Unhas e pele dos dedos descascando

    0
    59

    O que será?

    Unhas fracas quebradiças esbranquiçadas. Em algum momento da vida as pessoas estão propicias a sofrer desse problema. Pode parecer inofensivo mas está relacionado à várias causas no organismo que podem ser sérias. Aqui nos explicamos como isso acontece e o que fazer para acabar com as unhas e pele das mãos descamadas.

    Por que descamam?

    São muitas probabilidades que podem dar origem à descamação das unhas. Pode estar relacionado à má alimentação falta de hidratação uso de produtos químicos estética de unhas exagerada e sem cuidados problemas na glândula tireoide estresse e até falta de sono.

    Quando se trata de alimentação desequilibrada pode-se melhorar o aspecto das unhas com a ingestão maior de cálcio que você encontra em iogurtes queijos leite e verduras como espinafre acelga e outras folhas verdes. Faça complementação de vitaminas A B e D e evite beber líquidos gaseificados café chá pois eles inibem a absorção do cálcio.

    Se você não toma muita água regularmente além de afetar outras funções do organismo as unhas também refletem esse problema começando a descamação. Então a dica é ingerir bastante água frutas tomate. Para evitar uma descamação ainda maior use hidratante nas unhas principalmente se ficou bastante em contato com a água lavando louça dando banho em crianças piscina lavando roupas na mão. E importante! Se você roe as unhas além de ingerir inúmeras bactérias também deixa o local com umidade constante o que agrava o problema.

    Cuidado nos salões de beleza e centros de estética para as unhas. Geralmente são prometidos tratamentos todos super funcionais mas que na verdade oferecem riscos à saúde das unhas. Então aqui vão algumas dicas:

    • Não use lixas de unhas exageradamente.
    • Dê intervalos na aplicação de unhas postiças para que as unhas possam se desenvolver.
    • Escolha esmaltes sem formol pois o uso excessivo de formol é prejudicial para as unhas e é absorvido em partes pelo organismo. Há muitas opções hoje de esmaltes antialérgicos e com menos química.
    • Prefira removedores de esmalte sem acetona. A acetona é agressiva para a pele também deixando o ressecamento na pele do entorno das unhas.
    • Dê intervalos de um ou dois dias sem usar esmalte. As unhas “agradecem”.

    Quando você for limpar a casa prefira sempre limpar com luvas de borracha ou vinílicas para evitar o contato com os produtos químicos que você utiliza. Geralmente esses produtos têm cloro álcool ácidos e muitas outras substâncias nocivas. E essas substâncias são as que causam a descamação da pele e das unhas.

    unhas e dedos descascando

    Como tratar

    Além dos cuidados básicos de não deixar a mão na água por muito tempo evitar substâncias químicas sem uso de luvas e cuidar com os tratamentos estéticos para unhas é importante também aplicar além do hidratante para mãos um fortalecedor de unhas pelo menos três vezes por semana. Quando a unha estiver descamando evite ficar tirando com os dentes ou com os outros dedos para não prejudicar a matriz da unha. Uma ótima dica também é deixar as mãos de molho por três minutos em uma mistura com água e vinagre de maçã duas vezes por semana. A hidratação também pode ser feita com um algodão embebido em azeite de oliva.

    Dicas caseiras e naturais

    Nas farmácias e casas de cosméticos existem bastante opções de fortalecedores de unhas mas às vezes uma boa mistura caseira já resolve o problema e de forma natural. Um creme fortalecedor caseiro para as unhas pode ser feito conforme receita abaixo:

    • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
    • 1 colher de sopa de mel
    • 1 pitada de sal
    • 1 gema de ovo

    Mistura tudo e aplica sobre as unhas. Deixe agir por cerca de 20 minutos e enxágue com água morna. Pode ser feito até três vezes por semana.

    Outra mistura muito eficaz é o azeite de oliva com óleo de amêndoas. Coloque em um potinho duas colheres de sopa de cada um e deixe as unhas por 10 minutos antes de se deitar.

    Se você quiser “turbinar” o fortalecedor comprado na farmácia também pode misturar a ele um dente de alho amassado 5 gotas de suco de limão e 5 gotas de iodo branco. Misture bem deixe descansar por dois dias e aí aplique por duas semanas seguidas nas unhas sem esmaltes.

    Compartilhar
    Artigo anteriorBenefícios do Quiabo para saúde
    Próximo artigoDoença Periodontal

    Deixe uma resposta