Tratamentos que ajudam a recuperar a forma depois da gravidez

Apesar de ser um verdadeiro período de estado de graça, a verdade é que a gravidez tende a deixar marcas físicas no corpo da mulher, uma situação que acaba por mexer com a sua autoestima e até com o seu bem-estar em muitas situações. Depois da maternidade, existem procedimentos estéticos que podem melhorar essa situação. Siga os nossos conselhos e escolha o melhor tratamento para si:

– Combater as estrias

Somente 10% das mulheres se livram delas. Durante a gravidez, a pele da barriga tem pela frente a dura tarefa de esticar até dez vezes o seu tamanho normal para poder albergar o feto. Por isso, não é de estranhar que as fibras elásticas se rompam dando lugar ao aparecimento das inestéticas estrias. São muitos os fatores que contribuem para o aparecimento das estrias. Ao considerável estiramento a que é submetida a pele, junta-se o aumento da secreção hormonal que inibe a formação de fibroblastos, responsáveis directos pela firmeza e tensão da pele.

Como se isto ainda fosse pouco, muitos dos ingredientes presentes na derme são consumidos pelo feto, deixando a pele da mulher com baixas defesas naturais para enfrentar as mudanças. A cosmética pouco pode fazer pelas estrias já instaladas (as de cor esbranquiçada), mas se forem recentes (ainda avermelhadas) pode ajudar a atenuá-las. Um dos instrumentos ao seu alcance é o laser pulsado.

«É usado quando as estrias ainda são recentes e faz uma fotocoagulação dos tecidos, promovendo a contracção das fibras de colagénio, o que vai estreitar as estrias e eliminar a vermelhidão», explica Miguel Trincheiras, dermatologista. O preço ronda, em média, os 200 € por sessão. Para estrias já brancas, aconselha-se a carboxiterapia, que consiste na administração subcutânea de CO2, neste caso directamente na cicatriz, de forma a estimular a produção de colagénio.

– Eliminar as varizes

O inchaço das pernas e a má circulação da qual foi vítima durante a gravidez pode deixá-la com as inestéticas e incomodativas varizes. A circulação das veias das pernas dá-se em sentido contrário à gravidade e, quando as válvulas não funcionam bem, o sangue acumula-se nas veias e estas ficam mais visíveis e incham. Durante a gestação, existem vários fatores que entorpecem este percurso como um maior volume de sangue a circular pelas veias e a distensão das paredes venosas por ação hormonal.

A cosmética destinada a aliviar as pernas pesadas e favorecer a circulação de retorno, rica em agentes tonificantes e drenantes. Vasculight é um tratamento de Laser Neodimio-Yag que se baseia no princípio de fototermólise seletiva. Após as sessões, o paciente pode voltar à sua vida normal, mas deve evitar a exposição ao sol. Os resultados são visíveis dois meses depois do início do tratamento.

Outra solução é o laser endovascular. Este tratamento consiste na transmissão de energia do laser ao interior das varizes, que depois serão absorvidas pelo organismo. É praticamente indolor, não necessita de pontos já que o procedimento é feito mediante micro-incisões.

LEAVE A REPLY