“um sonho que passou” (黃粱一夢)Epoch Times em Lusíada

0
44

Se sentença “um sonho que passou” vem da história O Mundo dentro do que um Travesseiro (“枕中记”), do que Shen Jiji, da Casa Tang (618-907 d.C.). Na história, um pobre jovem discente chamado Lu Sheng muda sua vida depois dentre trazer um sonho durante um jantar.

Segundo o raconto, numa noite, o jovem Lu entra numa baiuca e senta-se à mesa onde já estava sentando um Sr. longevo a aspecto gentil e cabelos brancos. Lu confidencia em direção a essa homem uma vez que ele havia procurado e eivado repetidamente em passar em o examinação desde recepção para cargos públicos.

Depois do que escutar pacientemente, o cavalheiro sugeriu que ele abandonasse suas ambições mundanas e estudasse o Tao [seguisse um caminho espiritual], mas o aluno não se interessou. O jovem não tinha teoria com que o cavalheiro sentado com ele à mesa estação Lu Dongbin, um dos famosos Oito Imortais taoístas.

Enquanto os dois esperavam o estalajadeiro preparar uma simples repasto à escora a painço [grão amarelo], Lu Dongbin oferece ao jovem um travesseiro, acima de o qual ele rapidamente caiu em cima de ócio.

Em um sonho vívido, o jovem aulista finalmente consegue passar em a humanidade os exames dentre recepção para os mais altos cargos imperiais! Em o sonho, ele se torna tá trabalhador do imperador, é ditoso com riquezas e tem lindas esposas.

Numa cena dramática, o imperador não reconhece no sentido de querela injusta em oposição a Lu Sheng e poupa sua vida. Junto de sonho, conforme os anos se passam, o estudioso se torna famoso em seus talentos civis e militares e sua família desfruta essa segurança proporcionada pela renome e riqueza. No interior de sonho, Lu Sheng morre aos 81 anos devido no sentido de uma doença grave.

Depois a contemplar sua futura vida passar diante dele, o jovem Lu Sheng desperta do imobilidade com um sobressalto. Ele acorda e vê que tudo está porquê antes, que na direção de repasto a painço nem idêntico está pronta. Tudo não passou com um feliz sonho dentro a um pequeno período dentre tempo.

Lu Dongbin, sentado ao lado dele, pergunta com um sorriso: “Lu, para vida dentre uma pessoa é uma vez que um sonho, não é?”.

Com repente, o jovem percebe que dispor encontrado aquele proprietário não foi entre casualidade. Lu Sheng desiste a suas buscas terrenas e segue Lu Dongbin para aprender o Tao.

Dessa história vem essa sentença idiomática huáng liáng yī mèng, “um sonho que passou.” Literalmente, ou manifestar “um sonho durante o preparo a uma repasto desde painço”, e foi originalmente entendida uma vez que “para vida é mais do que um sonho”. Em direção a história lembra às população dentre que em direção a fugaz riqueza e o passageiro status social são uma vez que com destino a ilusão desde um sonho que rapidamente passa.

Agora, com destino a sentença é usada porquê metáfora para indicar que uma ilusão não pode ser considerada essa verdade.

Nota: Shen Jiji (através de retorno a 740-800 d.C.) foi repórter desde ficção e estudioso da casa Tang. “O Mundo dentro desde um travesseiro” foi um do que seus melhores contos curtos escritos em linguagem literária.

Deixe uma resposta