Tratamento do AVC

    0
    207

    O que é AVC?

    Esta sigla é referente a acidente vascular cerebral muito conhecido como derrame. O AVC pode ser de dois diferentes tipos hemorrágico ou isquêmico. Em ambos os tipos é preciso que se encaminhe imediatamente a pessoa ao hospital devido ao risco iminente.

    O cérebro é um dos órgãos mais vascularizados do corpo humano. Quando um trombo se forma ou quando um êmbolo se instala em um vaso desta região o caminho do sangue fica bloqueado ou dificultado. Esta situação leva a um quadro típico de AVC isquêmico.

    A isquemia é a falta de sangue em um tecido ou órgão o que guia tal região à falência. Caso não seja revertida a tempo dá-se início a um infarto ou seja à morte das células por falta de irrigação sanguínea. Quando ocorre uma parada cardíaca por exemplo a falta de sangue pode ser tão grande a ponto de afetar o cérebro como um todo. Apenas cerca de 3 minutos de parada cardíaca pode promover danos irreversíveis no cérebro de um indivíduo.

    O AVC hemorrágico é um pouco menos frequente e costuma ocorrer devido a alguma fraqueza em artéria cerebral provocando sangramento intracraniano. Este tipo de AVC é mais perigoso do que o isquêmico pois tende a acometer uma área maior.

    tratamento avc derrame

    Sintomas do AVC

    Algumas pessoas são mais predispostas do que outras com relação ao AVC. Isto porque hábitos de vida influem muito neste sentido. A diabetes o fumo as bebidas alcóolicas a hipertensão a obesidade e o colesterol alto por exemplo facilitam a formação de trombos e de êmbolos portanto a atenção necessita ser redobrada.

    Os sintomas do AVC variam muito de acordo com a região afetada e com a intensidade do problema. Quanto maior for a área acometida maiores são as chances de complicações sérias. Geralmente o indivíduo que está tendo um AVC começa a sentir perda de força em algum dos membros do corpo. É comum também casos de cefaleia quando do AVC hemorrágico.

    Na grande maioria dos casos entretanto nenhuma dor é sentida o que aumenta ainda mais as preocupações. De uma forma geral nota-se:

    • Dificuldade para falar;
    • Paralisia motora;
    • Estados de não consciência;
    • Diminuição da força;
    • Perda do equilíbrio.

    Tratamento do AVC

    Cada caso de AVC leva a um tratamento específico. Esta condição é capaz de afetar diferentes áreas do cérebro e com diferentes intensidades portanto será preciso averiguar os danos causados para dar início a um tratamento adequado.

    Normalmente é necessária uma equipe com diversos profissionais da saúde como fisioterapeutas psicólogos e médicos no geral. As sequelas deverão ser tratadas entretanto nem sempre é possível revertê-las satisfatoriamente.

    Diante dos primeiros sinais de AVC o indivíduo necessita ser encaminhado para o hospital. Quanto antes menores serão os danos. Medidas terapêuticas serão realizadas de forma a reduzir os transtornos assim como alguns medicamentos podem ser prescritos. Mudanças nos hábitos de vida são também fundamentais para o sucesso do tratamento. Muitas vezes o AVC é fatal portanto não deixe de realizar exames de rotina para manter a sua saúde monitorada.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here