Tratamento para Sinusite

    0
    43

    O que é a sinusite?

    Esta enfermidade é uma inflamação e/ou infecção crônica que acomete as mucosas dos seios da face. Esta é uma região importante do crânio composta por cavidades ósseas. Tais cavidades ficam localizadas ao redor dos olhos do nariz e também das maças do rosto. Em todos os indivíduos existe um fluxo normal de secreção por entre estas cavidades. Este fluxo é imperceptível e fica correndo constantemente.

    Quando ocorre alguma alteração na região a drenagem desta secreção fica comprometida levando ao acúmulo da mesma e à inflamação local. Com isto a área fica também mais vulnerável à instalação de germes. A sinusite pode ser do tipo crônica ou do tipo aguda.

    A enfermidade é geralmente adquirida devido a alguma infecção viral à presença de poluentes ou ao desenvolvimento de alergias. Tais fatos tendem a levar a um impedimento da drenagem da secreção favorecendo a proliferação de germes e de fungos nas cavidades ósseas.

    Tanto homens quanto mulheres estão vulneráveis à condição. É importante ficar atento aos primeiros sinais e logo buscar por ajuda de forma a reduzir os danos. Através do histórico do paciente e de alguns exames físicos o médico é capaz de diagnosticar a condição portanto não hesite em procurar por ajuda.

    tratamento para sinusite

    Sintomas de sinusite

    A sinusite pode ser dividida em crônica e em aguda. Nos dois casos é muito comum a constante sensação de peso na face devido ao acúmulo de secreções nas cavidades ósseas.

    Na sinusite aguda é frequente os pacientes reclamarem de dor de cabeça. Secreções amareladas ou esverdeadas escorrendo pelas narinas também é uma constante nestes casos. A respiração fica bastante dificultada e a pessoa tende a sentir cansaço dores pelo corpo falta de apetite e febre. O ato de tossir está também presente.

    A sinusite do tipo crônica traz a manifestação de praticamente todos os sintomas mencionados acima no entanto a tosse é o mais destacável. A febre e as dores vêm e vão com o tempo caracterizando a cronicidade da doença. Normalmente é durante a noite e antes de se deitar que a pessoa tende a sofrer mais ainda com os sintomas.

    Tratamento de sinusite

    Após o início dos sintomas a pessoa necessita ser imediatamente encaminhada a um médico especialista. Este irá fazer testes físicos e alguns exames radiológicos assim com irá investigar o histórico do paciente.

    Após a confirmação do diagnóstico o tratamento deve começar. Este consiste basicamente no uso de medicamentos como analgésicos e antibióticos até que os sintomas diminuam em intensidade. Sinusites provocadas por infecções fúngicas serão tratadas com fármacos antifúngicos.

    Diversas medidas podem ser tomadas com o intuito de prevenir novas crises de sinusite. Pessoas que vivem em locais muito frios ou com variações climáticas constantes devem tomar ainda mais precauções. Manter uma boa permeabilidade nasal é de extrema importância para tanto é indicado fazer uso de soro fisiológico nas narinas constantemente. É indicado também evitar ambientes com ar condicionado pois estes ressecam as mucosas e ainda disseminam agentes infecciosos que podem contaminar os seios da face.

    Compartilhar
    Artigo anteriorDoenças comuns em Grávidas
    Próximo artigoDermatite de Contato

    Deixe uma resposta