TIFO | Causas Sintomas e Tratamento

    0
    106

    Tifo uma doença perigosa!

    Este é o nome de doenças infectocontagiosas causadas por insetos que possuem parasitas em seus interiores. Existem alguns diferentes tipos de tifo e são comuns de ocorrerem em zonas com saneamento básico precário. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito do tifo considerando os seguintes tópicos:

    • O que é tifo;
    • Como se adquire;
    • Quais são os sintomas;
    • Como é feito o diagnóstico;
    • Como é o tratamento;
    • Como prevenir.

    O que é tifo?

    Tifo é uma doença extremamente contagiosa causada por bactérias do tipo Rickettsia typhi ou Rickettsia prowazekii. As bactérias Rickettsia prowazekii são causadoras do tifo conhecido por epidêmico ou exantemático. Já as bactérias Rickettsia typhi são as responsáveis pelo tifo endêmico ou murino.

    Quem transmite as bactérias para o ser humano são piolhos ou pulgas. Estas doenças são bastante comuns de existirem em locais onde o saneamento básico não é adequado e onde se encontra más condições de saúde. Muitas pessoas já morreram de tifo. É uma doença altamente contagiosa e que se espalha rapidamente em grandes aglomerações. Campos com refugiados de guerra são locais propícios para o desenvolvimento da doença. Foi inclusive uma das principais doenças entre as pessoas que estavam em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial por exemplo.

    tifo

    Como se adquire?

    O tifo epidêmico é transmitido através do piolho. As bactérias Rickettsia prowazekii são parasitas que habitam o interior das células intestinais destes insetos. Estes quando defecam acabam expelindo os parasitas. Os indivíduos em contato com piolhos ao se coçarem ao até mesmo através de feridas já abertas acabam permitindo a entrada das bactérias no organismo. Com isto após cerca de 14 dias estas já estarão alojadas no interior dos tecidos que revestem os vasos do corpo humano e começarão a gerar sintomas.

    O tifo endêmico é causado por pulgas que transmitem as bactérias Rickettsia typhi para as pessoas. Geralmente os roedores são os principais hospedeiros desta doença. Quando as pulgas que estão com as bactérias em seus interiores entram em contato com os seres humanos ocorre o contágio. É portanto uma doença bastante comum de ocorrer em locais próximos à população de roedores ou em lugares com más condições de higiene. Após o contágio através da pulga os sintomas tendem a se manifestarem em até 15 dias.

    Quais são os sintomas?

    Todos os tipos de tifo possuem sintomas bem parecidos. Na forma endêmica estes são mais brandos. Alguns dos principais sintomas quando ocorre o contágio são por exemplo:

    • Fadiga;
    • Febre alta;
    • Dor de cabeça;
    • Calafrios;
    • Dores musculares;
    • Delírios;
    • Manchas vermelhas pelo corpo principalmente na região do peito.

    Como é feito o diagnóstico?

    Diante de quaisquer sintomas acima deve-se procurar por ajuda médica. O tratamento quando feito de forma adequada costuma dar bons resultados. Desta forma deve-se entrar em contato com profissionais e provavelmente alguns exames laboratoriais serão pedidos.

    Através da análise clínica o médico já levanta algumas suspeitas entretanto exames como o hemograma podem ajudar na certeza do diagnóstico. Após os resultados deve-se dar início imediato ao tratamento.

    tifo doença

    Como é o tratamento?

    O tratamento consiste basicamente no uso de medicamentos antibióticos. Alguns outros medicamentos podem ser prescritos com o intuito de amenizar sintomas. Quando o tratamento é feito de forma adequada os resultados costumam ser satisfatórios. Entretanto caso não se busque por auxílio médico o tifo pode piorar consideravelmente e levar à morte.

    Como prevenir?

    O controle da proliferação de roedores pode ser feito. Além disto deve ser adotado em todos os locais boas condições de higiene. Saneamento básico é de extrema importância para o controle da doença.

    O tifo é comum em grandes aglomerações com más condições. Estas situações devem ser evitadas. O contato com ratos e outros roedores também não é indicado. As pulgas e os piolhos devem ser eliminados. Estas são algumas medidas básicas para que ocorra a prevenção do tifo. Esta doença já causou a morte de um número enorme de pessoas e é extremamente contagiosa portanto todo o cuidado é muito necessário. Diante de qualquer sintoma consulte um médico. O tratamento quando feito de forma adequada e o mais brevemente possível costuma dar bons resultados. Fique sempre de olho nos sinais que seu corpo emite. Sua saúde deve vir em primeiro lugar.

    Deixe uma resposta