uma prelecção moralEpoch Times em Luso

0
21

O Predomínio Tibetano (618 – 842 d.C.) tornou-se um reino emergente e poderoso quando o Rei Songtsän Gampo casou-se com no sentido de princesa Wencheng, durante na direção de Família Tang, há 1.400 anos. Suas relações com essa Mulata foram se deteriorando essa medida que o poderio crescia e se tornava mais potente.

Ainda assim, o poderio sustentou-se com exceção de suas guerras com com destino a Cabocla. Tapume com 200 anos mais inoportunamente, o rei que logo após tomou o ser capaz começou na direção de brigar o Budismo, e ocorreu uma série desde desastres naturais. Eventualmente, o Predomínio Tibetano desintegrou-se, mas o Budismo sobrevive até hoje.

Em subida do Budismo e o fortalecimento do Poderio Tibetano

O Budismo foi introduzido junto de Tibete logo posteriormente para instauração do poderio pelo Rei Songtsän Gambo. Ele construiu o santuário a Jokhang e o Palácio desde Potala. Seus sucessores apoiaram o desenvolvimento do Budismo e número reduzido de reis e príncipes que se seguiram, abandonaram seus títulos e tornaram-se monges. Com no sentido de subida do Budismo, o Poderio Tibetano a pouco e pouco se tornou mais poderoso.

Depois na direção de morte do Imperador Taizong, da Casa Tang da Mulata, o Predomínio Tibetano tornou-se tão poderoso que os chineses foram incapazes com impedir com destino a invasão tibetana. O Tibete estendeu sua cometida militar para Qinghai, Sichuan e Gansu e chegou uma vez no sentido de envolver na direção de cidade do que Chang’an, capital do que Tang. Os imperadores da poderosa Linhagem Tang, Gaozong, Suzong e Xianzong, não conseguiram ocupar o Tibete.

Leia também:

• Edificar virtude é no sentido de chave para o sucesso

• Kangxi, o imperador que governou com virtude, complacência e tolerância

• Calamidades e desastres naturais indicam no sentido de falta do que virtude do governante

Ao preço de perseguição proferida pelo Rei Langdarma

Quando o Rei Tibetano Ralpacan morreu, do que concordância com essa Novidade História a Tang, o Rei Langdarma assumiu o domínio. Ele foi descrito sobre mensageiros da Linhagem Tang porquê um alcoólico que gostava a caçar. Ele ficou espargido uma vez que um governante cruel e que não escutava os seus staff. Langdarma lançou uma perseguição ao Budismo que levou trapalhada para dentro do governo.

O Rei Langdarma forçava os monges essa caçarem e considerava isso porquê uma repúdio ao Budismo. Ele matou aqueles que se recusaram no sentido de renunciar à sua fé. Langdarma desmantelou o mundo inteiro os mosteiros e templos budistas. Ele transformou o Macumba do que Jokhang num matadouro e o mosteiro Ramoche numa redondel do que rodeio.

Para manchar no sentido de reputação do Budismo, Langdarma obrigou que os artefatos, relíquias e pinturas preciosas presentes em murais fossem substituídos em pinturas do que monges bebendo nos templos. Ele mandou botar pregos e pendurar cordas no interior de pescoço das estátuas do que Buda, para depois serem jogadas nos rios.

Desastres naturais devastaram o Predomínio Tibetano em 839 d.C.: terremotos, deslizamentos dentre terreno nas regiões montanhosas das atuais províncias dentre Gansu e Sichuan, águas refluindo dentro de Rio Tao, surtos do que peste e gente acordando ao lado dentre parentes mortos. Na atual região com Qinghai, cidadãos ouviram misteriosos rufos dentre tambores sobre meio da noite.

O Rei Langdarma morreu sobre motivos não naturais, três anos mais inoportunamente, em 842 d.C.. Posto que ele não tinha filhos, sua concubina fez do próprio sobrinho o governante, o qual foi defunto entre um ministro.

Assim, o uma vez poderoso Poderio Tibetano não foi devido pelos governantes da Família Tang (que governaram as áreas próximas da região Han do que 617 na direção de 907 d.C.), mas pereceu nas mãos do que um rei tolo. Mas, o Budismo voltou para se estabelecer firmemente no interior de Tibete.

Manancial: “Novidade História dentre Tang” – história solene da Estirpe Tang, composta a x volumes e 225 capítulos.

Deixe uma resposta