Você sabia? | Gengibre emagrece

0
80
O gengibre

Originário da Ásia o gengibre é uma planta herbácea da família das Zingiberáceas. Também conhecido como Mangarataia seu caule subterrâneo é muito utilizado tanto na medicina quanto no culinária.

Foi por meio das Cruzadas que o gengibre chegou na Europa. Em Portugal há registros do uso da planta desde a época do rei D. João III. Acredita-se que o gengibre chegou no Brasil por meio dos holandeses em meados do século XVII. Hoje em dia a planta é muito cultivada no estado do Espírito Santo Santa Catarina São Paulo e Paraná.

O consumo do gengibre traz uma série de benefícios ao corpo humano. Ele é uma das mais antigas e mais populares plantas na área da medicina. Suas propriedades terapêuticas se encontram especialmente no óleo dele extraído. Já na culinária o gengibre pode ser usado no preparo de pratos doces e salgados.

Principais nutrientes do gengibre

É uma substância chamada de gingerol a mais famosa do gengibre. O gingerol possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes sendo muito eficiente na proteção do organismo de fungos e de bactérias. É também o gingerol que dá ao gengibre o sabor picante característico.

O óleo do gengibre é constituído de uma série de componentes medicinais como o cafeno o felandreno o zingerona e o zingibereno por exemplo. O gengibre é também rico em substâncias termogênicas que aumentam a temperatura do corpo e aceleram o metabolismo promovendo a quebra de gorduras corporais. Já a raiz do gengibre é rica em vitamina B6 potássio cobre e magnésio.

Benefícios do consumo do gengibre

Como se trata de uma especiaria pequenas quantidades de gengibre já fazem grandes diferenças para a saúde. Ele é muito eficiente no tratamento de disfunções estomacais como por exemplo enjoos náuseas e gases. Além disto ele auxilia na digestão de alimentos especialmente os gordurosos.

A raiz do gengibre pode ser usada no tratamento de cólicas e de mau hálito. Pelas suas propriedades anti-inflamatórias o gengibre é ótimo no combate à artrite e dores musculares assim como no tratamento da tosse e da bronquite. A planta também é muito utilizada no preparo de xaropes por causa de suas propriedades antibióticas.

O óleo extraído do gengibre é muito usado no tratamento de queimaduras. Além disto o gengibre estimula o paladar e o olfato ideal para quem tem problemas de apetite. O chá de gengibre também faz muito bem para a saúde favorecendo a hidratação e auxiliando na eliminação de toxinas.

Gengibre emagrece?

Sim o gengibre é um grande aliado na luta contra a balança. Isto porque ele possui substâncias termogênicas que aumentam a temperatura do corpo e aceleram o metabolismo. Para tentar manter tudo dentro do normal o corpo necessita de energia. Para ter energia ele quebra as moléculas de gordura. Por isso que o gengibre pode sim ajudar a emagrecer.

Estima-se que o gengibre possa aumentar até mais de 10% o gasto calórico. Apesar destas propriedades somente o consumo do gengibre em si não leva à perda de peso significativa. Para tanto é preciso adquirir hábitos de vida saudáveis e manter uma alimentação equilibrada.

Como consumir o gengibre

O gengibre pode ser consumido tanto cru como em conserva. Ele também pode ser encontrado em óleo ou como chá. A infusão de pedacinhos de gengibre na água quente por exemplo é ótima para o combate a gripes e resfriados. Além disto ele ajuda a eliminar as toxinas e promove maior queima de gordura. O chá de gengibre pode ser preparado com as raízes com a casca ou com talos. Basta deixar de molho por meia hora e depois jogar água quente e deixar agir por mais meia hora.

O gengibre também pode ser usado no preparo de pratos doces ou salgados. Nestes casos ele pode ser usado na forma desidratada cristalizada ou em conserva por exemplo. No entanto tenha atenção para o uso certo de cada tipo pois os sabores podem ser bem distintos e influenciar na receita.

Outra forma de consumir o gengibre é em sucos. O suco de gengibre tem ação anti-inflamatória e favorece o bom funcionamento do intestino. Bater pedacinhos de gengibre no liquidificador com água gelada abacaxi hortelã e raspas de limão por exemplo fica uma delícia. Mastigar pedacinhos de gengibre também é um hábito que faz muito bem para a saúde assim como chupar balinhas de gengibre. Elas podem ser encontradas em farmácias e supermercados e são ótimas para dor de garganta rouquidão e inflamação.

Estudos indicam que o ideal é consumir em média de 2 a 4 gramas de gengibre por dia. Assim como tudo na vida no consumo do gengibre também é preciso parcimônia. Uma colher de café em pó de gengibre por dia é o suficiente o que equivale também a uma fatia média de sua raiz. Experimente incluir o gengibre nas mais variadas receitas. Como deu para ver ele é muito bom para a saúde.

Deixe uma resposta