Veias aparentes nos seios

    0
    330

    As veias

    É da fusão dos capilares que surgem as veias grandes responsáveis por levar o sangue pobre em oxigênio até o coração através do fluxo sanguíneo. As veias pulmonares levam o sangue rico em oxigênio dos pulmões para o coração no entanto ao contrário das outras as pulmonares fluem para átrio esquerdo do órgão de forma a impulsionar o sangue para o resto do corpo.

    As veias somente possuem formato cilíndrico quando estão repletas de sangue. A capacidade de expansão e de contração permite às veias armazenar mais ou menos sangue disponibilizando-o sempre que for necessário. Pode-se dizer portanto que as veias funcionam basicamente como um reservatório sendo que quando há grande perda de sangue ocorre uma vaso-constrição de forma a compensar o ocorrido.

    Outra característica da anatomia das veias são as válvulas venosas que atuam em uma única direção com o intuito de evitar o contra fluxo do sangue. Estas válvulas são formadas por músculo e colágeno sendo essencial para a manutenção do fluxo e para a regulação da pressão sanguínea assim como para evitar o acúmulo de sangue em certas regiões.

    Por fim vale a pena destacar que as paredes das veias são formadas por três camadas: a túnica íntima a túnica média e a túnica adventícia. Cada uma possui uma função e características específicas sendo que por sofrerem pressão menor do que a pressão que acomete as artérias as veias são veia nos seios mulhercompostas por paredes mais delgadas.

    A coloração das veias

    Geralmente podemos observar as veias passando em alguns lugares do corpo especialmente nos locais mais branquinhos em que não bate muito sol e nos lugares com a pele mais fina. Quando vemos as veias por debaixo da pele elas possuem coloração esverdeada no entanto sem este filtro que é a pele a cor fica um pouco diferente.

    Na luz ambiente e sem filtros vemos as veias da cor do sangue ou seja vermelhas. Isto porque a grande maioria das cores é absorvida pela hemoglobina exceto o vermelho resultando na coloração característica. A presença de mais ou menos sangue pode mudar a coloração assim como o tamanho das veias.

    Veias aparentes nos seios

    Quando as veias ficam muito aparentes geralmente é um sinal de gravidez. No entanto neste caso as veias saltadas vêm acompanhadas de outros sintomas característicos tais como náuseas tonturas fome atraso menstrual e vontade frequente de urinar por exemplo.

    A palidez provocada por uma anemia ou falta de sol também pode deixar as veias um tanto quanto mais aparentes do que o usual sendo que algumas vezes é simplesmente um detalhe da anatomia da pessoa.

    De qualquer forma sempre que notar alguma coloração diferenciada nas veias acúmulo de sangue em alguma região ou veias saltadas procure por um médico para fazer uma avaliação da situação. Apesar de normalmente não ser nada sério toda precaução é importante nestas horas.

    Mudanças nos seios

    Geralmente a gravidez é a maior responsável por transformações nos seios das mulheres. Mesmo antes da confirmação da gravidez os seios ficam diferentes sendo que a sensibilidade aumenta e muito provocando até mesmo dor.

    Perto da oitava semana de gravidez os seios tendem a aumentar até porque a mulher está neste período com bastante gordura na pele. Apesar de desconfortável estas transformações nos seios são fundamentais para a amamentação que está por vir.

    Portanto seios inchados pesados com veias aparentes sensíveis e doloridos são comuns durante a gestação. Além disto bolinhas podem ficar protuberantes assim como pode haver irritação embaixo dos seios devido ao calor. Não há motivo para preocupação consulte seu obstetra normalmente e aprenda a lidar com a situação.

    O que fazer?

    Atualmente existem alguns cremes e cosméticos bastante eficientes no sentido de esconder veias aparentes. Apesar das mudanças nos seios serem normais durante a gravidez algumas mulheres podem se sentir desconfortáveis portanto conversar com o médico ginecologista/obstetra pode ajudar a encontrar uma solução para o problema.

    Mulheres que possuem as veias aparentes devem também considerar uma leve exposição solar na parte da manhã ou no fim da tarde. O sol entre às 10 horas e às 16 horas deve ser evitado a todo custo sendo que mesmo com roupas e proteção deve-se fazer uso de protetor solar até em dias nublados. Tomar um sol pela manhã faz muito bem para a saúde e pode ajudar a esconder as veias aparentes. De qualquer forma não se esqueça de fazer uso de protetor solar assim como de algum chapéu ou boné.

    Veias aparentes nos seios também pode ser o resultado de uma má alimentação ou ainda de uma incorreta absorção de nutrientes. Por isso vale a pena consultar um médico para verificar o que pode estar acontecendo. Além do que foi dito muitas pessoas simplesmente possuem a pele mais clarinha e as veias dos seios podem ficar mais aparentes do que em outras pessoas.

    NO COMMENTS

    LEAVE A REPLY