Uma estudo com relação a nazismo, socialismo e totalitarismoEpoch Times em Portuga

0
20

Minha intenção é expor dois pontos principais: (1) Mostrar que para Alemanha Nazista idade um Estado socialista, e não numulário; e (2) mostrar através de que o socialismo, percebido porquê um sistema econômico fundamentado na propriedade estatal dos riqueza do que produção, obrigatoriamente requer uma tirania totalitária.

Lá caracterização da Alemanha Nazista uma vez que um Estado socialista foi uma das grandes contribuições dentre Ludwig von Mises. Quando nos recordamos do que que essa termo “Nazi” idade uma abreviatura dentre “der Nationalsozialistische Deutsche Arbeiters Partei” — Partido Pátrio Socialista dos Recursos humanos Alemães —, em direção a caracterização com Mises pode não parecer tão notável. O que se poderia esperar do sistema econômico dentre um país comandado através de um partido com “socialista” junto de nome além do que ser socialista?

Não impedidor, além a Mises e seus leitores, praticamente ninguém pensa na Alemanha Nazista porquê um Estado socialista. É excessivo mais geral se confiar que ela representou uma forma dentre capitalismo, aquilo que comunistas e marxistas em universal têm alegado. E sustentáculo do argumento desde que com destino a Alemanha Nazista período numulário é o roupa desde que em direção a maior parte das indústrias foi aparentemente deixada em mãos privadas.

O que Mises identificou foi que no sentido de propriedade privada dos recursos desde produção existia exclusivamente nominalmente sob o regime Nazista, e que o verdadeiro teor da propriedade dos riqueza com produção residia em cima de governo teutónico. Pois período o governo teutónico e não o proprietário privado nominal qual decidia o que deveria ser produzido, em qual quantidade, sobre quais métodos, e com destino a qual seria distribuído, muito porquê quais preços seriam cobrados e quais salários seriam pagos, e quais dividendos ou outras rendas seria permitidos ao proprietário privado nominal receber.

Se posição do que se alega terem sido proprietários privados estação reduzida essencialmente à função do que pensionistas do governo, porquê Mises demonstrou. No sentido de propriedade governamental “dentre indumentária” dos patrimônio do que produção, uma vez que Mises definiu, idade uma consequência lógica dentre princípios coletivistas fundamentais adotados pelos nazistas porquê o com que o muito geral vem antes do muito privado e dentre que o quidam existe uma vez que meio para os fins do Estado. Se o quidam é um meio para os fins do Estado, logo, é simples, também o é sua propriedade. Do similar modo na qual ele pertence ao Estado, sua propriedade também pertence.

Mas o que especificamente estabeleceu o socialismo “a traje” na Alemanha Nazista foi com destino a introdução do controle dentre preços e salários em 1936. Tais controles foram impostos porquê resposta ao aumento na quantidade do que quantia na economia praticada pelo regime nazista a contar de em direção a idade da sua chegada ao mando dentro de início com 1933. O governo nazista aumentou na direção de quantidade desde verba dentro de mercado porquê meio a sustentar o vasto aumento nos gastos governamentais devido para seus programas do que infraestrutura, subsídios e rearmamento. O controle do que preços e salários foi imposto em resposta ao aumento a preços resultante desta inflação.

O efeito produzido pela combinação entre inflação e controle do que preços foi com destino a escassez, quer dizer, essa situação nas quais essa quantidade desde riqueza que as raça tentam comprar excede em direção a quantidade desocupado para essa venda.

As escassezes, através de sua vez, resultam em pandemônio econômico. Não se trata exclusivamente da situação no qual consumidores que chegam mais cedo estão em posição dentre comprar todo o estoque a economias, deixando o consumidor que chega mais tardiamente sem zero — uma situação na direção de que os governos tipicamente respondem impondo racionamentos. Escassezes resultam em pandemônio ao longo de todo o sistema econômico. Elas tornam aleatória para distribuição com suprimentos entre as regiões geográficas, com destino a alocação a um fator desde produção no meio de seus diferentes produtos, na direção de alocação dentre trabalho e capital de entre os diferentes ramos do sistema econômico.

Face à combinação do que controle do que preços e escassezes, o efeito da subtracção na oferta com um item não é, porquê seria num mercado livre, o aumento do preço e da lucratividade, operando o término da subtracção da oferta, ou para reversão da subtracção se este reunir ido longe demais. O controle a preços proíbe o aumento do preço e da lucratividade. Ao semelhante tempo, as escassezes causadas pelo controle desde preços impedem que aumentos na oferta reduzam o preço e com destino a lucratividade desde um muito. Quando há uma escassez, o efeito do que um aumento na oferta é exclusivamente essa redução da severidade desta escassez. Somente quando com destino a escassez é absolutamente eliminada é que um aumento na oferta necessita do que uma subtracção em cima de preço, trazendo consigo uma subtracção na lucratividade.

Porquê resultado, em direção a combinação do que controle com preços e escassezes torna possíveis movimentos aleatórios com oferta sem qualquer efeito dentro de preço ou na lucratividade. Nesta situação, para produção dentre recursos dos mais triviais e desimportantes, porquê bichinhos do que pelúcia, pode ser expandida à despesas da produção dos valores importantes e necessários, uma vez que medicamentos, sem efeito a respeito de o preço ou lucratividade desde nenhum dos investimento. O controle do que preços impediria que com destino a produção dentre remédios se tornasse mais lucrativa, conforme com destino a sua oferta fosse diminuindo, enquanto no sentido de escassez análogo a bichinhos dentre pelúcia impediria que sua produção se tornasse menos lucrativa conforme sua oferta fosse aumentando.

Porquê Mises demonstrou, para mourejar com os efeitos indesejados decorrentes do controle dentre preços, o governo deve suprimir o controle desde preços ou ampliar tais medidas, diretamente, o controle acima de o que é produzido, em qual quantidade, mediante quais métodos, e com destino a que é distribuído, ao qual me referi anteriormente. E combinação dentre controle desde preços com estas medidas ampliadas constituem na direção de socialização desde facto do sistema econômico. Pois significa que o governo exerce toda gente os poderes substantivos com propriedade.

Oriente foi o socialismo instituído pelos nazistas. Mises o labareda do que protótipo teuto ou nazista a socialismo, em contraste ao mais óbvio socialismo dos soviéticos, ao qual ele labareda do que protótipo russo ou bolchevista desde socialismo.

O socialismo, é simples, não acaba com o transtorno azado pela devastação do sistema a preços. Ele unicamente perpetua essa pandemônio. E se introduzido sem com destino a existência prévia do que controle com preços, Sr. efeito é inaugurar levante igual pandemônio. Isto porque o socialismo não é um sistema econômico mesmo positivo. É somente no sentido de negação do capitalismo e teu sistema dentre preços. E porquê tal, em direção a natureza importante do socialismo é na direção de mesma do obscuridade econômico resultante da ruína do sistema dentre preços entre meio do controle a preços e salários.

(Quero provar que na direção de imposição a cotas com produção dentro de estilo bolchevista a socialismo, com na direção de presença desde incentivos em o mundo inteiro os lados para estas sejam excedidas, é uma fórmula certa para na direção de escassez universal com igualdade uma vez que ocorre quando se controla preços e salários.)

Em cima de supremo, o socialismo apenas muda essa direção do bagunça. O controle do governo em relação a em direção a produção pode tornar verosímil uma maior produção dentre pequeno número de riqueza a próprio valia para si semelhante, mas faz isso à dispêndios a uma devastação a todo o resto do sistema econômico. Isto porque o governo não tem porquê saber dos efeitos em o resto do sistema econômico da sua garantia da produção dos economias aos quais atribui próprio influência.

Os requisitos para para manutenção do sistema desde controle desde preços e salários trazem à clarão no sentido de natureza totalitária do socialismo — mais obviamente, é evidente, na versão alemã ou nazista do que socialismo, mas também no interior de estilo soviético.

Podemos inaugurar com o veste desde que o autointeresse financeiro dos vendedores operando sob o controle a preços seja dentre contornar tais controles e aumentar seus preços. Compradores, antes impossibilitados do que obter os valores, estão dispostos essa — com efeito, ansiosos para — remunerar estes preços mais altos porquê meio do que prometer os valores em eles desejados. Nestas circunstâncias, o que pode impedir o aumento dos preços e o desenvolvimento do que um imenso mercado preto?

No sentido de resposta é com destino a combinação dentre penas severas com uma grande verosimilhança a ser pegado e, logo, realmente penalizado. É provável que meras multas não gerem no sentido de dissuasão necessária. Elas serão tidas simplesmente uma vez que um dispêndio suplementar. Se o governo deseja realmente fazer valer o controle com preços, é necessário que imponha penalidades comparadas àquelas dos piores crimes.

Mas essa mera existência a tais penas não é o bastante. O governo deve tornar realmente perigosa para meio a transações dentro de mercado preto. Deve fazer com que as indivíduos temam que agindo desta forma possam, com alguma maneira, ser descobertas pela rato, acabando na enxovia. Para gerar tal temor, o governo deve produzir um tropa a espiões e informantes secretos. Eg, o governo deve fazer com que o possuidor da loja e o Sr. cliente tenham pânico com que, caso venham para se engajar numa transação sobre mercado preto, qualquer outro cliente na loja vá lhe informar.

Devido à vida particular e sigilo nos quais muitas transações dentro de mercado preto ocorrem, o governo deve ainda fazer com que qualquer interveniente a tais transações tenha pavor a que no sentido de outra segmento possa ser um agente da policial tentando apanhá-lo. O governo deve fazer com que as indivíduos temam até análogo seus parceiros a longa data, amigos e parentes, pois até eles podem ser informantes.

E, finalmente, para obter condenações, o governo deve colocar com destino a decisão em relação a com destino a inocência ou culpa em casos a transações sobre mercado preto nas mãos dentre um tribunal administrativo ou seus agentes do que milícia presentes. Não pode recontar com julgamentos através de júris, devido à dificuldade do que se encontrar número suficiente desde jurados dispostos com destino a reprovar para numerosos anos dentre masmorra um varão tal qual transgressão foi vender poucos quilos com músculos ou um par dentre sapatos supra do preço supremo fixado.

Em síntese, no sentido de escacar daí o requisito exclusivamente para na direção de emprego das regulamentações a controle desde preços é para amparo com características essenciais a um Estado totalitário, nominalmente o estabelecimento desde uma categoria desde “crimes econômicos”, onde na direção de pacífica procura pelo autointeresse material é tratantada uma vez que uma ofensa criminosa grave. Para tanto é necessário o estabelecimento desde um luxo polícia totalitário, repleto do que espiões e informantes, com o conseguir a prisões arbitrárias.

Claramente, na direção de imposição e no sentido de revisão do controle do que preços requerem um governo gêmeo à Alemanha desde Hitler ou à Rússia do que Stalin, nos quais praticamente qualquer pessoa pode ser um espreitador da policial e em que uma milícia secreta existe e tem o conseguir com prender cidadãos. Se o governo não está disposto essa ir tão longe, logo, nesta medida, o controle dentre preços se prova inaplicável e simplesmente entra em colapso. Diante disso, o mercado preto assume pai proporções.

(Reparo: não estou sugerindo que o controle com preços foi com destino a justificação do reino dentre terror instituído pelos nazistas. Estes iniciaram senhor reino desde terror muito antes da decretação do controle com preços. Uma vez que resultado, o controle dentre preços foi decretado num envolvente acontecimento para com destino a sua emprego.)

As atividades do mercado preto exigem o cometimento dentre demais crimes. Sob o socialismo desde facto, em direção a produção e em direção a venda do que investimento em cima de mercado preto exige o duelo às regulamentações governamentais no interior de que como reverência à produção e à distribuição, muito porquê o repto ao controle desde preços. Citando caso análogo, o governo pretende que os economias que são vendidos sobre mercado preto sejam distribuídos do que conciliação com sô análise das etapas de um projeto, e não dentre convenção com o do mercado preto. O governo pretende, também, que os fatores do que produção usados para se produzir aqueles riqueza sejam utilizados dentre concordância com o lhe estudo com detalhe, e não com o propósito a suprir o mercado preto.

Atrás de um sistema socialista “a recta”, uma vez que o que existia na Rússia soviética, em que o ordenamento jurídico do país ocasião e explicitamente tornava o governo o proprietário dos cabedal desde produção, toda no sentido de atividade do mercado preto, infalivelmente, exige na direção de apropriação indébita ou o roubo da propriedade estatal. Tendo como exemplo, considerava-se que os staff e gerentes desde fábricas na Rússia soviética que tiravam produtos destas para vender junto de mercado preto estavam roubando material-prima fornecida pelo Estado.

Aliás, em qualquer tipo com Estado socialista — nazista ou esquerdista —, o projecto econômico do governo é secção da lei suprema do país. Temos uma boa teoria dentre quão caótico é o chamado processo desde estudo com detalhe do socialismo. O distúrbio suplementar suscitado pelo meandro, para o mercado preto, do que suprimentos a produção e outrem riqueza é um tanto que o Estado socialista toma porquê um ato desde sabotagem ao etapas para realizar um projeto econômico vernáculo. E sabotagem é uma vez que o ordenamento jurídico dos Estados socialistas se conta no sentido de isto. Em concordância com levante indumento, atividades com mercado preto são, com presença, punidas com pena desde morte.

Um traje fundamental que explica o reino do que terror generalizado encontrado sob o socialismo é o incrível dubiedade quando o Estado socialista se coloca em relação à volume desde seus cidadãos. Por meio de um lado, o Estado assume totalidade responsabilidade pelo muito-estar econômico individual. O estilo com socialismo russo ou bolchevista declara francamente este responsabilidade — este é no sentido de manadeira principal do lhe apelo popular. Também, o Estado socialista desempenha essa função com maneira desastrosa, tornando essa vida do quidam um pesadelo.

Todas as pessoas os dias a sua vida, o cidadão dentre um Estado socialista tem desde perder tempo em infindáveis filas dentre espera. Para ele, os problemas enfrentados pelos americanos com para escassez do que gasolina nos anos 1970 são normais; só que ele não enfrenta levante problema em relação à gasolina — pois ele não tem um carruagem e nem na direção de esperança do que desfrutar — mas sim em relação no sentido de itens a vestuários, verduras, frutas e até semelhante subsistência.

Pior ainda: ele é forçado no sentido de trabalhar num ocupação que não foi através de ele escolhido e que, desse modo, deve desamar. (Por causa de sob escassezes, o governo acaba ao longo de deliberar na direção de alocação do que trabalho da mesma maneira que faz com para alocação com fatores dentre produção materiais.) E ele vive numa situação do que inacreditável superlotação, com quase nenhuma saída desde privatividade. Frente à escassez habitacional, indivíduos estranhas são designadas pelo governo com destino a morarem juntas; famílias são obrigadas em direção a compartilhar apartamentos. Um sistema com passaportes e vistos internos é adotado no sentido de termo dentre limitar essa severidade da escassez habitacional em áreas mais desejáveis do país. Expondo suavemente, uma pessoa forçada para manter-se em tais condições deve ferver dentre ressentimento e hostilidade.

Inconveniente que seria lógico que os cidadãos do que um Estado socialista dirigissem Sr. ressentimento e hostilidade se não o próprio Estado socialista? Com o similar Estado socialista que proclamou sua responsabilidade pela vida deles, prometeu uma vida com bênção, e que é responsável ao longo de proporcionar-lhes uma vida dentre inferno. Do que indumentária, os staff a um Estado socialista vivem um perplexidade quando diariamente encorajam o povo para crer que o socialismo é um sistema perfeito quando maus resultados só podem ser fruto do trabalho do que população más. Se isso fosse verdade, que poderiam ser estas raça más senão os próprios líderes, que não somente tornaram essa vida um inferno, mas perverteram na direção de nascente pingo um sistema hipoteticamente perfeito?

Em isso se segue que os staff com um Estado socialista devem temer sô povo. Pela lógica das suas ações e ensinamentos, o fervilhante e borbulhante ressentimento do povo deveria jorrar e engoli-los numa orgia a vingança sangrenta. Os equipe sentem isso, ainda que não admitam claramente; e, assim sendo, no sentido de sua maior preocupação é continuamente manter fechada essa tampa da cidadania.

Como resultado, é correto, mas bastante desajustado, expor exclusivamente que “o socialismo carece desde liberdade desde prensa e frase”. Carece, é simples, destas liberdades. Se o governo é possuidor do que todas as pessoas os jornais e gráficas, se ele decide para quais propósitos com destino a prensa e o papel devem ser disponibilizados, logo obviamente zero que o governo não desejar poderá ser impresso. Se em direção a ele pertencem toda gente os salões do que assembleias e encontros, nenhum pronunciamento público ou palestra que o governo não queira não poderá ser ato. Mas o socialismo leva bastante além da mera falta do que liberdade a prelo e com sentença.

Um governo socialista aniquila globalmente estas liberdades. Transforma em direção a prensa e todo pensão público em veículos do que propaganda histérica em utilidade do que si parecido, e pratica cruéis perseguições com destino a todo aquele que ouse desviar-se uma polegada da risco do partido solene.

Essa razão para deste modo o temor que o dirigente socialista tem do povo. Para se proteger, eles devem ordenar que o ministério da propaganda e com destino a rato secreta façam do que tudo para virar oriente pânico. O primeiro deve tentar desviar continuamente na direção de atenção do povo quanto à responsabilidade do socialismo, e dos equipe socialistas, em relação à miséria do povo. O outro deve desestimular e silenciar qualquer pessoa que possa, parecido que remotamente, sugerir no sentido de responsabilidade do socialismo ou dentre seus equipe em relação à miséria do povo — quer dizer, deve desestimular qualquer um que comece essa mostrar sinais do que estar pensando sobre si parecido.

É sobre justificação do terror dos equipe, e da sua premência desesperada a encontrar bodes-expiatórios para as falhas do socialismo, que na direção de prelo desde um país socialista está continuamente enxurrada desde histórias acerca de conspirações e sabotagens estrangeiras, e acima de devassidão e malevolente direção da secção com oficiais subordinados, e até que, periodicamente, é necessário desmascarar conspirações domésticas e sacrificar oficiais superiores e facções inteiras do partido em gigantescos expurgos.

E é entre pretexto do respectivo terror, e da sua urgência desesperada dentre esmigalhar qualquer suspiro do que oposição em potencial, que os staff do socialismo não ousam permitir nem semelhante atividades puramente culturais que não estejam sob o controle do Estado. Pois se o povo se reúne para uma exemplar a arte ou um sarau literário que não seja reduzido pelo Estado, os staff devem temer em direção a disseminação desde ideais perigosas. Quaisquer princípios não-autorizadas são princípios perigosas, pois podem levar o povo para pensar através de si semelhante e, com destino a escacar daí, inaugurar no sentido de pensar com relação a com destino a natureza do socialismo e desde seus equipe. Estes devem temer na direção de reunião espontânea desde qualquer manípulo com população numa sala, e usar em direção a agente secreta e lhe esplendor com espiões, informantes, e idêntico o terror para impedir tais encontros ou desfrutar certeza dentre que Sr. teor é inteiramente inocente do pinta dentre vista do Estado.

O socialismo não pode ser sustentado ao longo de excessivo tempo, a não ser em meio do terror. Mal o terror é relaxado, ressentimento e hostilidade logicamente começam na direção de jorrar em combate a seus staff. O palco está montado, portanto, para uma revolução ou uma guerra social. Desde veste, na privação a terror, ou, mais de modo correto, do que um proporção suficiente desde terror, o socialismo seria caracterizado sobre uma intérmino série dentre revoluções e guerras civis, conforme todo novo grupo dirigente se mostrasse tão incapaz a fazer o socialismo funcionar quanto foram seus predecessores.

No sentido de inescapável peroração essa ser traçada é em direção a desde que o terror maduro nos países socialistas não foi simplesmente culpa desde homens maus, uma vez que Stalin, mas sim alguma coisa que brota da natureza do sistema socialista. Stalin vem primeiro porque sua incomum entendimento e ordenamento ao uso do terror foram as características específicas mais necessárias para um líder socialista se manter em cima de mando. Ele ascendeu ao cabeça através de um processo do que seleção proveniente socialista: em direção a seleção do pior.

Em nome de término, é necessário antecipar um verosímil defeituosamente-entendido em relação à minha tese com que o socialismo é totalitário através de natureza. Diga saudação aos países por conjectura socialistas dirigidos em socialdemocratas, uma vez que em direção a Suécia e restantes países escandinavos, que claramente não são ditaduras totalitárias.

Nisto caso, é necessário que se entenda que não sendo estes países totalitários, não são também socialistas. Os partidos que os governam podem até sustentar o socialismo porquê sua filosofia e senhor término último, mas socialismo não é o que eles implementaram porquê sô sistema econômico. Francamente, o sistema econômico vigente nesses países é com destino a economia do que mercado obstruída, porquê Mises definiu. Ainda que seja mais obstruído do que o nosso em aspectos importantes, respectivo sistema econômico é essencialmente equivalente ao nosso, nos quais essa força motriz particularidade da produção e da atividade econômica não é o governo, mas sim na direção de atividade privada motivada pela perspectiva a lucro.

Com destino a razão pela qual socialdemocratas não estabelecem o socialismo quando estão dentro de ser capaz, é que eles não estão dispostos no sentido de fazer o que seria necessário. O estabelecimento do socialismo uma vez que um sistema econômico requer um ato maciço dentre roubo — os patrimônio do que produção devem ser expropriados a seus donos e tomados pelo Estado. É virtualmente notório que tais expropriações provoquem grande resistência através de segmento dos proprietários, resistência que só pode ser derrota pelo uso dentre força bruta.

Os comunistas estavam e estão dispostos com destino a usar isto força, porquê evidenciado na União Soviética. Sô caráter é o dos ladrões armados preparados para assassinar caso isso seja necessário para dar cabo dos seus planos. O caráter dos socialdemocratas, em contraste, é mais próximo ao dos batedores dentre carteira: eles podem até falar em coisas grandiosas, mas não estão dispostos em direção a praticar no sentido de matança que seria necessária; e desistem ao menor presságio desde resistência séria.

Já os nazistas não tiveram em universal que assassinar para expropriar no sentido de propriedade dos alemães, afora os judeus. Isto porque, uma vez que vimos, eles estabeleceram o socialismo discretamente, em meio do controle com preços, que serviu para manter na direção de figura com propriedade privada. Os proprietários eram logo privados da sua propriedade sem saber e, desta maneira, sem sentir em direção a urgência do que defendê-la pela força.

Creio dispor demonstrado que o socialismo — o socialismo com verdade — é totalitário através de sua própria natureza.

George Reisman é pessoa que tem o mais alto grau acadêmico, responsável dentre Capitalism: Com destino a Treatise on-line Economics e professor-emérito dentre Economia da Pepperdine University. Lhe sítio da Internet é Capitalism.net e senhor weblog é GeorgeReismansBlog

Tradução do que Fábio M. Ostermann e Leandro Roque

Este material foi originalmente publicada pelo Instituto Ludwig von Mises Pau-brasil

Deixe uma resposta