resultado não surge mesmo quando a pessoa está grávida pois a quantidade de hCG na urina ainda é pequena. Por este motivo o teste não é indicado em casos de gravidez precoce. É preciso esperar no mínimo 1 semana de atraso na menstruação para realizá-lo.

    A fita absorvente reage apenas à existência do hCG. Quando a mulher não está grávida a janela de resultado fica totalmente em branco. Todos os testes de farmácia precisam ser lidos dentro de um intervalo de 1 a 10 minutos após a realização. Caso se espere muito tempo a urina evapora e o resultado pode ser errado.

    É eficaz?

    O método é eficaz quando realizado da maneira correta. É preciso esperar no mínimo 1 semana de atraso na menstruação para realizá-lo. Caso a mulher fique em dúvida com relação ao resultado ela pode fazer o teste novamente após 1 semana. Como o nível de hCG aumenta rapidamente durante as primeiras semanas de gravidez a tendência é que o teste marque cada vez mais forte a janela de resultado.

    Diante de dúvidas ou quando da necessidade de maior certeza é aconselhável um exame de sangue e uma consulta a um ginecologista. Desta maneira caso haja gravidez as medidas necessárias já podem ser realizadas.

    teste-de-gravidez-como-fazer

    Quais cuidados devem ser tomados?

    Mulheres que estejam tomando medicamentos diversos podem sofrer com a interferência destes no resultado do teste. Algumas doenças raras levam à produção do hormônio mesmo quando não há gravidez é preciso ficar atento. O consumo de álcool e o uso de anticoncepcionais também podem acabar interferindo no resultado. Muitas vezes é preciso recorrer a outros métodos.

    É importante ficar atento ao tempo para a verificação do resultado. Não se deve colocar a urina em um pote sujo ou contaminado. A maioria dos testes já inclui um pote em específico caso não venha incluso colha a urina em um copo descartável. A pressa não ajuda neste momento. É imprescindível ler a bula do produto antes de dar início ao procedimento. O risco na janela de resultado mesmo quando bem clarinho é sinal de gravidez positiva. Em casos de dúvidas o exame deve ser repetido.

    NO COMMENTS

    LEAVE A REPLY