Transforme a sua casa… num spa!

Chegado a casa depois de um dia intenso de trabalho, a única coisa que lhe apetece mesmo é relaxar. Imagine, por um instante, que a sua casa é um spa e que o momento de descontracção se inicia exactamente… agora! Comece por criar o ambiente, baixar a intensidade das luzes e encher a banheira de água. Et voilà, um relaxamento puro e uma experiência inesquecível sem sair de casa.

Crie o ambiente certo

Transformar a sua casa de banho num irresistível espaço zen é uma tarefa bem menos complicada do que pode imaginar. Para isso, basta decorá-lo e perfumá-lo bem ao gosto oriental. Velas aromáticas, incensos, bambus e flores são alguns dos utensílios de que irá precisar. A terapeuta de spa Joana Vale recomenda por isso, que «enquanto prepara o banho, coloque algumas velas por todo o recinto».

«Perfumadas ou não, as velas são indispensáveis para criar o ambiente desejado, eliminando também a necessidade de recorrer a qualquer iluminação», explica a especialista. Para além das velas, pode também apostar nas potencialidades da aromaterapia e «colocar num queimador de incenso, juntamente com água, quatro a seis gotas do óleo essencial para relaxar». «Aconselha-se a lavanda, sândalo ou manjerona», refere.

E, para um ambiente perfeito, não se esqueça de acompanhar este momento com uma música serena e tranquila. «A musicoterapia ativa a mente, estimula a criatividade, produtividade e inteligência, para além de ser um óptimo antidepressivo natural», diz ainda. Se preferir, pode sempre «optar pelo silêncio, uma vez que é perfeito para esquecer tudo e aliviar as tensões criadas ao longo do dia», sugere Joana Vale.

Prepare o banho

Esta fase é fundamental para que a sua experiência seja um sucesso. Se o objetivo é mesmo relaxar, terá de optar por uma temperatura de água mais quente, que a permita descontrair por completo. «Recomenda-se que a água esteja a uma temperatura entre os 35 e os 40 graus, de modo a que o banho tenha um efeito verdadeiramente relaxante. Esta é a temperatura ideal para atingir um relaxamento total do corpo e da mente, ajudando a descontrair os músculos e melhorando a respiração, aliviando também o stress e a tensão acumulada», explica a especialista.

«Um bom banho de imersão reduz ainda os níveis de nervosismo, tristeza e agressividade, excelente para quem sofre de insónias», afiança Joana Vale. Por outro lado, se o que pretende é ganhar novas energias e tonificar- se, «deve então optar por uma temperatura de água abaixo dos 35 graus, para estimular a circulação e aumentar os níveis de energia», conclui Joana Vale.

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