Treinamento funcional: rápido e eficiente

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    Trabalho filhos trânsito estresse. A vida em uma grande cidade não é fácil. A rotina que exige cada vez mais dos indivíduos demanda hábitos saudáveis. Sem eles é mais difícil ainda dar conta das de todas as atividades diárias sem atingir um nível incômodo de estafa.

    É nesse contexto que uma prática denominada “treinamento funcional” vem ganhando cada vez mais adeptos. A atividade que propõe trabalhar os músculos de forma integrada é focada em movimentos naturais do corpo que melhoram a força a resistência o equilíbrio a capacidade cardiorrespiratória e a agilidade do praticante. O resultado é um físico mais definido e alongado ao contrário da musculação que deixa os músculos hipertrofiados.

    Saulo Batista coordenador técnico da Jungle Gym Brazil explica que o treinamento funcional era aplicado aos atletas de alto rendimento na busca pelo aperfeiçoamento de habilidades específicas mas essa realidade foi adaptada para o esportista comum. A prática por exigir pouco tempo e proporcionar resultados mais esguios é bastante procurada por mulheres.

    “Hoje aplicamos o treinamento funcional aos atletas da vida real pessoas comuns que precisam de um bom condicionamento físico para as atividades da vida diária. Porque trabalhar cuidar da casa dos filhos estudos e ainda se manter bonita tem que ser atleta e estar preparada” afirma.

    Batista no entanto alerta para que o modelo não seja confundido como extensão da musculação. “O uso de máquinas e pesos na musculação é fundamental. No treinamento funcional há uma variedade muito grande de aparelhos e exercícios somente com o peso corporal que simulam gestos esportivos da vida diária fazendo com que a atividade seja diferente e dinâmica todos os dias” explica.

    Para quem tem a vida agitada o treinamento funcional pode ser encaixado na rotina: cada treino tem duração máxima de 50 minutos e as academias costumam oferecer as aulas em horários variados.

    “Essa metodologia é uma boa opção para todas as pessoas que não têm muito tempo e precisam otimizar os resultados com flexibilidade de horário. Muitas pessoas usam por exemplo o período do almoço para treinar ou o intervalo entre o trabalho e a faculdade já que em 50 minutos conseguimos fazer um treino completo trabalhando o corpo como um todo” pontua Batista.

    Os exercícios por simularem gestos diários fortalecem regiões onde a musculatura é mais propensa a injúrias por algum esforço repetitivo. Para quem é corredor a prática pode incrementar o treinamento. “É a combinação perfeita para um bom desempenho nas corridas pois previne lesões fortalecendo os músculos e desenvolvendo as habilidades do corredor” acredita Batista.

    Raquel Macedo trocou a musculação pelo treinamento funcional e afirma que não se arrepende. “Em menos tempo eu consigo fazer o trabalho cardio de força e aeróbico em um só treinamento. Na academia precisava ficar muito mais tempo para fazer todo o trabalho”.

    A aluna afirma que o modelo trouxe benefícios ao seu corpo. “Tenho maior disposição no meu cotidiano e também para brincar com meus filhos. Perdi 5 Kg como precisava e minha musculatura está mais forte” assegura.

     

    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

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