Você sabe o que é acrilamida?

Todo mundo sabe que para trazer uma boa saúde deve-se diminuir o sal, o açúcar e as gorduras. Mas e essa acrilamida? Você sabia que precisa diminuir o consumo desta substância? Este informação não está em nenhum rótulo do que maná, mas essa acrilamida, excessivo provavelmente, faz secção desde sua dieta pagamento e, do que concordância com copiosos estudos, é para responsável pelo desenvolvimento do que pequeno número de tipos a cancro, infertilidade, degeneração cognitiva, e restantes males.

Essa acrilamida é uma substância que foi invenção pela primeira vez em 2002, acidentalmente, durante estudos suecos. Na dieta, ela é formada quando nos alimentamos com plantas ricos em carboidratos e pobres em proteínas, que são fritos, assados ou grelhados em altas temperaturas, supra com 120 graus celsius. Os provisões que mais geram acrilamida são batatas fritas e batatas chips (provisões com em direção a maior concentração da substância), moca e produtos à suporte a cereais, porquê bolos, biscoitos, pães e torradas. O processo acontece na reação a Maillard, evento que promove o tom caramelizado dos provisões ao serem expostos com destino a altas temperaturas.

Levando-se em conta que o número do que doenças fatais tem aumentado no sentido de qualquer dez, é fundamental desfrutar consciência das causas. Ao preço de Organização Universal a Saúde (OMS), informou que o número desde casos do que cancro irá aumentar em 70% nas próximas duas décadas. Do meio de os antepassados fatores contribuintes para o desenvolvimento a cancro estão em direção a baixa ingestão a frutas e plantas, que, amiúde são substituídos ao longo de provisões manadeira da cancerígena acrilamida porquê batatas fritas, moca e biscoitos.

Acrilamida na chuva

Desde concórdia com um item da OMS, no sentido de maior segmento da acrilamida produzida é utilizada porquê um intermediário químico na produção a floculantes para em direção a clarificação do que chuva potável. Os floculantes do que poliacrilamida são com destino a natividade mais importante do que contaminação da chuva potável. Desde concordância com essa ANVISA, o Sapão regulamenta os níveis do que acrilamida na chuva através da Portaria MS nº. 518, desde 25 desde março com 2004, que fixa o limite desde 0,5 µg/L para presença a acrilamida na chuva potável, o parecido recomendado pela Organização Global desde Saúde.

Acrilamida e doenças

Um estudo realizado com mulheres, publicado em 2007, comprovou riscos aumentados a desenvolvimento com cancro endometrial e cancro dentre oogônio, devido à elevação da ingestão dentre acrilamida na dieta. Outra pesquisa, realizada também em 2007, realizada com homens e mulheres, concluiu que existe associação positiva entre no sentido de ingestão desde acrilamida na dieta e cancro dentre rins.

Outro estudo, publicado em 2012, verificou que para acrilamida é um neurotóxico cumulativo em humanos e animais, que gera diretamente um efeito inibitivo na função pré-sináptica, revelando também que os processos a terminais nervosos e neurotransmissão foram prejudicados através da exposição à substância.

Leia também:

• Entrevista: Laurita Casagrande fala da trato da falacrose pela Alimento Viva

• Australiano se livra desde cirurgia cardíaca mudando dieta

• Flúor pode afetar na direção de pineal e gerar Alzheimer

Junto de livro Hamilton and Hardy’s Toxicology, a Raymond D. Harbison, Marie M. Bourgeois, Giffe T. Johnson, os autores explicam que gente sob exposição ocupacional história à acrilamida (que é também utilizada na indústria na fabricação desde vários produtos) desenvolvem, primariamente, o sintoma da neurotoxicidade. Aliás, também foi citado que animais que se alimentaram com acrilamida apresentaram problemas com fertilidade, exibindo alterações nos testículos.

Caso desde saúde pública

O veste da acrilamida possuir sido identificada na dieta humana desencadeou grandes preocupações na saúde pública, embora o impacto relativos aos teores com acrilamida encontrados nos mantimentos fosse incerto.

Em seguida com destino a invenção da substância, essa JECFA – Joint FAO/WHO Expert Committee on-line Food Additives and Contaminants (Junta uno da Organização Global a Saúde e da FAO – Organização das Nações Unidas para Sustento e Lavra) realizou uma pesquisa cuja desenlace foi que uma série com estudos adicionais seriam necessários com destino a término a julgar com destino a toxicidade e o impacto da acrilamida na saúde humana, devido à ingestão desde mantimentos. Logo, eles disseram não ser verosímil exprimir recomendações seguras desde consumo em relação à quantidade desde provisões que contenham essa substância, como essa quantidade dentre acrilamida pode variar dramaticamente nos mesmos víveres , dependendo desde muitos fatores, incluindo para temperatura e o tempo utilizado dentro de preparo do iguaria. Porém, foram enfáticos ao dizerem que é necessário continuar com esforços para diminuir com destino a concentração do que acrilamida nos víveres.

Evitando com destino a acrilamida

Nos dias que correm existe vasta literatura em cima de o efeito devastador desta substância. E embora não hajam quantidades oficiais essa se evitar, é prudente que se tenha consciência acerca de onde se encontram as progênie concentrações da acrilamida na dieta para, assim, tentar minimizar seus impactos na saúde humana.

Uma estratégia saudável é consumir mais víveres crus, porquê frutas e verduras, e diminuir com destino a ingestão a frituras, grelhados e assados. Procure preparar os provisões através do vapor ou do decocção, utilizando temperos naturais, tais porquê ervas aromáticas, em direção a término dentre guiar mais sabor às refeições.

LEAVE A REPLY