A que horas treinar?

0
48

Muitas vezes nos perguntamos: “A que horas temos que treinar para obter o máximo de benefícios?”

Primeiro, devemos falar brevemente sobre a cronobiologia que mostrou que todas as funções humanas (produção de hormônios , mudanças de temperatura, humor, etc.) têm um padrão rítmico. 

Esses ritmos tomam nomes diferentes, mas aqueles que mais nos interessam em esportes são os CIRCADIANI OR DAILY que têm uma duração média de 24 horas. 

Vamos analisar quais são os ritmos circadianos dos hormônios mais importantes que influenciam o treinamento:

A GH tem três picos significativos, durante o dia:

os dois maiores ocorrem na primeira e quarta horas após o adormecimento. 
O terceiro, menos influente, se desenvolve no início da manhã.

A testosterona tem dois picos:

uma das 06.00 às 07.00. 
O segundo em torno das 17h30

O cortisol apresenta seu pico mais alto entre 07.00 e 08 horas da manhã.

Então, para a pergunta “Que horas nós temos que treinar para obter o máximo de benefícios?” Podemos responder: 

Se você quiser perder peso, uma sessão aeróbica matinal usará o pico de GH e os níveis mais altos de cortisol, pois é mostrado que os dois hormônios mencionados acima têm um efeito lipolítico (perda de peso). 
horas de tremAlém disso, estudos mostraram que, se a atividade aeróbica é feita com o estômago vazio, o pico de GH será ainda mais potente devido à hipoglicemia que irá elevá-lo. De fato, supõe-se que a última refeição foi feita na noite anterior, então o jejum noturno reduzirá drasticamente os estoques de glicogênio (a forma sob a qual os humanos armazenam carboidratos), então a energia perdida durante a atividade aeróbica será diretamente à custa da gordura . 

Se em vez disso você precisar aumentar o volume muscular, o treino deve ser feito no início da tarde, pois será apoiado pelo pico de testosterona (hormônio responsável pelo crescimento muscular). 

Além disso, no final da tarde, podemos explorar o pico da adrenalina (um hormônio que aumenta a energia e energia durante o treinamento). 

É óbvio que um treino nestes momentos dará o máximo de benefícios, mas se você não pode respeitá-los, não se preocupe. Melhor treinar fora de horas do que fazer certo.

Do Dr. Davide Marciano