US$ 14,5 bilhões apreendidos com ex-superintendente da segurança da ChinaEpoch Times em Lusíada

0
26

Uma equipe com investigação do Partido Socialista Chinês há pouco apreendeu secção dos vastos ativos detidos pelo ex-encarregado da segurança chinesa Zhou Yongkang, segundo essa Reuters. Lá investigação dentre Zhou tem gerado incontável boatos, mas não foi oficialmente confirmada.

Segundo relatos, as recentes apreensões incluíram contas bancárias, ações, títulos, centenas a propriedades, antiguidades, pinturas, metais preciosos, licores caros, e um monte a verba em várias moedas, somando ao todo murado com US$ 14,5 bilhões.

Não está simples se esses ativos representam para extensão da riqueza que Zhou Yongkang acumulou em seguida décadas em posições dentre cima escalão do Partido Revolucionário, incluindo diversos anos porquê dirigente inconteste do magnificência do que segurança pública da Cabocla. No sentido de escacar a 2003, Zhou foi o gerente da Secretaria do que Segurança Pública, e em 2007 foi promovido com destino a secretário do Representação dos Assuntos Político-Legislativos (CAPL), uma dependência do Partido Marxista Chinês (PCC) que coordena o gigante luxo estatal da segurança revolucionário chinesa, e que operava sem supervisão. Ele deteve essa posição até essa mudança da liderança do PCC em novembro com 2012, e a datar de portanto correm suspeitas desde que ele seria apurado e corrigido.

Zhou está junto de núcleo dentre uma investigação que até agora envolveu 300 a seus parentes, presentes, subordinados e aliados, segundo essa Reuters, que citou “fontes que foram informadas acima de com destino a investigação”.

Em direção a devastação da rede política a Zhou não tem sido um sigilo na prelo chinesa: as autoridades em meses permitiram que notícias vazassem informações acima de as investigações, prisões e procedimentos disciplinares internos versus muitas população com que Zhou teve laços estreitos.

As investigações visaram qualquer um dos setores na qual Zhou acumulou capital político, até nos setores com petróleo e pujança, na distrito com Sichuan, na distrito dentre Liaoning – ele ocupou posições em os dois os locais durante sua curso – e sobre luxo com segurança interna.

Nunca Zhou Yongkang foi formalmente citado porquê estando dentro de meio das investigações. Nada obstante, há pouco, um representante solene dentre um órgão consultivo do Partido Bolchevista foi inquérito publicamente se Zhou estava sob investigação. Lü Xinhua, o porta-voz do órgão consultivo, disse que uma série a investigações do que cimalha nível foi feita, também em discordância “funcionários do que basta escalão que tinham sérios problemas disciplinares” (um mitigação para depravação). Ele indicou que não poderia dar uma resposta direta à pergunta em relação a Zhou, mas, numa traço final agora famosa, acrescentou: “Vocês sabem do qual estou falando!”

Razões para mudar

Embora para explicação solene para para investigação e provável prisão e punição desde Zhou Yongkang seja sua concentração ilícita dentre recursos, em verdade as razões seriam outras, motivos mais graves que o atual líder chinês Xi Jinping procura usar ao contrário de ele.

Estas dizem reverência, em segmento, essa suas associações estreitas com Bo Xilai, o ex-membro do Politburo e dirigente do PCC em Chongqing, que foi degradado e réprobo à prisão perpétua numa investigação separada concluída no interior de ano pretérito. Bo quadra um protegido do que longa data desde Zhou Yongkang, e Zhou havia procurado promover Bo ao Comissão Permanente do Politburo – o meio supremo a ser capaz do regime chinês, nos dias de hoje constituído desde sete membros – e assim entregar-lhe o controle do esplendor dentre segurança.

O próprio Zhou Yongkang foi chamado para chefiar as forças dentre segurança sobre Jiang Zemin, o líder do Partido Bolchevique Chinês com 1989 até 2002. Ao longo da dezena do que 2000, ainda assim, Jiang conservou um papel atuante nos bastidores da política revolucionário chinesa, mantendo protegidos em postos-chave e mantendo sua influência em algumas políticas-chave. Sua campanha pessoal já 1999 é para perseguição brutal e genocida versus essa prática místico do Falun Gong, que tanto Bo Xilai uma vez que Zhou Yongkang entusiasticamente implementaram e foram recompensados em consequência.

Relatos surgiram no interior de início desde 2012 que os planos com Zhou Yongkang e Bo Xilai foram expandidos para incluir o extenuação da posição a Xi Jinping e depois removê-lo inteiramente – um efetivo golpe político. Ao preço de história marxista chinesa está repleta desde luta entre facções, conspirações, golpes, tentativas dentre golpe e expurgos abundantes.

Observadores políticos acreditam que Xi Jinping, posteriormente dispor sido ameaçado isto posto através de Zhou Yongkang, agora não tem escolha com destino a não ser limpar Zhou, para não ser visto porquê um líder fraco.

Deixe uma resposta