Vitaminas durante a gravidez

0
65
 A nutrição gestacional

Durante a gravidez é importante tomar muito cuidado com o que se come. O futuro bebê em desenvolvimento na barriga necessita de diferentes nutrientes para nascer saudável e forte sendo que a mãe deve garantir isto através da alimentação.

Para que não falte nada é fundamental um acompanhamento médico. A grande maioria das vitaminas necessárias ao bebê pode ser transmitida através da alimentação da mãe. Suplementos vitamínicos podem ser receitados entretanto geralmente apenas o ácido fólico é de difícil obtenção pela alimentação.

Nenhuma grávida deve tomar suplementos vitamínicos sem orientação médica. A nutrição gestacional é muito importante para o correto desenvolvimento da estrutura física e cerebral do feto portanto é algo que merece extrema atenção.

O que não pode faltar?

Todas as vitaminas são fundamentais para o desenvolvimento e para o crescimento do feto sendo que nenhuma delas pode ficar de fora da alimentação da mãe. No entanto algumas são mais importantes em determinado trimestre e outras em outro por isso que o acompanhamento médico é essencial.

Além das vitaminas fundamentais para determinados trimestres existem alguns nutrientes que não podem ficar de fora da alimentação em momento algum. São eles os carboidratos o fósforo as proteínas a vitamina D os lipídeos a vitamina B3 a vitamina B6 a vitamina B1 e a vitamina A.

Os nutrientes essenciais

Conforme mencionamos alguns nutrientes não podem ficar de fora da alimentação em nenhum momento da gestação. Os carboidratos estão nesta lista e podem ser encontrados em massas e pães por exemplo. O fósforo outro item indispensável está presente em carnes magras e em laticínios. As proteínas que também são nutrientes essenciais podem ser encontradas em carnes no feijão e no leite. Já os lipídeos ou gorduras também essenciais podem ser encontrados na carne no leite no azeite e no abacate.

A vitamina B3 é também essencial em todos os momentos da gestação. Ela pode ser encontrada em verduras e em legumes de uma forma geral. A vitamina B6 também essencial pode ser encontrada no frango no milho no leite e nos seus derivados. Já a vitamina B1 está presente em ovos e em legumes. E por fim a vitamina A outra essencial está presente no leite na gema dos ovos e nos vegetais de cor amarela.

Primeiro trimestre

Durante o primeiro trimestre da gestação é muito importante que a mulher ingira bastante vitamina B9 ou ácido fólico. Este é o nutriente responsável por evitar defeitos na formação do tubo neural uma estrutura que dá origem à medula espinhal e ao cérebro.

Muitos ginecologistas recomendam até mesmo que a mulher comece a tomar vitamina B9 ou ácido fólico três meses antes de tentar engravidar continuando a ingestão do suplemento durante o primeiro trimestre. O suplemento de ácido fólico é o mais comumente receitado visto a importância da vitamina para o desenvolvimento do feto e a dificuldade de ser obtida via alimentação.

Segundo trimestre

Durante o segundo trimestre da gestação é fundamental que a mulher consuma bastante vitamina C magnésio vitamina B6 e ferro. A vitamina C é importante pois atua na formação do colágeno que compõe os vasos sanguíneos a pele a cartilagem e os ossos. Além disto a vitamina C aumenta a capacidade absorção do ferro e fortifica o sistema imunológico do futuro bebê.

O magnésio é um nutriente também importante já que ajuda no crescimento dos tecidos do corpo. A vitamina B6 é fundamental para o ganho de peso do feto assim como o crescimento do mesmo. Além disto é também importante a ingestão de ferro durante o segundo trimestre da gestação pois ele é fundamental para a formação da hemoglobina uma proteína responsável pelo transporte do oxigênio.

Terceiro trimestre

Durante o terceiro trimestre da gestação é muito importante que a mulher passe a consumir bastante cálcio. Isto porque este nutriente é essencial para a formação óssea do futuro bebê. Além disto o cálcio ajuda no processo de coagulação sanguínea na manutenção dos batimentos cardíacos da pressão sanguínea e no controle das contrações musculares.

Tanto durante o primeiro trimestre como o segundo e o terceiro os itens essenciais ao feto devem ser mantidos são eles: os carboidratos o fósforo as proteínas os lipídeos a vitamina D a vitamina B3 a vitamina B6 a vitamina B1 e a vitamina A. Cada um destes itens essenciais possui determinada função.

Por exemplo a vitamina A é fundamental para o desenvolvimento cerebral e para a formação dos dentes. A vitamina B1 para o metabolismo energético do feto e da mãe. Já a vitamina B6 é muito importante para o ganho de peso e para o crescimento do feto. A vitamina D é fundamental para a fixação do cálcio nos ossos. Antes de tomar qualquer medida durante a gestação não deixe de conversar com um profissional. E lembre-se: nunca tome suplemento vitamínico sem a indicação de um médico.

Compartilhar
Artigo anteriorBenefícios da Vitamina C
Próximo artigoRINOPLASTIA

Deixe uma resposta