Zumbis na vida real • Epoch Times em Lusíada

0
22

Em 1980, quase 20 anos depois com desfrutar sido enterrado ao longo de sua família junto de cemitério com sua povoado, Clairvius Narcisse solicitou um fiscalização em cima de enfermaria a Deschapelle, em cima de Haiti.

Sua família sabia que Sr. túmulo havia sido violado pouco depois dentre sua morte, mas eles não sabiam que um Bokor (mágico vodu) lugar tinha escamoteado lhe corpo e desfigurado-o em um zumbi.

O etnobotânico formado em Harvard, Dr. Wade Davis, explicou o caso em uma entrevista à emissora vernáculo do Canadá, CBC, em 1986.

Uma combinação desde drogas podem ser usadas para transformar alguém em zumbi. Se tetrodotoxina, uma neurotoxina 160 milénio vezes mais potente que na direção de cocaína, é esfregada na pele, em uma ferida. Isto substância deixa em direção a pessoa em estado dentre coma, que ocasionalmente é assustado com com destino a morte. Quando um Bokor transforma alguém em zumbi, isto substância é utilizada, seguido do que um alucinógeno, Datura Stramonium, vulgarmente conhecida uma vez que zabumba.

Narcisse foi primeiro envenenado pela tetrodotoxina pelo Bokor. Os médicos disseram que ele estava cadáver, mas sua mente ainda estava ativa. O Bokor portanto usou para grama alucinógena e manteve Narcisse em anos em um estado servil, trabalhando em uma plantação, sem controle com relação a suas próprias faculdades. Quando o Bokor morreu, Narcisse se afastou e acabou chegando dentre vinda à sua cidade natal, com uma historia horroroso para recontar.

Em 1980, os cientistas Dr. Lamarque Douyon e o Dr. Nathan Klein declararam o caso a Narcisse uma vez que o primeiro caso legalizado dentre zumbi-ismo. Pequeno número de anos mais inoportunamente, Davis foi enviado ao Haiti para investigar as substâncias da vegetal utilizada para produzir zumbis.

Ele disse que não estava sujeito na direção de crer: “Eu nunca teria pensado que zumbis poderiam subsistir”. Entretanto, ao estudar tetrodotoxina e com destino a cultura haitiana, Davis passou para confiar.

Autor crença educativo em zumbis é normal, segundo ele. Nascente também é um ponto sensível; as crenças vodu haitianas, e em pessoal essa crença em zumbis, foi dita uma vez que sendo irregularmente compreendida, contribuindo para um equívoco da sociedade haitiana. Zumbis são uma pequena crença em o vodu, e não fazem segmento das suas práticas principais.

Davis explicou que o efeito das drogas é, em segmento, um efeito placebo, dependente da crença em zumbis.

Em o Japão, as seres muitas vezes eram envenenadas com tetrodotoxina pela ingestão com baiacu. Chefs especializados devem preparar cuidadosamente o peixe para não liberar em direção a toxina que ele contém. Nada obstante, o intoxicação, raramente trágico, ocorre anualmente.

“As vitimas do peixe em o Japão não se tornam zumbis, elas se tornam vítimas desde veneno”, disse Davis. “Em o Haiti, ainda assim, um zumbi é um conjunto a crenças”.

Sob o efeito com alucinógenos, o pensamento e crença a uma pessoa pode fruir um efeito principalmente possante em sua percepção. Pequeno número de haitianos acreditam em zumbis, e assim, quando estão nessa situação, mormente sob o efeito dentre drogas alucinógenas, eles podem se tornar zumbis.

Davis disse que casos a zumbis são diferente raros, mas é uma forma a persuasão em uma comunidade. Ele disse que é uma sanção social ao contrário de aqueles que transgridem as normas ou leis da comunidade. Porquê pena capital, segundo ele, o noção com que alguém pode ser diferente em um zumbi ao longo de quebrar as menorreia é um dissuasor eficiente, semelhante que muitas vezes não seja utilizado.

Muitas pessoas cientistas têm excluído para pesquisa a Davis, mas o analista com arte africana da Universidade a Yale, Robert Farris Thompson, o defendeu. Um cláusula da Universidade do que Michigan, batizado “Haiti e na direção de verdade a respeito de zumbis”, refere-se para introdução dentre Thompson ao livro do que Davis “Passagem da Negrume”: “Eu nunca teria sido guiado na direção certa, ensinado em direção a apreender o fenômeno dentre zumbi uma vez que uma séria sanção social com grande valia, se eu não tivesse entrado em contato com no sentido de pesquisa destilada no livro a Wade Davis”.

Deixe uma resposta