Tratamento da Poliomielite

    0
    71

    O que é poliomielite?

    É a doença popularmente conhecida como “paralisia infantil”. Esta é provocada por um polivírus e acomete também um grande número de adultos apesar do nome. A poliomielite é uma enfermidade viral causada por um Enterovírus de distintos sorotipos imunologicamente falando. Ela geralmente está relacionada a maus hábitos de higiene por isto é mais frequente em crianças do que em adultos.

    Os primeiros sinais de poliomielite surgem na garganta ou nos intestinos. A partir daí o vírus vai se espalhando através da corrente sanguínea e pode acabar chegando ao cérebro. Caso a infecção atinja o sistema nervoso sérias complicações vêm em decorrência devido à destruição de neurônios motores. É comum nestas situações haver a paralisia flácida de alguns membros caracterizando um quadro de poliomielite.

    A enfermidade necessita de tratamento imediato caso contrário pode se espalhar e provocar danos irreversíveis até mesmo a morte. A transmissão se dá de forma direta ou seja de uma pessoa para a outra portanto os cuidados devem ser imensos. Pode ocorrer infecção fecal-oral por objetos por tosse por alimentos ou por água contaminada por exemplo. A melhor forma de se prevenir da poliomielite é tomando a vacina contra ela.

    Tratamento Poliomielite

    Sintomas

    Muitas pessoas desenvolvem a doença de forma assintomática entretanto é comum também a manifestações de sinais. Podemos destacar como sintomas de poliomielite:

    • Febre;
    • Vômitos;
    • Dor de garganta;
    • Dores pelo corpo.

    Quando a doença não atinge o sistema nervoso ela se parece muito com uma gripe conforme os sintomas mencionados acima. No entanto ao adquirir contornos graves os sinais mais comumente notados são:

    • Flacidez muscular;
    • Perda de reflexo.

    A flacidez tende a acometer mais os membros inferiores do que os superiores. Já a perda de reflexo ocorre em certas regiões. É preciso buscar por ajuda diante dos primeiros sintomas pois a condição é extremamente preocupante. A poliomielite quando não tratada leva facilmente à morte. Portanto não hesite em procurar por quem entende do assunto. O diagnóstico da enfermidade é basicamente feito com exames de fezes e do liquor. Uma eletroneuromiografia também pode ajudar neste sentido.

    Tratamento da poliomielite

    Esta doença possui um melhor prognóstico quando precocemente detectada. Portanto não deixe de consultar um médico com frequência. Além disto todas as crianças necessitam tomar a vacina contra a poliomielite e suas doses de reforço de forma a evitar complicações futuras.

    Os pacientes com poliomielite não recebem um tratamento em específico sendo que ficam sob observação durante tempos de repouso. Sessões de fisioterapia costumam ser necessárias assim como um acompanhamento ortopédico.

    A recuperação da paralisia pode ser total quando se busca logo por ajuda. Pacientes com diagnóstico precoce costumam ter uma melhora em até 10 dias. É fundamental buscar por um profissional diante dos primeiros sintomas pois as chances de cura ficam mais elevadas.

    Além da vacina contra a poliomielite existem outras medidas preventivas a serem adotadas. É importante por exemplo manter bons hábitos de higiene e nunca levar as mãos sujas à boca. Beber somente água tratada é indispensável assim como lavar utensílios de cozinha antes do uso comum.

    LEAVE A REPLY