Vacina contra Gripe

    0
    76

    O que é a gripe?

    A gripe é uma enfermidade muito conhecida. Ela acomete homens e mulheres de todas as idades atingindo as vias respiratórias. Quando o organismo é atacado pelo vírus influenza a enfermidade tem início sendo que a transmissão normalmente ocorre através da inalação de partículas infectadas no ar.

    É comum haver confusão entre gripe e resfriado no entanto ambas são enfermidades distintas já que os resfriados são provocados por rinovírus ou por coronavírus. A gripe é mais frequente durante o inverno ou em épocas frias podendo também se manifestar em surtos ao longo de um ano.

    Diferentes tipos do vírus influenza podem levar à gripe. O H1N1 foi o que provocou a epidemia da gripe suína no ano de 2009 enquanto que o H5N1 foi o que provocou a gripe aviária por exemplo. Na grande maioria das vezes é o vírus influenza A ou B que ataca e já que frequentemente ocorre em épocas frias recebe o nome de gripe sazonal.

    Para ficar longe da gripe é importante manter bons hábitos de higiene e alimentares de forma a deixa o organismo forte e protegido. Atualmente existem vacinas contra a gripe e todas as pessoas com idade superior aos 6 meses e que queiram ser vacinadas podem se submeter a ela.

    Como funciona a vacina

    A vacina contra a gripe possui ação imunitária e dura por volta de 12 meses. Ela é um comprovado método para evitar o surgimento da doença e de suas complicações. A vacina é composta segundo a Organização Mundial da Saúde ou OMS por 3 tipos diferentes de vírus influenza. A composição é anualmente alterada com a finalidade de obter sempre melhores resultados.vacina contra gripe

    A vacina atua no sentido de ensinar o corpo a lutar contra um ataque rápido da doença e pode ser aplicada em todas as pessoas que desejam se proteger da mesma desde que tenham mais de 6 meses de idade. Indivíduos em situação considerada de risco devem fazer uso desta alternativa para manter o corpo protegido. Pessoas com mais de 60 anos fumantes gestantes a partir do 3º mês pessoas com problemas pulmonares ou cardíacos portadores do vírus do HIV diabéticos e profissionais da saúde por exemplo devem procurar por esta ajuda.

    Complicações da gripe

    Certas pessoas ficam enquadradas em um grupo de risco pois quando infectadas com o vírus da gripe podem acabar vulneráveis a uma série de complicações. Por este motivo os indivíduos nas situações mencionadas acima devem procurar receber a vacina.

    A gripe não é considerada uma doença grave no entanto dependendo das condições do organismo da pessoa e da força do vírus ela pode facilmente levar à morte. Dentre os sintomas da gripe podemos destacar febre a alta dores no corpo dores na cabeça tosse perda do apetite e dores de garganta por exemplo.

    Diante destes sinais não deixe de procurar por ajuda. A enfermidade evolui geralmente de forma benigna entretanto pode haver complicações como pneumonia bacteriana secundária ou primária que levam ao óbito quando não tratadas.

    Compartilhar
    Artigo anteriorMiopatia Nemalínica
    Próximo artigoMixedema

    Deixe uma resposta