Tratamento para Cistite

    0
    72

    O que é cistite?

    É o nome dado para doenças infecciosas e/ou inflamatórias que acometem a bexiga. Na grande maioria das vezes as cistites são provocadas por microrganismos presentes no trato intestinal da própria pessoa. O agente mais comumente envolvido com a enfermidade é a bactéria Escherichia coli.

    No trato intestinal esta bactéria exerce importante função pois é imprescindível para a devida digestão dos alimentos. No entanto quando ela entra em contato com a bexiga ou com o trato urinário de uma forma geral acaba levando a uma série de problemas como infecções nos rins na bexiga ou na uretra. Caso a infecção se dê na bexiga recebe o nome de cistite.

    Esta doença afeta tanto homens quanto mulheres de todas as idades. Entretanto as mulheres estão mais vulneráveis já que a anatomia de seus corpos as deixa mais predispostas. Além da uretra do sexo feminino ser mais curta do que a do sexo masculino ela ainda fica posicionada mais próxima da região anal facilitando o contato com bactérias e com outros microrganismos.

    As cistites se dão de diferentes formas. Geralmente bactérias que não deveriam estar presentes no trato urinário se locomovem para a região provocando infecções e processos inflamatórios. Pacientes imunodeprimidos estão mais vulneráveis a contraírem cistite por infecção fúngica.

    tratamento para cistite

    Sintomas

    Indivíduos com cistite tendem a reclamar basicamente de:

    • Dor ao urinar;
    • Vontade frequente de urinar;
    • Escassa eliminação de urina;
    • Dor nas costas;
    • Dor na bexiga;
    • Dor na parte baixa do ventre.

    Estes são alguns dos sintomas mais recorrentes em casos de cistite. Em situações mais graves pode haver a presença de sangue na urina. Diante destes sinais um médico deve ser imediatamente consultado. É possível que a cistite seja um sintoma de algo ainda mais grave portanto não hesite em procurar por ajuda.

    O diagnóstico é simples e costuma ser feito por meio de conversas e de um exame de urina. A urocultura com antibiograma pode revelar o caráter infeccioso da enfermidade. A cistite também é capaz de ser não infecciosa por isto para que se estabeleça boas medidas de tratamento é preciso averiguar o caso com atenção.

    Tratamento cistite

    Dependendo do resultado do diagnóstico dá-se início a uma modalidade de tratamento. Cistites do tipo infeciosa são geralmente tratadas com antibióticos já em outros casos o tratamento pode ser um pouco mais complicado.

    Analgésicos miorelaxantes e anti-inflamatórios costumam ser prescritos pelo profissional. A ingestão de água é muito importante assim como se deve evitar tomar café bebidas alcóolicas e refrigerantes pois estas substâncias irritam a região a ser tratada.

    A higiene pessoal também é fundamental para o sucesso do tratamento. É indicado trocar os absorventes com frequência e manter a vagina e o ânus sempre bem limpos. Além disto mulheres nunca devem se limpar de trás para frente pois este ato leva bactérias da região anal para o trato urinário. Através destas simples medidas e do uso dos medicamentos indicados a cistite tem um fim. Seguir à risca as orientações médicas é de extrema importância.

    Deixe uma resposta