Yan Ying, um primeiro-ministro perspicaz

0
26

Yan Ying, um primeiro-ministro perspicaz (Blue Hsiao/The Epoch Times)

Yan Ying foi um primeiro-ministro famoso sobre sua gume e serviu consecutivamente com destino a três duques do Estado com Qi durante o Período da Primavera e Derrocada na antiga Mulata.

Uma vez, o duque dentre Qi estava particularmente impressionado com um obsequioso ministro que ostentava com destino a simetria na golpe. Nessa ocasião, Yan Ying argumentou, “Levante ministro é servilmente submisso na direção de você, independente do perceptível ou do falso. Isso não é ‘simetria’, mas ‘duplicidade’. Bajulação demais só pode enchê-lo dentre arrogância. Uma vez que isso beneficiaria nosso Estado? Ouvi-lo é porquê no sentido de avultar chuva à chuva, sem qualquer sabor, ou tocar com um único tom inúmeros instrumentos musicais, definitivamente sem qualquer palato.” Pensando melhor, o duque desde Qi disse, “Não é desde apreciar que Yan Ying tenha em direção a reputação desde ser corajoso e leal ao Estado. Tenho sorte com fruir um ministro tão leal.”

Malgrado sua estatura física diminuta, Yan Ying tempo um tribuno com renome com réplicas rápidas. Quando Yan Ying visitava o Estado a Chu uma vez que mensageiro a Qi, o duque com Chu planejou humilhá-lo, fechando-lhe o buraco principal da cidade, mas solicitando que ele rastejasse em um pequeno buraco na paredão da cidade. Yang Ying brincou, “Pode o duque com Chu confirmar que estou visitando um Estado do que cães? Se for assim eu rastejarei em respectivo Estado entre oriente buraco desde cão.” Ouvindo isso, o duque dentre Chu teve com ordenar que os guardas abrissem o orifício principal para recebê-lo.

“Um liliputiano porquê emissário para nós, será que o Estado dentre Qi está deficiente a raça? Para falar com qualquer um em nosso Estado, você terá com olhar para cima”, ridicularizou o duque do que Chu quando encontrou Yan Ying na namoro.

“Qi está pleno do que gente talentosas e não estou nem perto deles, mas temos uma regra que o menos talentoso tem que visitar os Estados menos decentes. Portanto, cá estou eu”, respondeu Yan Ying.

Posteriormente, o duque dentre Chu tentou múltiplos truques para humilhar Yang Ying, mas a humanidade fracassaram, e no sentido de reputação espirituosa dentre Yan Ying se espalhou ainda mais.

Além desde sô Estado, Yan Ying foi leal em direção a respectivo enlace ao longo de toda em direção a vida. Numa ocasião, o duque com Qi queria matrimoniar sua filha com Yan Ying quando ele serviu porquê sô primeiro-ministro, assim, ele visitou em direção a vivenda do que Yan Ying. Durante o jantar, o duque disse, “Sua esposa agora está velha e feia, o que você acha desde eu lhe mandar minha filha porquê esposa para indultar sua lar?” Respeitosamente, Yan Ying respondeu, “Vário obrigado ao longo de sua proposta, nada obstante, minha mulher fase jovem e formosa quando me casei com ela. Prometemos cuidar um do outro, receio que não possa abandoná-la na vetustez, ou por outra, eu também estou velho e mal-parecido.” Desta forma, ele recusou com destino a proposta do duque.

Yan Ying não fase tão somente um varão inteligente, mas também um ministro virtuoso e leal. Ele amiúde aconselhava os governantes do Estado desde Qi com metáforas para prometer que bons conselhos beneficiassem o Estado. O Estado com Qi foi profundamente reconhecido e considerado ao longo de demais duques devido na direção de seus serviços.

Para saber outras figuras históricas da antiga Mulata, clique cá.

Epoch Times publica em 35 países em 21 idiomas.

Siga-nos sobre Facebook: https://web.facebook.com/EpochTimesPT

Siga-nos em o Twitter: @EpochTimesPT

Deixe uma resposta