Tosse Seca

    0
    115

    O que é tosse seca?

    Muitas são as causas que podem levar à tosse seca como alergias a fatores químicos e ambientais fumo má qualidade do ar e até mesmo um refluxo gástrico. Ela é caracterizada como uma tosse não relacionada à produção de expectoração por isso é chamada de seca. Geralmente no entanto essa tosse tende a evoluir para uma com expectoração conforme a progressão da doença.

    A tosse seca pode provocar bastante dor e comichão na garganta além de acabar irritando e inflamando o local. Ela é também o sintoma de uma série de condições desde algo mais simples como um resfriado até algo mais preocupante como um câncer de pulmão.

    São os outros sintomas associados à tosse seca que permitem que um diagnóstico correto seja estabelecido. Na grande maioria das vezes a situação pode ser bem controlada através de medicamentos e de mudanças nos hábitos de vida. Diante dos primeiros sintomas não deixe de procurar por ajuda médica.

    Como se adquire

    A tosse seca pode ser desencadeada por uma série de fatores como o fumo e a má qualidade do ar. Alergias a outros fatores tanto químicos como ambientais também podem provocar a condição. Indivíduos que vivem ou frequentam ambientes com ar-condicionado estão ainda mais predispostos a tanto.

    Além disto a tosse seca pode ser um sintoma de doenças como o resfriado refluxo gastro-esofágico e até mesmo câncer de pulmão. Ela pode acometer tanto homens quanto mulheres do todas as idades portanto é preciso cuidado.

    Sintomas

    A tosse seca é caracterizada pela não expectoração ou seja é uma tosse relacionada ao não congestionamento das vias aéreas. No entanto quando não recebe o devido tratamento ou quando o tratamento não é o suficiente ela pode evoluir para uma tosse com expectoração.Tosse seca

    Este tipo de tosse provoca dor e irritação na garganta devido a sua secura. Além disto uma tosse não produtiva acaba forçando por demasia os músculos do tórax e também os das costas gerando bastante desconforto.

    Diante dos primeiros sintomas um médico deve ser procurado de forma a identificar o que vem causando a situação e de evitar transtornos futuros. A grande maioria das condições pode ser melhor tratada quando é precocemente diagnosticada portanto não hesite em pedir por ajuda.

    Diagnóstico

    É muito importante que um diagnóstico diferencial seja estabelecido de forma a identificar corretamente o que vem provocando a condição. Quando o diagnóstico correto é estabelecido o tratamento é rápido e eficaz.

    Para tanto além do exame clínico e da análise dos outros sintomas evolvidos pode ser necessário um estudo do histórico do paciente. Em casos de dúvidas exames complementares como de imagens e laboratoriais podem também ser solicitados pelo profissional envolvido.

    A tosse seca geralmente está associada a alergias ao hábito de fumar e à má qualidade do ar. Portanto estar atento aos hábitos de vida do paciente é de grande ajuda. Quando a tosse passa a produzir expectoração é preciso ainda mais cuidado entretanto de uma forma geral o prognóstico é quase sempre positivo.

    Como é feito o tratamento

    Depois de determinada a causa da tosse seca um tratamento deve ter início. Ele deve ser levado a sério e feito com cuidado para que não haja recidivas. Normalmente o médico indica o uso de algum medicamento antitússico por determinado período assim como de supressores de tosse fiável.

    Além do uso dos medicamentos é fundamental que a pessoa tenha atenção aos seus hábitos de vida caso contrário o tratamento não será eficaz. Fumantes devem deixar de fumar e indivíduos que frequentam ambientes com ar-condicionado devem evitar tal situação assim como ambientes secos e com ar de má qualidade por exemplo. De uma forma geral mudanças nos hábitos de vida e o uso de medicamentos específicos podem auxiliar eficazmente no tratamento da tosse seca. Lembre-se de nunca realizar auto-medicação e nem de tomar remédios que possam ter ajudado parentes e amigos sem a indicação de um profissional. Somente um médico especialista está apto a avaliar corretamente cada caso e indicar a melhor opção para determinadas situações.

    Como prevenir

    Conforme mencionamos a tosse seca é geralmente provocada por alergias a fatores químicos ou ambientais pelo fumo pela má qualidade do ar e até mesmo por outras doenças. Evitar fumar e frequentar locais com ar-condicionado por exemplo podem ser medidas preventivas bastante eficazes neste sentido.

    Alguns indivíduos já são mais predispostos do que outros à condição e devem portanto ter ainda mais atenção. Diante dos primeiros sintomas um médico precisa ser logo procurado de forma a evitar transtornos futuros e de possibilitar um bom tratamento.

    A grande maioria das condições pode ser melhor tratada quando é precocemente detectada portanto não hesite em procurar por ajuda. Além disto realize exames de rotina e consulte um médico com frequência para que o organismo esteja sempre bem monitorado.

    Compartilhar
    Artigo anteriorEspermograma
    Próximo artigoCâncer de colo de útero

    Deixe uma resposta